Questões sobre Morfologia

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Com relação às ideias e a aspectos morfossintáticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Dado que “para os estudos” (linhas 2 e 3) e “de multa apenas” (linha 4) indicam circunstâncias relacionadas, respectivamente, a “necessários” (linha 2) e a “passível” (linha 4), estaria correto colocar tais expressões no final das orações em que se inserem.
  • B. Na linha 4, o pronome demonstrativo “isso” retoma, de forma resumitiva, as ideias contidas nas orações anteriores.
  • C. Na linha 5, a substituição de “comum” por reles e de “rentável” por lucrativa manteria o sentido e a correção gramatical do texto.
  • D. Da construção do período “Os ladrões [...] ajuda de cordas.” (linhas de 6 a 8) é correto inferir que está sendo feita uma comparação entre pás de madeira e outros instrumentos usados, na época, para cavar a terra.
  • E. No seguinte período “Geralmente eles não levavam roupas e joias, já que isso acarretaria condenações mais pesadas.” (linhas 8 e 9), a oração que expressa a ideia de causa poderia ser corretamente introduzida por conquanto.

Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas tem-se a correspondência correta em:

  • A. “Porém, o que vejo são multidões…” (3º§) – artigo
  • B. “... mesmo em tempos de fatalidade,...” (7º§) – pronome
  • C. “… mas nos convidam a gastar ainda mais,…” (5º§) – conjunção
  • D. “... deixar aos filhos algo com que pudessem...” (6º§) – substantivo

Leia o trecho a seguir:

“Os museus expõem peças únicas, com a pátina de centenas, quando não milhares de anos. Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. Todas elas, coisas novas e peças antigas, foram feitas obedecendo a uma necessidade ou a um capricho da época.”

Quanto à classe gramatical, as palavras destacadas são respectivamente:

  • A. artigo; substantivo; conjunção; pronome; preposição.
  • B. artigo; adjetivo; pronome; pronome; artigo.
  • C. pronome; substantivo; conjunção; pronome; artigo.
  • D. pronome; adjetivo; conjunção; pronome; preposição.
  • E. artigo; substantivo; pronome; conjunção; preposição.

“Esses números evidenciam o alcance tecnológico na nova geração de brasileirinhos conectados, (...)” (1º§). O termo em destaque apresenta uma formação morfológica semelhante ao do vocábulo

  • A. analógica.
  • B. incidentes.
  • C. interconectada.
  • D. compartilhamento.

Quanto à classe gramatical da palavra sublinhada, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

  • A. “E não é fácil propor, gestar e criar um programa...” – advérbio
  • B. “... sua possibilidade de utilização é bem genérica...” – conjunção
  • C. “Nesse sentido, a formação seria mais um treinamento...” – preposição
  • D. “Enquanto o Pacto reuniu pesquisadores do Brasil...” – artigo indefinido
  • E. “O programa que nasceu em Sobral foi introduzido em 2004...” – substantivo comum

Assinale a alternativa em que a palavra destacada exerce função morfossintática DIFERENTE das demais palavras destacadas.

  • A. “… eu responderei que é o computador.” (1º§)
  • B. “... achou que o nome italiano não combinava...” (3º§)
  • C. “... verificou que seus personagens haviam ido ao teatro...” (4º§)
  • D. "… ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar...” (3º§)
  • E. “… sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários.” (2º§)

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às classes de palavras, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, no trecho, a classificação correta dos vocábulos destacados abaixo.

“Percebe-se a1 denúncia do tratamento2 dispensado aos escravos, e a referência à dura realidade a3 que4 estavam submetidos na sociedade escravocrata5

  • A. 1. artigo/ 2. adjetivo/ 3. artigo/ 4. pronome relativo/ 5. substantivo
  • B. 1. preposição/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. conjunção/ 5. adjetivo
  • C. 1. pronome/ 2. adjetivo/ 3. artigo/ 4. pronome relativo/ 5. adjetivo
  • D. 1. artigo/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. conjunção/ 5. substantivo
  • E. 1. artigo/ 2. substantivo/ 3. preposição/ 4. pronome relativo/ 5. adjetivo

No título dado à crônica – Brasileiro, homem do amanh㠖 a palavra sublinhada está empregada fora de sua classe gramatical (derivação imprópria). A frase em que ocorre o mesmo tipo de derivação é:

  • A. “Adiamos tudo: o bem e o mal, o bom e o mau, que não se confundem, mas tantas vezes se desemparelham”;
  • B. “Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo”
  • C. “Até o amor. Só a morte e a promissória são mais ou menos pontuais entre nós”;
  • D. “Mesmo assim, há remédio para a promissória: o adiamento bi ou trimestral da reforma, uma instituição sacrossanta no Brasil”;
  • E. “Entre endereços de embaixadas e consulados, estatísticas, indicações culinárias, o autor intercalou o seguinte tópico...”.

Há, no texto da crônica, um conjunto de elementos que expressam quantidade. A alternativa em que o termo sublinhado NÃO tem esse valor é:

  • A. “Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo”;
  • B. “Adiamos tudo: o bem e o mal, o bom e o mau, que não se confundem, mas tantas vezes se desemparelham”;
  • C. “Só a morte e a promissória são mais ou menos pontuais entre nós”;
  • D. “encontrei no fim do volume algumas informações essenciais sobre nós e sobre a nossa terra”;
  • E. “Entre poucos endereços de embaixadas e consulados, estatísticas, indicações culinárias, o autor intercalou o seguinte tópico”.

“...na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá”.

Nesse segmento, a expressão “isto é” tem a função de:

  • A. acrescentar uma informação que confirma algo dito anteriormente;
  • B. apresentar uma informação que contrasta com outra anterior;
  • C. corrigir uma informação já passada;
  • D. explicar uma informação anteriormente dada;
  • E. expressar uma oposição parcial a uma informação dada antes.
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