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Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

O primeiro período do segundo parágrafo do texto apresenta as seguintes características:
É composto, formado por orações coordenadas; a primeira é assindética, e a segunda é sindética explicativa.
É composto, formado por orações coordenadas sindéticas aditivas.
É composto por subordinação: a primeira oração é principal; a segunda é subordinada adverbial causal.
É composto por subordinação: a primeira é principal; a segunda é adjetiva explicativa.
Éumperíodo simples com oração absoluta.
Observe o emprego dos termos em destaque na frase: Depois A mãe recolhe AS velas, torna A guardá-LAS na bolsa.
Analise os itens a seguir:
I. Em [...] A guardá-LAS [...] as palavras destacadas têm igual valor morfossintático.
II. No contexto, A mãe e AS velas pertencem à mesma classe gramatical.
III. Os quatro elementos destacados possuem idêntica função sintática.
Assinale a alternativa que aponta os itens corretos.
Somente I está correto.
Somente II está correto.
Somente I e II estão corretos.
Somente I e III estão corretos.
Somente II e III estão corretos.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Nos trechos abaixo foram destacadas palavras, que atuam como elos coesivos entre as orações. Assinale a que possui classificação morfológica diferente das demais.
...o marido costuma dizer QUE separou...
"Se um homem conta QUE está namorando...
Enquanto estiverem lado a lado na pia, é uma certeza de QUE...
...me emocionei com a história de um casal americano QUE li...
O marido costuma dizer que separou e QUE a mulher continua casada.

Assinale a opção em que o substantivo tem formação de gênero igual ao deCONSORTE.
herege.
algoz.
cônjuge.
vítima.
carrasco.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Assinale a alternativa em que todos os substantivos devem ser acentuados.
lapis  bonus  bainha
serie  aspecto  torax
alcool  moinho  sucuri
urubu  egoismo  magoa
armazem  orgão  carater
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
                                 
Marque a opção em que todas as palavras estão grafadas em DESACORDO com as normas do novo Acordo Ortográfico:
afro-brasileiro  joia  antissocial.
autoestrada  socioeconômico  suprassumo.
supersensível  coautoria  ultrassecreto.
recém-formado  preexistente  pré-fabricado.
interregional  assembléia  pólo.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
                                 Na composição do texto, a figura de linguagem que  garante a associação entre a narrativa e o atentado  no qual o conto foi inspirado é a:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Apenas um dos pares NÃO serve para exemplificar a mesma regra de acentuação.Assinale-o.
Já/ está.
Hífen/ armazém.
caráter/ têxtil.
Econômico/ cátedra.
Aparência/ lírio.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
                                 Levando em consideração o contexto em que aparecem os termos destacados das frases abaixo, assinale a alternativa em que o sinônimo apresentado é adequado.
                                 No fragmento E há ainda a cratera da pia, onde  outros tantos pratos e travessas, igualmente sujos,  estão quase submersos numa água escura, como se,  num campo de batalha, a chuva tivesse caído sobre  as cinzas. O cenário é desolador., qual o termo que,  colocado após o ponto que antecede a última oração,  provocaria grave alteração de sentido?
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