Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe o trecho abaixo, extraído do terceiro parágrafo, para responder às questões 29 e 30:
"Se o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso".
A frase que altera a idéia básica do segundo período do terceiro parágrafo é:Já que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso;
Uma vez que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso;
Como o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso;
Embora o problema residisse na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.
"Nesse caso a solidão é quase sempre uma boa aliada."; uma forma de redigir-se inadequadamente essa mesma frase do texto é:
A solidão é, nesse caso, quase sempre uma boa aliada;
A solidão, nesse caso, é quase sempre uma boa aliada;
É quase sempre uma boa aliada, nesse caso, a solidão;
Quase sempre, nesse caso, a solidão é uma boa aliada;
Uma boa aliada, nesse caso, é quase sempre a solidão.
Considere o seguinte conjunto de informações:
Como as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, o que é uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores têm procurado direcionar o alvo do ataque, desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas.
As drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, onde são uma desvantagem para o paciente, por isso os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas, afim de direcionar o alvo do ataque.
Tendo em vista que as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, que são uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas para direcionar o alvo do ataque, em que atacam as características específicas das células cancerosas.
Embora as drogas que combatem o câncer destruam igualmente células doentes e sadias, são uma desvantagem para o paciente, e os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das mesmas, para direcionar o alvo do ataque.
Para direcionar o alvo do ataque, que as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, sendo uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa que reescreve, com correção gramatical, as frases: Faz quase dois séculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não foram resolvidos os enguiços entre diplomas e carreiras.
Faz quase dois séculos que se fundou escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveu os enguiços entre diplomas e carreiras.
Faz quase dois séculos que se fundava escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveram os enguiços entre diplomas e carreiras.
Faz quase dois séculos que se fundaria escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveu os enguiços entre diplomas e carreiras.
Faz quase dois séculos que se fundara escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolvera os enguiços entre diplomas e carreiras.
Faz quase dois séculos que se fundaram escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveram os enguiços entre diplomas e carreiras.

A vinculação entre o substantivo "tralha" (l. 24) e seu aposto "pilhas de mochilas, equipamentos de mergulho e fotográfico, cordas, bolsas impermeáveis e caixas (...)" mostra que, entre o termo genérico e a enumeração, há:
contigüidade paronímica;
desproporção semântica;
marcas subjetivas;
coesão lexical;
elipse mórfica.
Característica que não é marca específica da correspondência oficial é:
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego de "tanto" (L.2) está articulado ao emprego de "quanto" (L.3) e ambos conferem ao período o efeito de sentido de comparação.
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.



A concordância está inteiramente correta na frase:
A cultura globalizada, aparentemente, esmagam as distintas culturas locais, porém é importante constatar reações no sentido de preservação das individualidades.
No mundo globalizado, expõe-se todas as informações culturais, de modo que as sociedades vai incorrer numa padronização de hábitos e de tradições.
A pluralização das experiências humanas são poderoso instrumento de construção das sociedades nacionais, embora se identifique tendências à padronização de costumes.
O que se observa atualmente é o fato de que todos querem ser diferentes e, portanto, passam também a respeitar mais as diferenças encontradas em toda sociedade.
Alguns valores que já se encontra disseminado em todo o mundo tende a aumentar cada vez mais sua influência, determinando o comportamento das pessoas.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Aquele casal, o marido me honra com suas confidências."
No enunciado destacado há uma certa figura de linguagem — em função de a expressão "Aquele casal" não participar da estrutura sintática, ou ainda, não possuir função sintática. Qual das alternativas abaixo apresenta essa mesma figura de linguagem?
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.


Considerando-se ortografia, acentuação gráfica e sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
Na agricultura orgânica, os fertilizantes de laboratório cedem lugar a adubos naturais, tais como esterco e restos de vegetação.
A agricultura orgânica passou a ser vista como algo menos nossivo a natureza, o que condiz com a atual conciência ecológica.
Ao invez de pesticidas sintéticos no combate à pragas da lavoura, surgiu a noção de se utilizarem predadores vivos, como vespas e joaninhas.
Graças as descobertas biológicas ressentes, é possível controlar as pragas com insétos que impedem sua disseminação nas plantações.
Resíduos tóxicos em alimentos produzidos pelo método convensional podem provocar, desde um simples mau-estar, até graves doenças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...