Questões sobre Advérbio

Lista completa de Questões sobre Advérbio para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A oração “Arruinando determinadamente seu corpo” tem o valor semântico de:

  • A. tempo;
  • B. modo;
  • C. condição;
  • D. finalidade;
  • E. causa.

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto Uma breve história do controle, julgue os próximos itens.

Os advérbios “Inicialmente” (l.3) e “logo” (l.4) atuam como sequenciadores textuais cuja função é organizar a sequência temporal relativa ao registro das atividades contábeis na Mesopotâmia.

  • C. Certo
  • E. Errado

... sei até onde está o velho caderno com o velho poema. (último parágrafo)

Quanto ao termo sublinhado no segmento acima, é correto afirmar que se trata de

  • A. advérbio de lugar, que modifica o sentido de "estar", e pode ser substituído, juntamente com "onde", por "aonde".
  • B. preposição, que modifica o sentido de "onde", e expressa um limite espacial.
  • C. preposição, que modifica o sentido de "estar", e pode ser substituída por "também".
  • D. advérbio de afirmação, que modifica o sentido de "saber", e pode ser substituído por "sim", entre vírgulas.
  • E. advérbio de intensidade, que modifica o sentido de "saber", e pode ser substituído por "inclusive".

“chegaram a um lugar onde o caminho era estreito”; nesse segmento do texto 4 ocorre o emprego correto do vocábulo sublinhado. A frase abaixo em que o emprego do mesmo vocábulo também mostra correção é:

  • A. Os soldados sentiram desespero pelo momentoonde todos estavam.
  • B. Em função do mau tempo por onde passavam, decidiram mudar o caminho.
  • C. No final da tarde, onde as nuvens se escondiam, tudo era mais perigoso.
  • D. Na viagem, onde tudo era desconhecido, as surpresas preocupavam.
  • E. No meio da noite, onde o medo aumenta, o comandante tranquilizava a todos.

Na frase “Desde então observam-se com maior frequência episódios críticos de poluição do ar”.

A observação correta que poderia melhorar a escrita desse segmento do texto 1 é:

  • A. “observam-se” deveria ser substituído por “vê-se”;
  • B. o termo “maior” deveria ser substituído por “mais”;
  • C. o vocábulo “frequência” deveria ser substituído por “intensidade”;
  • D. o vocábulo “episódios” deveria ser substituído por “capítulos”;
  • E. a expressão “poluição do ar” deveria ser substituída por “poluição aérea”.

“...novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo “como” introduz uma:

  • A. enumeração de todas as fontes alternativas;
  • B. exemplificação de alguns tipos de fontes alternativas;
  • C. comparação com algumas outras fontes de energia;
  • D. explicação do que são fontes alternativas de energia;
  • E. interrogação sobre novas fontes de energia.

Ambas as palavras têm certa equivalência no tocante ao seu sentido intermediário... (último parágrafo)

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical, o segmento destacado acima pode ser substituído, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, por:

  • A. quanto à
  • B. com relação a
  • C. já que
  • D. uma vez que
  • E. salvo

Sobre a estrutura gramatical do parágrafo, foram feitos alguns comentários. Avalie-os como (V) verdadeiros ou (F) falsos.

(____) No trecho “"Hoje vamos à internet”", há duas expressões adverbiais.

(____) A expressão “"pelo silêncio" estabelece uma relação de causa no trecho.

(____) A oração “"nada de bom para pensar"” é classificada como “adverbial final”.

(____) O termo “"nos"” é o objeto indireto do verbo levar, que antecede a expressão.

A sequência CORRETA de classificação, de cima para baixo, é:

  • A. (F); (F); (F); (V).
  • B. (F); (V); (V); (F).
  • C. (V); (F); (F); (F).
  • D. (V); (V); (V); (V).

Assinale a alternativa em que a preposição ou o advérbio em destaque, nas frases, tem sua correta indicação de sentido, entre parênteses.

  • A. Até onde o humor pode ir? (finalidade) – 1.º parágrafo
  • B. Vale gozar da religião dos outros? (causa) – 1.º parágrafo
  • C. E quanto a piadas francamente racistas, sexistas e homofóbicas? (modo) – 1.º parágrafo
  • D. Nisso ele até se parece com as religiões ... (intensidade) – 2.º parágrafo
  • E. O filósofo (...) observou que o temor (...) reprime as excentricidades mais salientes do indivíduo. (afirmação) – 2.º parágrafo

O trecho – O psicólogo evolucionista Steven Pinker atribui aos gracejos a propriedade de azeitar as relações sociais. (3.º parágrafo) – reescrito, mantém o mesmo sentido do texto e a correta pontuação em:

  • A. Steven Pinker, psicólogo evolucionista atribui às relações sociais os gracejos, capazes de azeitá-las.
  • B. Steven Pinker, psicólogo evolucionista atribui, às relações sociais os gracejos capazes de azeitá-las.
  • C. Conforme o psicólogo evolucionista Steven Pinker, a propriedade de azeitar as relações sociais, depende dos gracejos.
  • D. O psicólogo evolucionista Steven Pinker, atribui, à propriedade de azeitar as relações sociais os gracejos.
  • E. De acordo com o psicólogo evolucionista Steven Pinker, os gracejos têm a propriedade de azeitar as relações sociais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...