Questões sobre Morfologia

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O grupo vocabular “tive hesitação” (l.3) pode ser substituído por uma única palavra, que mantém a mesma base lexical do núcleo da expressão. O outro grupo que apresenta as mesmas propriedades morfossintáticas é

  • A. pular o rio
  • B. pedir a mão
  • C. passar a ferro
  • D. dar um abraço
  • E. comprar uma passagem

A opção em que as palavras sublinhadas mostram uma classe diferente nos segmentos do texto é:

  • A. “Dar um rolê – dar uma volta, passear – é gíria antiga”
  • B. “Por que então os rolês ocorridos em janeiro em vários shoppings de São Paulo provocaram tamanha celeuma...”
  • C. “... e mereceram tanto destaque nos meios de comunicação? Os “rolezinhos”, que já vinham acontecendo desde o fim de 2013,...”
  • D. “De um lado, os que viram nos “rolezinhos” uma ameaça social e a quase certeza de um gigantesco arrastão, de tal modo que a segurança supostamente assegurada...”
  • E. “Em ambos os casos, e como em tudo que é polarizado, todas as nuances de argumentação ficaram reduzidas a clichês que nada explicam”

Observe as frases abaixo:

I. “...a criminalização dessa droga prejudica mais os jovens negros...”.

II. “...a legalização beneficiará os mais pobres...”

III. “...costumam ser punidos com mais rigor pela lei...”

Sobre o emprego do vocábulo sublinhado, podemos afirmar com correção que:

  • A. todas as frases apresentam formas de comparativo ou superlativo.
  • B. em todas as frases o vocábulo sublinhado pertence à mesma classe.
  • C. na frase III, o vocábulo “mais” pertence a uma classe diferente das demais.
  • D. nas frases II e III, o vocábulo “mais” pertence à classe dos advérbios.
  • E. em todas as frases o vocábulo “mais” apresenta classes diferentes.

A opção em que a troca de posição dos termos altera o seu significado é:

  • A. reação inicial / inicial reação
  • B. qualquer fenômeno / fenômeno qualquer
  • C. atacando furiosamente / furiosamente atacando
  • D. gigantesco arrastão / arrastão gigantesco
  • E. supostamente assegurada / assegurada supostamente

Assinale a alternativa em que o termo destacado está, quanto à sua classe gramatical, INCORRETAMENTE classificado.

  • A. “O diferente nunca é um chato.” (3º§) – advérbio
  • B. “Ele aprendeu a suportar o riso,...” (11º§) – preposição
  • C. “… entende o porquê de quem o agride.” (5º§) – pronome
  • D. “... em coisas que ele sabe importantes.” (11º§) – adjetivo
  • E. “... enquanto todos em torno agridem e gargalham.” (9º§) – conjunção

Com relação a palavras em uso no texto, assinale a opção em que os dois vocábulos mencionados pertencem à mesma classe gramatical.

  • A.

    “artificial” (l.2) e “menor” (l.9)

  • B.

    “seu” (l.8) e “um” (l.9)

  • C.

    “demanda” (l.8) e “uniforme” (l.20)

  • D.

    “que” (l.26) e “que” (l.29)

  • E.

    “obtém” (l.29) e “decorrente” (l.31)

Considerando as possibilidades de classificação da palavra a, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) Na linha 05, a palavra a, nas duas ocorrências, representa artigos definidos.

( ) Nas três ocorrências na linha 11, a palavra a funciona como preposição.

( ) Na linha 13, na combinação aos, a palavra a é um artigo definido.

( ) Na linha 15, a palavra a é uma preposição.

( ) Na linha 19, em à, ocorre a combinação da conjunção a com o artigo definido feminino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – V – V – V.

  • B.

    V – V – F – F – F.

  • C.

    V – F – V – F – F.

  • D.

    F – V – F – V – V.

  • E.

    F – F – F – F – F.

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à mesma classe gramatical dos demais.

  • A. “vício“feia cicatriz” (1º§) feio” (3º§)
  • B. “feia cicatriz” (1º§)
  • C. “útero infantil” (6º§)
  • D. “límpidos olhos” (5º§)
  • E. “deformação congênita” (2º§)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação morfológica das palavras sublinhadas no texto, na ordem em que nele elas aparecem.

  • A. adjetivo, adjetivo, artigo indefinido, substantivo, verbo, preposição.
  • B. adjetivo, substantivo, artigo definido, substantivo, preposição.
  • C. substantivo, substantivo, artigo indefinido, verbo, conjunção.
  • D. substantivo, adjetivo, adjunto adnominal, substantivo, preposição.
  • E. substantivo, substantivo, pronome, substantivo, preposição.

Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada tem a classificação correta colocada nos parênteses.

  • A. Nós é que somos os vitoriosos. (advérbio)
  • B. Conferi todos os dados que me trouxeram. (pronome relativo)
  • C. Que louco é o ritmo do tempo! (preposição)
  • D. Que aconteceu? (pronome indefinido)
  • E. Quê! Nunca será possível teu projeto. (conjunção)
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