Questões de Língua Portuguesa da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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Considerando a função dos pronomes pessoais como complementos verbais, assinale a alternativa que expressa INCORRETAMENTE a relação entre o pronome e a função por ele desempenhada.

  • A.

    “A gente tropeça nele” (l. 13) – objeto indireto.

  • B.

    “E nós o abraçamos como salvação” (l. 29 e 30) – objeto direto.

  • C.

    “e nos dão aquela sensação deliciosa” (l. 39 e 40) – objeto indireto.

  • D.

    “da melhor maneira que nos foi possível” (l. 40) – objeto direto.

  • E.

    “melhor gastá-la com coragem” (l. 41) – objeto direto.

As letras que completam, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08, 09, 12 e 18.

  • A.

    x – ss – z – ç

  • B.

    x – s – z – ç

  • C.

    x – ss – s – s

  • D.

    s – sc – z – ç

  • E.

    s – ss – s – s

Assinale a alternativa na qual NÃO haja o emprego de linguagem figurada.

  • A.

    “nenhum deles tende a dar certo na segunda temporada” (l. 06).

  • B.

    “E há detritos que vão se acumulando a cada separação” (l. 11 e 12).

  • C.

    “Pensam estar retomando o fio rompido da própria existência” (l. 17 e 18).

  • D.

    “Ou estamos acostumados ao amor sem reservas do parceiro que mandamos andar” (l. 26 e 27).

  • E.

    “Quem sabe agora é para sempre?” (l. 35 e 36).

Em do (linha 16) e no (linha 17 – duas ocorrências) temos uma ____________ de um(a) ____________ e um(a) ____________.

A alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima é:

  • A.

    contração – preposição – artigo

  • B.

    combinação – conjunção – artigo

  • C.

    contração – conjunção – preposição

  • D.

    combinação – preposição – preposição

  • E.

    contração – artigo – artigo

As palavras sublinhadas no texto (linhas 01, 03 e 06) classificam-se, respectivamente, como:

  • A.

    numeral – substantivo – artigo – pronome.

  • B.

    artigo – substantivo – pronome – substantivo.

  • C.

    numeral – adjetivo – artigo – pronome.

  • D.

    pronome – substantivo – pronome – adjetivo.

  • E.

    numeral – adjetivo – artigo – substantivo.

Em todos os trechos abaixo, retirados do texto, o termo sublinhado, no sentido em que aparece no texto, pertence à mesma classe gramatical, MENOS na alternativa:

  • A.

    Grécia antiga (linha 05).

  • B.

    criação artística (linha 05).

  • C.

    musa inspiradora (linha 07).

  • D.

    mulheres bonitas (linha 09).

  • E.

    bela mulher (linha 11).

Considere as ocorrências da palavra “que” nos seguintes segmentos do texto.

 I. Uma definição nos diz que é um estado de espírito (linha 03)

II. pediu aos entrevistados que avaliassem (linha 07)

III. Nota-se que (linha 10)

IV. não pode, obviamente, ser feliz a pessoa que passa fome (linhas 20 e 21)

Em qual segmento a palavra “que” é um pronome?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas IV.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    Apenas III e IV.

Analise as afirmativas abaixo sobre a acentuação do texto:

I. As palavras época (linha 11) e símbolo (linha 16) são acentuadas pela mesma razão.

II. A palavra anônimos (linha 15), caso fosse para o singular, perderia o acento.

III. As palavras Lá (linha 06), nós (linha 05) e pés (linha 07) são acentuadas pela mesma regra.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Assim como o diminutivo de pastor é pastorzinho, estão corretos os diminutivos de felicidade, rei, país e região (todas retiradas do texto) em:

  • A.

    felicidadesinha – reizinho – paizinho – regiãozinha.

  • B.

    felicidadezinha – reizinho – paizinho – regiãosinha.

  • C.

    felicidadesinha – reisinho – paizinho – regiãozinha.

  • D.

    felicidadezinha – reizinho – paisinho – regiãozinha.

  • E.

    felicidadezinha – reisinho – paizinho – regiãosinha.

Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao emprego de vírgulas no texto.

  • A.

    A primeira vírgula da linha 03 separa um adjunto adverbial deslocado.

  • B.

    A segunda vírgula da linha 04 separa termos de mesma função sintática.

  • C.

    A segunda vírgula da linha 11 introduz um segmento que tem valor de aposto.

  • D.

    As vírgulas da linha 28 separam um segmento deslocado no período.

  • E.

    A segunda vírgula da linha 34 introduz uma oração conclusiva.

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