Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na linha 15, o emprego de sinal indicativo de crase em "à compreensão" justifica-se pela regência de "conduzir", que exige preposição, e pela presença de artigo definido feminino singular.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008

Metonímia é uma construção textual em que ocorre uma substituição de um termo que representa a parte por um outro termo que representa o todo; essa figura aparece no texto em:
Como as grandes forças naturais, a exemplo de quedas de asteróides e erupções vulcânicas cataclísmicas, o homem se transformou numa força capaz de alterar a vida na Terra;
De acordo com o relatório da Sociedade Zoológica de Londres, o planeta não via nada assim, desde a grande onda de extinção há 65 milhões de anos...;
...que varreu 95% das formas de vida e pôs fim à era dos dinossauros;
Acredita-se que ela tenha sido provocada pela queda de um asteróide;
Extermínio sem precedentes.
"Como na Bahia, os portugueses também haviam mantido ali..." Substituindo a flexão da forma composta do verbo manter, para a forma simples do mesmo tempo verbal, obtém-se:
Como na Bahia, os portugueses também manteriam ali...
Como na Bahia, os portugueses também mantinham ali...
Como na Bahia, os portugueses também manterão ali...
Como na Bahia, os portugueses também mantiveram ali...
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Em relação às estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, julgue os itens de 100 a 105.
Os versos 2 e 3 possuem estrutura morfossintática idêntica, qual seja: oração absoluta formada de verbo + sujeito.
No conjunto abaixo, um dos elementos foge ao campo semântico dos demais. Qual é ele?
Interatividade
Conectividade
Continuidade
Articulação
Intercâmbio

Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
A impessoalidade exigida pelos documentos oficiais requer que a primeira pessoa do plural em "Informamos" seja trocada pela forma indeterminada correspondente: Informa-se.

I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
No período que constitui a assertiva V, as duas ocorrências do pronome relativo "que" exercem funções sintáticas distintas.
Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.
Nos enunciados "seu poder deriva não da relevância do que ensinam" e "O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades", os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, a

A partir das idéias e da estrutura desse texto, julgue os itens de 1 a 20.
O sinal de dois-pontos utilizado na linha 3 justifica-se por introduzir uma explicação da expressão antecedente.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.
Haveria erro de concordância nominal caso se substituísse a expressão "nas áreas civil e criminal" (l.7) por na área civil e na criminal
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...