Questões sobre Língua Portuguesa e Ensino

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Segundo o texto, é tarefa do professor de Língua Portuguesa:

  • A. tentar levar o aluno a uma adesão de uma língua a ser escrita e falada.
  • B. valorizar sua categoria, tornando-se, sobretudo, um investigador de sua prática docente.
  • C. responsabilizar-se de produzir ciência, tornar-se apenas um mero transmissor de conhecimento.
  • D. construir técnicas de decodificação de sinais e praticá-las, ajudando, assim, a escola na inclusão social.
  • E. modificar sua prática, construir-se como sujeito leitor e propiciar condições para formação de leitores.

Como se pode observar, os versos de Humberto Teixeira apresentam termos que se associam à forma gráfica e fonética peculiar a uma determinada classe social e a um contexto regionalizado. Levando em conta a opinião de Marcos Bagno, o professor de Língua Portuguesa, ao trabalhar esses versos em sala de aula, deve

  • A. instituir um método de estudo que priorize os aspectos gráficos dos termos, independentemente das formas sonoras regionalizadas.
  • B. mostrar as diferenças entre as regionalidades linguísticas; todavia, priorizar a produção de textos fundamentados na forma correta e padrão da língua.
  • C. reescrevê-los na forma culta e mostrar aos alunos que a aprendizagem dessa modalidade linguística é obrigatória, principalmente para situações de comunicação.
  • D. explorar as diferenças gráficas e fonéticas dos termos no contexto das modalidades linguísticas, abdicando de ressaltar as correlações de força que instituem os estratos sociais.
  • E. ressaltar os aspectos linguísticos em sua diversidade para que o aluno compreenda que, nas correlações das forças sociais, as variáveis não devem passar pelo crivo do certo ou do errado, mas do útil e significativo.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

É o conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever de acordo com a língua padrão, que estuda a fonologia, morfologia, semântica e sintáxica. De relevante importância para um redator. Falamos de(a):

  • A. Gramática descritiva.
  • B. Gramática prescritiva.
  • C. Gramática reguladora.
  • D. Gramática estilística.

No ensino da língua portuguesa é importante avaliar a aprendizagem dos alunos quanto à “relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido”. Nesse sentido, a que descritor esse tópico pode corretamente ser associado?

  • A. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • B. Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
  • C. Registrar mudanças temporais (o tempo que passa, a rotina e os horários em sala de aula).
  • D. Sequenciar etapas de transformação de matéria-prima mineral, vegetal ou animal.

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. De acordo com o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas, de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos,

  • A. o resumo crítico é a apresentação sintética dos tópicos relevantes de um documento, isenta de informações quantitativas e qualitativas; não dispensa a consulta do original.
  • B. o resumo é a apresentação concisa de um texto, deve ser redigido de forma cursiva e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo apenas as informações mais significativas.
  • C. o resumo indicativo é autossuficiente, podendo ser entendido sem depender da consulta ao texto original; pode incluir objetivos, metodologia, resultados e conclusão.
  • D. o resumo informativo deve ser redigido por especialistas e constitui-se em uma análise de um documento; é chamado de recensão quando analisa apenas uma determinada edição.

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. Considerando-se a noção de notas de rodapé, tal como apresentado no Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos, é CORRETO afirmar que

  • A. as notas de referência e as explicativas destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devam ser incluídas no texto.
  • B. as notas de referência podem apresentar considerações suplementares, sem integrar o texto para não interromper a sequência do pensamento.
  • C. as notas de referência remetem a comentários e/ou observações pessoais do autor e podem indicar dados não publicados citados pelo autor.
  • D. as notas explicativas são utilizadas para indicar fontes bibliográficas permitindo a comprovação ou a ampliação de conhecimento do leitor.

  • A.

    A disponibilidade, na Internet, de dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, dificulta o ensino de língua portuguesa, já que os alunos podem acessá-los sem limites.

  • B.

    A Internet promove a passividade do usuário, por isso o seu uso é desaconselhado como meio de aprendizagem.

  • C.

    Dada a multiplicidade de códigos de escrita existentes na Internet, mais sintéticos e abreviados que a linguagem escrita tradicional, o meio eletrônico de pesquisa prejudica o aprendizado da modalidade escrita formal da língua.

  • D.

    A Internet explora os mesmos recursos de leitura disponíveis nos livros tradicionais, por isso não modifica a forma de apreensão do conhecimento.

  • E.

    A atividade de conhecer a língua portuguesa é influenciada e transformada pelas infinitas possibilidades de pesquisa e navegação voluntária que a Internet proporciona.

  • A.

    Entende-se da leitura do texto que a “palavra em situação dicionária” (v.6) corresponde à palavra em uso.

  • B.

    O trabalho com a forma, como o emprego dos sinais de pontuação, constitui elemento secundário de construção do sentido desse texto.

  • C.

    Na segunda estrofe do poema, o eu lírico trata da impossibilidade de reconstrução do fluxo do rio pela religação entre os diferentes poços de água.

  • D.

    O eu lírico cria uma associação, por semelhança, entre a água do rio e as palavras do discurso político.

  • E.

    Conclui-se da leitura do texto que a comunicação só ocorre quando as palavras estão em relação umas com as outras.

Assinale a opção correta em relação ao personagem negro descrito nesse trecho de Os Sertões.

  • A.

    Ao comparar o protagonista à “estátua de tit㔠(l.33), o escritor afirma artisticamente a humanidade heroica do prisioneiro.

  • B.

    No trecho, o autor reconhece a superioridade do homem negro e, ao mesmo tempo, questiona a sua passividade diante dos inimigos que o condenaram à morte.

  • C.

    A figura do homem negro no trecho de Os Sertões é apresentada sem a empatia do abolicionista Castro Alves e sem o determinismo cientificista do Naturalismo.

  • D.

    De acordo com o trecho, os homens de alta patente do exército e os letrados discordavam do tratamento racista dado aos prisioneiros pelos soldados rasos do exército.

  • E.

    O prisioneiro negro é descrito pelo autor sem os preconceitos raciais que vigoravam na sociedade brasileira da época.

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