Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, acerca do texto apresentado acima.
A expressão "efluentes" (L.5) está sendo empregada com o sentido de resíduo, rejeito.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 25.
No primeiro período do texto, a partícula "a" ocorre tanto como preposição quanto como artigo: a primeira ocorrência é uma preposição exigida pelo emprego do verbo "levou"; a segunda ocorrência é um artigo que determina "formalização".

O pronome que substitui corretamente o segmento grifado, respeitando também as exigências de colocação, está em:
não haveria limites para a atividade humana = não haveria-os.
detonando a questão das mudanças do clima = as detonando.
as principais produtoras criaram um sistema conjunto = criaram-no.
para aumentar a eficiência de hardwares e softwares = aumentá-los.
e promover a reciclagem = lhe promover.
Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de polícia tenha encaminhado ao secretário de segurança um expediente do qual se tenha extraído o seguinte trecho.
Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.
Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.
O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais."Certa manhã, um homem andava por uma praça com seu filho e resolveu ______________ algumas lições de vida. Encostando-se numa árvore, olhou para o filho e _____________ o que ele estava ouvindo. Depois de fixar a atenção no ambiente, o menino _____________: 'Escuto o barulho do vento batendo nas folhas das árvores e o canto dos pássaros'".
Assinale a alternativa que apresenta os termos que, respectivamente, completam de modo correto as lacunas acima.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no
texto acima.
A relação que a oração iniciada por "e as respostas" (l.7) mantém com a anterior mostra que a função da conjunção "e" corresponde à função de por isso.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Julgue os itens seguintes, relativos ao exemplo de expediente apresentado acima.
O trecho "saia em tempo hábil, conforme prevê a legislação, até o dia 20 de dezembro" (
Atenção: As questões de números 10 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... que vivem em áreas urbanas ... (1º parágrafo)
O mesmo tipo de regência que caracteriza o verbo grifado acima está na oração:
... ultrapassará o de moradores do campo.
... todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades ...
... porque elas atraem diferentes tipos de moradores ...
... e dependem de normas comuns de comportamento.
... a criar os filhos sob um controle extenuante.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
Estaria gramaticalmente correta a substituição de "cerca de" (L.7) por acerca de.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.
No último parágrafo do texto, o termo "governos", assim como a expressão "de empresas", complementa "compromisso ético" e, por isso, poderia vir precedido pela preposição de.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...