Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência a que pertence. Julgue-os quanto à classificação proposta.
Aos sete dias do mês de janeiro de dois mil e sete, às quinze horas, no salão de reuniões da Superintendência da Polícia Federal em Vitória, foi aberta a primeira reunião anual do Conselho de Justiça. (ata)

Com base no texto Inteligência artificial, julgue os itens a seguir.
Após a expressão da escritora britânica (l.8), poderia ser empregada uma vírgula, conforme faculta a norma gramatical.
Identifique a alternativa que completa corretamente a frase quanto à regência verbal. "Sr. Vicente aspira __________ cargo de advogado. Para tanto, ele assiste ________ todas as audiências. Ele visa _______________ promoção imediata.
o / a / à
ao / - / à
o / - / a
ao / a / à
o / a / a
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Levando em conta a concordância verbal, assinale a alternativa que contém a frase correta.
O pessoal estiveram aqui.
Sem a educação,não podem haver cidadãos conscientes.
Os Estados Unidos não só desenvolveram a indústria como também incentivaram a agricultura.
Já não se faz planos tão bons como antigamente.
Não faz parte da amostra os quadros mais valiosos.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Considere as seguintes frases:
I. É muito restritivo o aspecto da "razoabilidade" dos sonhos, de que o autor do texto analisa no segundo parágrafo.
II. Talvez um dos "dragões" a que se deva dar combate em nossos dias seja o império dos interesses materiais.
III. Os sonhos em cuja perseguição efetivamente nos lançamos podem transformar-se em conquistas objetivas.
Está correto o emprego do elemento sublinhado APENAS em
I.
II.
III.
II e III.
I e III.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
"Assim que nascemos, choramos por nos vermos nesse imenso palco de loucos" (Shakespeare). A figura de linguagem presente nesse pensamento é a:
antítese;
sinestesia;
pleonasmo;
metáfora;
catacrese.
Língua Portuguesa - Substantivo - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Assinale a alternativa em que o aumentativo do substantivo está incorreto:
As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.
O jornal New York Times começou a publicar, para cada soldado morto, capturado ou desaparecido no Iraque, um retrato e um resumo de sua jornada. Essas pequenas galerias de rostos evocavam, na memória, uma outra galeria, bem maior, que ocupou as páginas do mesmo jornal durante meses depois do atentado de 11 de setembro de 2001: os retratos e os obituários de todas as vítimas do ataque. Um ano mais tarde, na cerimônia do aniversário do atentado, em Nova York, não houve discursos de fundo, mas diversos oradores alternaram-se no palco para ler em voz alta, um a um, os nomes das 2.801 vítimas.
A cultura americana, mais do que qualquer outra, vive e pensa a coletividade como um conjunto de indivíduos.
Para um europeu ou um sul-americano, comemorar, explicar e mesmo narrar um acontecimento é, no mínimo, problemático se não se explorar sua dimensão propriamente social: o encontro ou a luta de idéias, classes, nações, grupos, grandes interesses econômicos etc.
(Contardo Calligaris,
Terra de ninguém)É preciso corrigir a redação da seguinte frase:
Europeus e sul-americanos não explicam os fatos sociais do mesmo modo que os norte-americanos.
Há divergências segundo as quais os norte-americanos são incomparáveis com outros povos quanto à compreensão da sociedade.
As diferenças entre os povos decorrem, em grande parte, da compreensão que tem cada um do que seja, efetivamente, uma coletividade.
O autor do texto sugere que o individualismo está na base da concepção que os norte-americanos têm do que seja uma coletividade.
A valorização máxima de cada indivíduo estampouse, sob a forma de nomes e rostos, nas páginas memoráveis do New York Times.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto transcrito abaixo.
Considerando sempre o contexto, está correta a seguinte correspondência de significados:
processo singular de emancipação (linha 10) = distinto decurso de alforria.
comerciantes ingleses e franceses, artistas italianos e naturalistas austríacos vinham junto com os baús (linhas 16 e 17) = distintos estratos do operariado europeu chegavam com os pertences dos portugueses.
um acidente fortuito (linha 8) = um providencial incidente.
um momento angular (linha 9) = uma basilar conjuntura.
distanciar-se [...] de seu antigo estatuto colonial (linhas 20 e 21) = desacatar a precedente regulamentação para colônias.



Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que diálogo (L.86).
idéias (L.4)
possível (L.11)
Fórum (L.44)
lógica (L.9)
saúde (L.54)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...