Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

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Com relação à colocação pronominal, assinale a alternativa em que foi utilizada próclise:

  • A.

    Apresento-lhe meus cumprimentos.

  • B.

    Nunca nos encontraremos novamente.

  • C.

    Contaram-me casos estranhíssimos.

  • D.

    Mostrar-lhe-ei meus escritos.

Com relação à pontuação, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Em: “Eu, você, nós dois girando/ na vitrola sem parar” (João Gilberto), as vírgulas separam elementos da mesma função sintática.

  • B.

    Em: “As mulheres choravam de medo; os homens zombavam de tudo” (J. C. Carvalho), o ponto-e-vírgula foi utilizado para marcar uma pausa entre orações de sentidos opostos e tem a mesma função da vírgula.

  • C.

    Em: “A mocinha da caixa, tão loirinha, tão branquinha, tão magrinha, era, entretanto, uma fera” (Fernando Sabino), as vírgulas foram utilizadas para separar elementos de valor explicativo.

  • D.

    Em: “Costumava-se dizer, nos anos 70, que “uma brasa, mora” era uma pessoa muito especial, muito esperta”, as aspas destacadas na frase foram utilizadas para evidenciar gírias utilizadas nos anos 70.

Os substantivos são flexionados em gênero (masculino e feminino) e em grau (singular e plural), assinale a alternativa em que os pares se correspondem em gênero e grau:

  • A.

    o estudante – a estudante; o artesão – a artesona, o traidor – a traidora.

  • B.

    o mártir – a martiza; o xereta – a xereta; o carrasco – a carrasca.

  • C.

    o presidente – a presidenta; o juiz – a juíza; o poeta – a poetiza.

  • D.

    o patriota – a patriota; o médium – a médiuns; o pivô – a piva.

Com relação à pontuação, assinale a alternativa em que as vírgulas foram empregadas para separar um vocativo:

  • A.

    Oh, Madalena, o meu peito percebeu que o mar é uma gota” (Ivan Lins).

  • B.

    A ordem é persistir, persistir, persistir, até conseguir.

  • C.

    Magricela como a Olívia Palito, mulher de Popeye, parecia um galho seco dentro do vestido.

  • D.

    Final de semana, estudei muito para a prova.

Assinale a alternativa que completa corretamente as frases abaixo:

Preferimos liberdade (1) ____ privilégios.

Chegamos (2) ____ Salvador (3) ____ meados de janeiro.

Eu assisti (4) ____ filme e gostei muito.

  • A.

    (1) a, (2) a, (3) em, (4) ao.

  • B.

    (1) do que, (2) em, (3) em, (4) o.

  • C.

    (1) do que, (2) a, (3) em, (4) o.

  • D.

    (1) a, (2) em, (3) em, (4) ao.

Em: “Um mundo todo vivo tem grande força – a força de um inferno” (Clarice Lispector, o travessão (–) poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por:

  • A.

    Um ponto final.

  • B.

    Aspas.

  • C.

    Reticências.

  • D.

    Vírgula

Quanto a silabação, as seguintes palavras (ideal, pobre, mãos, desinteressado) são classificadas como:

  • A.

    monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.

  • B.

    dissílaba, polissílaba, trissílaba, monossílaba.

  • C.

    polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.

  • D.

    trissílaba, dissílaba, monossílaba, polissílaba.

Assinale a alternativa em todas as palavras acentuadas possuem ditongos:

  • A.

    Estóico, céu e magôo.

  • B.

    Esferóide, carnaúba e jóia.

  • C.

    Baú, Jáu e viúva.

  • D.

    Caracóis, troféu e coronéis.

Os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de reticências no poema:

  • A.

    Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação.

  • B.

    São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.

  • C.

    São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando.

  • D.

    Nenhuma das alternativas.

Em um texto, a pontuação tem uma importante significação, seja vírgula, ponto final, reticências ou parênteses, esse último com uma significação especial. Assinale a alternativa que justifique o uso do parênteses no texto:

  • A.

    São usados para indicar supressão de um trecho.

  • B.

    São usado para indicar evidência.

  • C.

    São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito, ou para fazer simples indicações.

  • D.

    Separar itens enumerados.

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