Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

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O locutor pode indicar diferentes pontos de vista em uma asserção, atribuindo sua responsabilidade a outro enunciador. Para isso, pode utilizar-se da negação, de marcadores de pressuposição, do emprego de verbos que indiquem mudança ou permanência de estado, de certos operadores argumentativos, do futuro do pretérito com valor de metáfora temporal.

Essa definição de KOCH, BENTES e CAVALCANTE (2008) corresponde ao conceito de

  • A. polifonia.
  • B. intertextualidade temática.
  • C. intertextualidade tipológica.
  • D. intertextualidade explícita.
  • E. intertextualidade implícita.

Nesse texto, observa-se que os responsáveis pelo ato de vandalismo são renomeados: “William Shakespeare e seus atores”; “Shakespeare e os homens de sua companhia”; “Shakespeare, seus atores e amigos”; “o dramaturgo e seus cúmplices”.

Entende-se que, nesse caso, a progressão textual (KOCK, 1994) se dá por recorrência de

  • A. nominalizações.
  • B. paráfrases.
  • C. hiperônimos.
  • D. marcadores de situação.
  • E. marcadores conversacionais.

“Nesse instante, por exemplo, o fotógrafo da natureza, no sozinho da sua alma, poderá dizer: ‘Translúcida inspiração, eu a vejo em brilho com seu sorriso pintado em azul.” O excerto possui uma figura de linguagem denominada

  • A. catacrese.
  • B. apóstrofe.
  • C. polissíndeto.
  • D. paronomásia.

Publicada no site de Globo.com, em 17 de março de 2016, a manchete da notícia é: “Confusão diplomática prolonga queda de braço entre Brasil e Israel”. O termo “queda de braço” remete ao uso de uma figura de linguagem que se baseia na relação de similaridade e no uso corrente, estendendo o sentido do termo para fora do âmbito estrito e habitual, sem nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca, tornada hábito linguístico, mas fora do âmbito estilístico. Qual figura de linguagem o uso do termo “queda de braço” caracteriza?

  • A. Metonímia
  • B. Sinestesia
  • C. Antonomásia
  • D. Catacrese

De acordo com a fonética e seus estudos sobre fonema, assinale a alternativa incorreta:

  • A. As letras s de sem (l. 2) e de mais (l. 4) representam o mesmo fonema.
  • B. Contêm exemplos de dígrafos as palavras que (l. 1) e assim (l. 5).
  • C. São exemplos de ditongos eu (l. 1) e espairo (l.
  • D. São exemplos de hiato queria (l. 1) e alegria (l. 4).
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