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Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.
Aceitar ou oferecer trabalho remunerado praticado com valores em desacordo com os valores mínimos estabelecidos pelo piso salarial e carga horária da categoria é prática que contraria o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.
A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, não é uma obrigação e sim uma responsabilidade social destas organizações.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.
O jornalista deve se posicionar contrariamente ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.
Na produção de uma matéria, o jornalista deve ater-se à apuração dos fatos, desconsiderando tendências ou comportamentos públicos conhecidos de quem quer que seja.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar uma matéria jornalística, a qual possa ter interface com interesses comerciais da empresa, velados ou transparentes, o jornalista deve procurar conceder caráter imparcial a fim de não permitir que o público perceba qualquer interesse do veículo de comunicação na mensagem transmitida.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Levando em consideração o Código de Ética do jornalismo, qual é a melhor forma de se evitar erros na divulgação de informações?
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O segundo capítulo do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, trata da conduta profissional que o jornalista deve ter. Conforme o código, considera-se que é dever do jornalista:
I. defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, negros e minorias.
II. respeitar as entidades representativas e democráticas da categoria.
III. denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros afirma que A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções. No entanto, acrescenta, que esta disposição não pode ser usada como argumento, motivo ou desculpa para que o jornalista
não faça a matéria para a qual foi pautado pelo veículo.
seja descontado em seu salário pelo não cumprimento da pauta.
deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.
seja dispensado por não atender os interesses da empresa.
sofra advertência verbal ou escrita em função de sua recusa.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
As responsabilidades éticas do profissional de Comunicação Social deve enfatizar os seguintes padrões de comportamento:
I. Colaboração com os cursos de formação em Comunicação Social, notadamente ao aconselhamento e orientação aos futuros profissionais.
II. Desvio para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, de clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
III. Prestação de informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que o cliente possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.
IV. Sugestão ao cliente de serviços de outros colegas sempre que se impuser a necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não puderam ser continuados por quem os assumiu inicialmente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II, III e IV.
I, III e IV.
I e III.
III e IV.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que em seu Capítulo I trata do direito à informação, assinale a opção correta.
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