Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência às idéias do texto acima e às estruturas lingüísticas nele empregadas, julgue os itens de 16 a 20.

Imediatamente após "para a" (L.3), subentende-se o termo elíptico condição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os trechos A, B, C e D apresentados, julgue os próximos itens, que dizem respeito à redação de correspondência oficial.

As normas de correspondência oficial permitem que a data seja localizada à margem superior direita da página, como exemplificado no trecho C, ou na linha anterior à expressão de fechamento do documento, como exemplificado no trecho D.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo presente o sistema alfabético da língua portuguesa, é correto afirmar que:

  • A. a palavra “usuários” (linha 7) pode ser articulada como ditongo, “u-su-á-rios”, ou como hiato, “u-su-á-ri-os”.
  • B. a leitura e a escrita da palavra “exames” (linha 5) constituem processos de igual complexidade, não havendo diferenças no nível de dificuldade de ambos.
  • C. nas palavras “necessários” (linha 12) e “ganha” (linha 14), há encontros consonantais nos segmentos destacados e disso decorre a dificuldade por ocasião da escrita.
  • D. modernamente, a palavra “mal” (linha 2) pode ser escrita com a letra “u” ou com a letra “l”, sem implicar mudanças de sentido, porque, hoje, os usuários da língua não articulam o “l” em final de palavra.
  • E. a palavra “minuciosa” (linha 11) atualmente pode ser escrita “minunciosa” já que os falantes inserem fonema nasal quando articulam essa palavra.

Em qual das frases a seguir a pontuação está inteiramente correta?

  • A.

    Preciso agradecer, o apoio, de vocês.

  • B.

    Algum deles, conseguirá escapar?

  • C.

    Os sapos, contentes, pulavam à volta do tanque.

  • D.

    Quanto mais chegava, ao fundo; mais medo tinha.

  • E.

    Na beirada do poço, a platéia, gritava!

TEXTO 04

Baseando-se nesta fábula (Texto 04), responda as questões de 09 a 15.

Em "Um pouco depois, vendo que o toco...", a vírgula foi empregada para

  • A.

    separar termos que exercem a mesma função sintática.

  • B. isolar o adjunto adverbial.
  • C. isolar o aposto.
  • D. isolar o vocativo.
  • E. isolar expressões explicativas.

Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir.

Os economistas colocam cada vez mais ênfase em três aspectos: o primeiro é o capital humano: o segundo fator importante, a tecnologia, o terceiro, a política governamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes com relação à grafia das palavras e à pontuação das frases.

O aluno constatou que o biguá era bobo, e a professora ratificou, afirmando que o animal era útil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual das palavras está escrita incorretamente?

  • A. Hoje.
  • B. Horas.
  • C. Hotel.
  • D. Húmido.

Julgue os itens que se seguem, com relação aos sentidos e a aspectos gramaticais do seguinte fragmento do texto apresentado: "Talvez o próprio país já não seja mais tão moleque, tão travesso, o que, sinceramente, não sei se é bom ou ruim."

No segmento "já não seja mais", verifica-se redundância no emprego concomitante dos advérbios "já" e "mais", o que permitiria a supressão de qualquer um deles, sem prejuízo para a correção gramatical do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto às estruturas lingüísticas do texto.

A correção gramatical do texto seria mantida se a palavra "antenas" (l.12) fosse escrita no singular.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...