Questões sobre Estilística

Lista completa de Questões sobre Estilística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Em relação à repetição nos textos, Koch (2008, p. 93) discorre que a escola, tradicionalmente,

  • A.

    tem-na como relevante estratégia de ensino do texto escrito, o que já se dá nos anos iniciais, com as cartilhas, em que a repetição funciona como forma de produção de sentido e leva os alunos ao domínio dos padrões básicos de textualidade.

  • B.

    tem-se oposto ao seu uso nos textos escritos, mas considerado como estratégia de interação no caso dos textos orais. Tal encaminhamento tem permitido, por exemplo, que as crianças distingam a especificidade do texto falado e a do texto escrito.

  • C.

    tem-na absorvido como importante estratégia de ensino, uma vez que as crianças e as pessoas em geral mostram-se interessadas nessa forma de comunicação, o que se comprova, por exemplo, em situações formais ou em discursos altamente formalizados, em que a repetição é constituinte na produção de sentido.

  • D.

    tem-se afastado de sua abordagem como estratégia de ensino, seja no texto falado, seja no texto escrito, uma vez que ela não pode ser associada a uma estratégia cognitiva producente, como bem o atestam as teorias atuais ligadas ao processamento cognitivo do discurso.

  • E.

    tem-na criticado, associando-a a redundância e circularidade na exposição das ideias, ressalva feita aos casos em que se trata de emprego como recurso estilístico consciente. No entanto, as crianças e as pessoas em geral gostam de repetir provérbios e frases feitas, bordões etc., o que justifica tomá-la como forma de aprendizagem.

Considere as informações a seguir.

I. Texto de diálogo

Locutor 1: – Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.

Locutor 2: – Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...

II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que “a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros”.

Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude

  • A.

    de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões “ele” e “tipo”.

  • B.

    elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a “juiz” pela expressão sinônima “magistrado”.

  • C.

    pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões “isso aí” e “sujeitinho”.

  • D.

    de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes “lo” (em “vê-lo”) e “Excelência”.

  • E.

    valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão “homem”.

Ao descrever a personagem Marcela, o narrador adota alguns recursos de linguagem para indicar ao leitor que aquela se dedicava à prostituição. Estão entre esses recursos

  • A.

    implícitos e aforismos.

  • B.

    adjetivações e neologismos.

  • C.

    ironia e reticências.

  • D.

    hesitações e neologismos.

  • E.

    ironia e aforismos.

Embora os Textos I e III (letras de canções da MPB) sejam de extração popular, é correto afirmar que o Texto III expõe mais claramente sua opção pela linguagem popular, pois ostenta traços da língua falada, tais como

  • A.

    colocação enclítica dos pronomes átonos.

  • B.

    omissão de marcas de flexão e quebra de uniformidade de tratamento.

  • C.

    emprego de palavra estrangeira (auto-reverse).

  • D.

    emprego de verbos no pretérito perfeito e no infinitivo.

  • E.

    omissão de traços do sujeito da enunciação.

Assinale a ÚNICA alternativa em que é utilizada a linguagem figurada (com sentido conotativo).

  • A.

    ...um sensor que a criança leva para casa para acoplar à roda da bicicleta...

  • B.

    Um dos mais respeitados especialistas em tecnologias aplicadas à educação...

  • C.

    Atualmente, dez escolas americanas fazem fila para receber laboratórios de alto nível, ......

  • D.

    Blikstein já foi chamado para levar seus experimentos a países como.....

  • E.

    ...o prêmio de maior prestígio concedido a jovens docentes.

Emprega-se em sentido figurado o elemento em destaque na frase:

  • A.

    Um colega meu, jornalista, teve outro dia a oportunidade de ver uma coisa bela.

  • B.

    Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia seu carro ficar rebrilhando de limpeza.

  • C.

    as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm (...) uma sutil tristeza e corrupção (...)

  • D.

    Não poupa meu amigo repórter elogios a esse humilde servidor municipal.

  • E.

    Esse motorista é “um senhor já, de estatura mediana, cheio de corpo, claudicando da perna direita (...)”

Emprega-se em sentido figurado o elemento em destaque na frase:

  • A.

    Um colega meu, jornalista, teve outro dia a oportunidade de ver uma coisa bela.

  • B.

    Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia seu carro ficar rebrilhando de limpeza.

  • C.

    as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm (...) uma sutil tristeza e corrupção (...)

  • D.

    Não poupa meu amigo repórter elogios a esse humilde servidor municipal.

  • E.

    Esse motorista é “um senhor já, de estatura mediana, cheio de corpo, claudicando da perna direita (...)”

Em relação à linguagem empregada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Há elipse do termo “rios” na construção “para os mais caudalosos” (l.16).

  • B.

    Os autores do texto usaram a ironia ao empregar a palavra “funil” (l.19).

  • C.

    Observa-se o emprego da figura de linguagem denominada personificação na expressão “água que cai com a chuva” (l.19).

  • D.

    Predomina, no texto, a linguagem conotativa.

Considerando o trecho “De um pensamento estratégico dentro do governo é o que precisava para pensar esse assunto em longo prazo”, assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso estilístico utilizado no trecho citado.

  • A.

    Os pátios lacônicos olhavam as crianças.

  • B.

    Da lua os claros raios rutilavam.

  • C.

    Havia necessidade de um teto para a família desabrigada.

  • D.

    As casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...