Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens
subseqüentes.
A redação de ofícios, memorandos e requerimentos deve ser feita de forma concisa, evitando-se a construção de frases extensas e a redundância de conteúdo e de elementos lingüísticos.
Atenção: As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Atenção: Considere a mesma frase transcrita abaixo, para responder às questões de números 18 e 19.
... isto me parece importante ... (último parágrafo)
O pronome grifado substitui corretamente, considerandose o contexto:
que o homem continue nadando bem.
que um telhado esconderá o nadador.
se o cronista admira o nadador solitário.
se um homem nada sozinho na praia deserta.
que o observador perderá de vista o homem.

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
A retirada da preposição "sobre" (l.6) preserva a correçãogramatical, bem como a coerência da argumentação do texto, por manter o sentido do verbo.

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 2, a forma verbal há, nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A partir desse conjunto de informações, julgue os itens quanto ao sentido e quanto ao emprego da norma-padrão da língua portuguesa.
As palavras "últimas", "técnicas", "cérebro", "dinâmica" e "hipótese" são acentuadas porque são proparoxítonas.Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases.
I. A Câmara dos Deputados cassou o _____________ de dois parlamentares.
II. A primeira ______________ de cinema será às 20 h.
III. O secretário não ____________ o requerimento solicitado.
mandato sessão deferiu
mandado seção deferiu
mandado cessão diferiu
mandato secção diferiu
mandado seção defiriu

Ainda em relação às estruturas lingüísticas desse texto, julgue os itens que se seguem.
A conjunção coordenativa, na introdução dos trechos "E que: para cada dia, e cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa" (l.10-11) e "E procurar encontrar aquele caminho certo, eu quis, forcejei" (l.22-23), expressa uma relação semântica contextual de oposição.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008


Considere os termos grifados nos períodos abaixo.
Com a vigência do acordo recente entre países de língua portuguesa, pode haver mudanças na ortografia, embora não seja esta a única revolução por que a língua está passando. Observa-se subversões à norma culta diariamente, nos bate-papos pela internet.
O único que está INCORRETO, segundo os padrões da norma culta, é:
vigência
pode haver
por que
Observa-se
à
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir apresentam trechos adaptados de dispositivos do Regimento Interno de uma universidade. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Compete ao Grupo Técnico planejar o processo de reestruturação da Universidade e definir o cronograma de atividades a serem desenvolvidas nas diversas etapas do trabalho.
O texto a seguir, extraído da revista Superinteressante de dezembro de 2007, é referência para as questões 07 e 08.
Cada família brasileira usa, em média, 66 sacolas plásticas de supermercado por mês. Será que não é saco demais? Governos pelo mundo acham que sim, e vêm adotando medidas para reduzir o uso das embalagens de polietileno. O problema desse material é ser fino demais para ser reciclado. O melhor é aproveitá-lo como saco de lixo doméstico, mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente – onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor. Entupindo as bocas-de-lobo, o saco pode causar enchentes, e quando chega ao oceano, é culpado pela morte de animais como baleias e tartarugas. Se o saco plástico é tão nocivo, por que o usamos? À medida que o homem ficou preocupado com a higiene, materiais descartáveis viraram obsessão da sociedade. E por custar pouco (até 80% menos que o papel pardo), o material ganhou a preferência dos comerciantes. Como a consciência ecológica é um fenômeno recente, só agora as leis restritivas começam a ganhar força. Isso não significa que o plástico vá sumir da sua vida. Afinal, ninguém vai querer misturar peixe com goiabada na sacola de compras de pano, uma das alternativas ecologicamente corretas.Na frase "(...) mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente – onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor", a expressão "estima-se" pode ser substituída, sem perda do sentido que apresenta no texto, por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...