Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A palavra “intrauterino” está de acordo com as regras de ortografia que determinam a colocação ou não do hífen. Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras também respeite essas regras.

  • A. Superresistente; ultrarresistente; extraocular; extraauricular.
  • B. Super-resistente; ultrarresistente; extraocular; extraauricular.
  • C. Superresistente; ultrarresistente; extraocular; extraauricular.
  • D. Super-resistente; ultra-resistente; extra-ocular; extraauricular.

Assinale a alternativa em que haja ERRO quanto ao emprego das regras de acentuação gráfica.

  • A. A boia inflável, em náutica, é importantíssima.
  • B. Os fatos sobrevém às exigências da assembleia.
  • C. Os indivíduos não têm necessidade de destacar a feiura das coisas.
  • D. O androide é um autômato que tem figura de homem e imita seus movimentos.

Leia o trecho a seguir para responder as duas próximas questões.

“Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?”

O emprego dos porquês exige atenção, pois há diferença entre as formas que pode assumir. Assinale a alternativa em que, como no trecho acima, apresenta emprego correto da forma escolhida.

  • A. Foi forçado a explicar porque faltou à reunião, mas o porquê não convenceu.
  • B. Por que as pessoas tendem a não se preocupar, o governo lançou a campanha.
  • C. O caminho porque vim desvia a barreira.
  • D. Se houvesse algum porquê, poderia justificar; mas não o tinha.

Leia o trecho a seguir para responder as duas próximas questões.

“Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?”

Observe a crase empregada no trecho citado. Agora escolha a alternativa em que deveria, obrigatoriamente, aparecer o sinal de crase para que estivesse de acordo com a norma padrão.

  • A. Expliquei a essa pessoa que tudo o que a ela se referisse não valeria como prova.
  • B. Favorável a medidas protetivas, a instituição lançou a campanha.
  • C. Pedi a ela que fizesse alusão aquelas medidas empregadas há dois anos.
  • D. A partir de então, dirigiu-se a minha filha e a inquiriu sobre a situação.

Todas as palavras abaixo desempenham a função de coesão textual, EXCETO:

  • A. Mais.
  • B. Como.
  • C. Conforme.
  • D. Logo.

A gramática normativa radica num conceito de norma que é sociolinguisticamente entendido como sendo a elevação de uma variante dialetal a variante de prestígio por motivações que não são linguísticas, mas sim políticas, econômicas e sociais. A linguística moderna veio assim legitimar e valorizar a descrição gramatical do funcionamento de outras línguas e dialetos não prestigiados, permitindo desta forma um tratamento linguístico sobre outras gramáticas. A gramática normativa também é conhecida como:

  • A. Prescritiva.
  • B. Natural.
  • C. Interiorizada.
  • D. Descritiva.

Neste período, a narrativa é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras apresentam quase sempre a mesma preocupação: "O mulato", "O cortiço", "Casa de pensão", "O Ateneu". Referimos a que período da literatura brasileira?

  • A. Barroco.
  • B. Parnasianismo.
  • C. Romantismo.
  • D. Naturalista.

São autores do período barroco brasileiro todos os citados abaixo, EXCETO:

  • A. Manuel Botelho de Oliveira.
  • B. Alvarenga Peixoto.
  • C. Gregório de Matos Guerra.
  • D. Padre Antônio Vieira.

É o conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever de acordo com a língua padrão, que estuda a fonologia, morfologia, semântica e sintáxica. De relevante importância para um redator. Falamos de(a):

  • A. Gramática descritiva.
  • B. Gramática prescritiva.
  • C. Gramática reguladora.
  • D. Gramática estilística.

Leia atentamente as frases abaixo:

I. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.

II. A menina recusou energeticamente ao pedido para que comesse.

III. A mocinha rejeitou impetuosamente ao pedido para que comesse.

Nas frases acima podemos aplicar um estudo semântico através da:

  • A. Antonímia.
  • B. Pluricemia.
  • C. Polissemia.
  • D. Sinonímia.
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