Questões de Língua Francesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Francesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

De acordo com o texto de Barcelos,

  • A.

    a crença está ligada à experiência de vida e não ao contexto socioeconômico no qual vivemos.

  • B.

    o professor tende a manter as crenças que adquiriu na sua prática mais do que aquelas adquiridas como aluno de língua estrangeira.

  • C.

    o professor deve agir com cautela ao sugerir mudanças nas crenças de alunos pois elas mostram forte relação com a identidade e as emoções.

  • D.

    a mudança significa sempre fazer algo novo ou diferente, de forma a ter um processo contínuo de mudanças e desenvolvimento.

  • E.

    a reflexão sobre a ação é importante para que a mudança efetiva da prática ocorra rapidamente.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 51 e 52.

A expressão quelle que pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

  • A.

    n’importe quelle.

  • B.

    toute pareille.

  • C.

    quelque.

  • D.

    de même.

  • E.

    pourvu que.

Em seu livro L’approche par compétence dans l’enseignement des langues (Paris: Didier, 2008), Jean- Claude Beacco considera a tradução um dos procedimentos disponíveis para permitir o acesso à língua e afirma que:

La traduction vers la langue des apprenants, effectuée par l’enseignant ou sollicitée auprès des apprenants euxmêmes, c’est sans doute le plus rapide de ces moyens, ce qui ne signifie pas qu’il est le plus efficace; en tout état de cause, elle est impraticable dans les groupes d’apprenants de langues premières différentes.

De acordo com o trecho acima, a tradução

  • A.

    é a maneira mais rápida e eficaz de acesso a uma língua.

  • B.

    pode ser praticada com todos os grupos de alunos.

  • C.

    é requisitada pelos alunos para a compreensão de um texto.

  • D.

    não é eficaz como forma de acesso a uma língua.

  • E.

    é impraticável entre alunos de línguas diferentes.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 53 e 54.

A melhor tradução para trecho sublinhado no texto acima (une séance d'information, des ateliers) é

  • A.

    uma sessão de informação, ateliers.

  • B.

    qualquer sessão de informação, dois ateliers.

  • C.

    uma sessão de informação, os ateliers.

  • D.

    sessões de informação, ateliers.

  • E.

    sessões de informação, alguns ateliers.

Leia o trecho:

A expressão le cas écheant, sublinhada no texto acima, pode ser substituída, sem alteração do sentido, por

  • A.

    apesar disso.

  • B.

    em último caso.

  • C.

    eventualmente.

  • D.

    daqui para frente.

  • E.

    raramente.

Leia o trecho:

O pronome sublinhado no texto acima (y) refere-se a

  • A.

    enseignement.

  • B.

    degrés divers.

  • C.

    traitement didactique.

  • D.

    compétence de communication.

  • E.

    l’approche par compétences.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 41 e 42.

A expressão prend en charge, sublinhada no texto acima, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

  • A.

    s’occupe de.

  • B.

    dirige.

  • C.

    élabore.

  • D.

    assure.

  • E.

    propose.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 41 e 42.

O pronome demonstrativo celui-ci, sublinhado no texto acima, refere-se a

  • A.

    Cadre européen commun de référence.

  • B.

    niveau des réalisations attendues.

  • C.

    concept de genre de discours.

  • D.

    modèle de composantes.

  • E.

    enseignement par stratégies.

Leia o trecho:

Os termos grifados no texto acima referem-se, respectivamente, a

  • A.

    apprenants − à la maîtrise.

  • B.

    apprenants − texte.

  • C.

    divers types de texte − texte.

  • D.

    aider à comprendre − apprenants.

  • E.

    apprenants − apprenants.

De acordo com o texto,

  • A.

    a leitura linear, as páginas explicativas sobre o texto e o autor são exemplos que revelam a complexidade do trabalho com a leitura.

  • B.

    a percepção das palavras, das frases, da arquitetura do texto e a intenção de leitura são algumas das estratégias usadas na construção de sentido de um texto.

  • C.

    a leitura global procura transferir para a língua materna as estratégias de leitura usadas na língua estrangeira.

  • D.

    a leitura global é o resultado de pesquisas iniciadas para o trabalho com a escrita, portanto deixando de lado os conhecimentos prévios do leitor.

  • E.

    os conhecimentos prévios e a visão de mundo do leitor sempre estiveram presentes no estudo sobre a leitura de textos literários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...