Questões de Língua Portuguesa da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmações a seguir, a respeito do emprego correto dos sinais de pontuação, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O emprego do travessão na linha 01 marca a separação de uma expressão explicativa e poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 07, o emprego dos parênteses indica o emprego de uma expressão explicativa e estes poderiam ser substituídos por vírgulas sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 35, as vírgulas são empregadas para marcar a separação de termos de uma gradação.

( ) Na linha 44, os dois-pontos são empregados para inserir um enunciado proferido em discurso direto pelo autor do texto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – F – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    V – F – F – F.

  • D.

    F – F – V – V.

  • E.

    V – F – V – V.

Analise as assertivas a seguir sobre a pontuação do texto.

I. As vírgulas da linha 02 estão sendo utilizadas em substituição à forma verbal protege.

II. As três primeiras vírgulas da linha 15 separam termos de mesma função sintática.

III. Na linha 10, o ponto depois de ciências poderia ser substituído por ponto e vírgula sem causar incorreção à frase.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Analise as assertivas a seguir a respeito do significado de expressões em contexto:

I. O vocábulo “tíbias” (l. 16) refere-se a um osso dos membros inferiores, contudo, no texto, é empregado como adjetivo e poderia ser substituído pela expressão “sem força”.

II. O vocábulo “fiascos” (l. 20) tem um sentido negativo, podendo ser substituído por “insucesso”.

III. A palavra “reminiscências” (l. 39) refere-se a experiências e poderia ser substituída por “fatos” sem alteração do sentido e da estrutura original da frase.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    Apenas II e III.

Analise as afirmativas abaixo:

I. Em nos (linha 07) e do (linha 04) encontramos contrações de preposições e artigos.

II. As vírgulas antes e depois do nexo porém (linha 06) poderiam ser retiradas sem prejuízo à correção gramatical da frase.

III. A expressão pequena (linha 06) poderia ser substituída por menininha sem causar alteração de sentido à frase.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

As palavras sublinhadas classificam-se morfologicamente como:

  • A.

    artigo – pronome – verbo – substantivo.

  • B.

    pronome – artigo – substantivo – verbo.

  • C.

    artigo – pronome – substantivo – pronome.

  • D.

    pronome – substantivo – verbo – substantivo.

  • E.

    artigo – pronome – pronome – substantivo.

Assinale a alternativa em que as palavras – todas retiradas do texto – sejam acentuadas pela mesma razão que soviético, Suíça e Suécia, respectivamente.

  • A.

    Bélgica – daí – Eslovênia.

  • B.

    Finlândia – Rússia – Ucrânia.

  • C.

    espírito – binômio – Áustria.

  • D.

    Austrália – Lituânia – Bélgica.

  • E. binômio – saúde – médicos.

Se as formas verbais agiam (linha 10) e goza (linha 14) fossem flexionadas no Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo, encontraríamos:

  • A.

    agiram – gozara.

  • B.

    agiram – gozava.

  • C.

    agiriam – gozara.

  • D.

    agiram – gozaria.

  • E.

    agiriam – gozariam.

Entre as funções do pronome demonstrativo, está a de substituir algum termo, expressão, oração ou ideia, a fim de evitar sua repetição. É o caso de todas as alternativas a seguir, que relacionam corretamente o pronome (em negrito) ao segmento a que se refere, EXCETO:

  • A.

    esse (linha 03), que se refere ao empreendimento de estabelecer o ranking dos países mais felizes do mundo (linha 02).

  • B.

    nesses detalhes (linha 07), que remete ao período imediatamente anterior.

  • C.

    tais resultados (linha 14), que remete aos dados do parágrafo imediatamente anterior.

  • D.

    nessa categoria (linhas 30 e 31), que se refere a homem feliz (linha 29).

  • E.

    esta (linha 33), que remete a cantando, muito alegre (linha 32).

No texto, os dois-pontos são empregados recorrentemente pelo autor. Relacione as seguintes ocorrências às respectivas regras que as justificam.

1. Esclarecimento do segmento anterior.

2. Introdução a uma enumeração.

( ) Saiu daí a lista dos países mais felizes no mundo: Dinamarca, Finlândia (linhas 08 e 09).

( ) outros fatores aparecem aí: o sentimento de ser respeitado (linha 22).

( ) caracteriza muitos países da lista: Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia (linhas 23 e 24).

( ) (ao qual podemos associar o sucesso: o binômio fama-fortuna) (linhas 26 e 27).

 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 2 – 2 – 2.

  • B.

    2 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    2 – 1 – 1 – 1.

  • E.

    1 – 2 – 1 – 2.

Sobre a acentuação de palavras do texto são feitas as seguintes afirmações:

 I. As palavras Calíope (linha 02) e épica (linha 02) são acentuadas pela mesma regra.

II. Se a palavra atribuída (linha 05) fosse para o plural, perderia o acento gráfico.

III. As palavras Tália (linha 03) e Urânia (linha 04) são acentuadas por regras diferentes.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...