Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 12 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.


Caso as geleiras do Himalaia continuem a encolher no ritmo atual ... (início do 3º parágrafo)
A conjunção grifada na frase acima imprime ao contexto noção de
condição.
conclusão.
finalidade.
temporalidade.
proporcionalidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Em relação aos sentidos e aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os próximos itens.
A correção gramatical e a coerência argumentativa do texto serão mantidas caso se insira o termo serem imediatamente antes de "ainda" (l.17).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes quanto à correção gramatical.
Os efeitos da crise financeira são transmitidos pela contração do crédito e pelas perdas patrimoniais, intensas nos EUA, conforme análises de empresas de consultoria sérias e honestas.

Analise as afirmativas sobre a formação das palavras do texto.
I. A palavra autocontrole é composta por justaposição.
II. Idêntico processo de formação de palavras está presente em afastamento e pagamento .
III. Em ressonantes e reprodução , o prefixo significa negação .
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas a I.
Apenas a II.
Apenas a III.
Apenas a I e a II.
I, II e III.
Em "não se consegue" (l.20-21), o "se" indica voz reflexiva.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.
A expressão desenvolvimento inclusivo (l.13) equivale a desenvolvimento interno.

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A palavra "sofisma" (l.15) está sendo empregada com o sentido de verdade absoluta.
Foi com o objetivo de obter um acordo de paz entre palestinos e israelenses que George W. Bush fez uma visita oficial de oito dias a diversos países da região do conflito e patrocinou a reabertura das negociações. _________, menos de 24 horas após o fim da visita americana, a crise recrudesceu, e guerrilheiros atacaram agentes israelenses que investigavam uma casa em Gaza de onde teriam sido lançados mísseis contra Israel.
O termo "recrudesceu" pode ser substituído, no texto, por:
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Quanto aos sentidos e aos aspectos estruturais e lingüísticos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Considerando-se os sentidos do texto, o termo "concertamento" (l.6) poderia ser substituído por acordo.

Supondo que o texto acima seja a versão preliminar de parte de um relatório de avaliação do desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que tenha sido encaminhado para revisão, julgue os itens de 91 a 102, no que se refere à adequação da linguagem a documentos oficiais.
Em "no relatório" (l.41), o emprego da preposição em está de acordo com a prescrição gramatical, que estabelece para o uso formal da linguagem uma única regência para o termo incorporado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...