Questões de Língua Portuguesa da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

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No ensino da língua portuguesa é importante avaliar a aprendizagem dos alunos quanto à “relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido”. Nesse sentido, a que descritor esse tópico pode corretamente ser associado?

  • A. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • B. Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
  • C. Registrar mudanças temporais (o tempo que passa, a rotina e os horários em sala de aula).
  • D. Sequenciar etapas de transformação de matéria-prima mineral, vegetal ou animal.

Observa a frase: “Escrevi uma carta ao presidente.”

Diga qual tipo de verbo foi empregado na frase.

  • A. Verbo transitivo direto.
  • B. Verbo transitivo indireto.
  • C. Verbo transitivo direto e indireto.
  • D. Verbo intransitivo.

“– O coração da infância”, eu lhe dizia,

“É manso.” E ele me disse: – “Essas estradas,

Quando, novo Eliseu, as percorria, As crianças lhe lançavam pedradas...”

Neste quarteto de Raimundo Correia há no primeiro verso o que se chama comumente de frase “quebrada”. Neste caso a figura de sintaxe é:

  • A. Anacoluto
  • B. Elipse
  • C. Anáfora
  • D. Hipérbato

O que são verbos defectivos?

  • A. São aqueles que apresentam irregularidades no radical ou nas desinências de número-pessoa e modo-tempo.
  • B. São aqueles em que há conexão entre o verbo auxiliar e o verbo principal.
  • C. São aqueles que obedecem rigorosamente ao paradigma de sua conjugação.
  • D. São aqueles que não são empregados em todos os tempos, modos e pessoas.

Indique a opção em que todas as três palavras são formadas pelo processo de composição por aglutinação.

  • A. pé-de-moleque, sexta-feira, malmequer.
  • B. automóvel, endovenosa, bígamo.
  • C. planalto, pernalta, aguardente.
  • D. leiteiro, amoroso, dedilhar.

Observe a frase: “Vou à praia, embora esteja chovendo.”

Na frase acima temos um exemplo de conjunção subordinada:

  • A. condicional.
  • B. consecutiva.
  • C. causal.
  • D. concessiva.

Observe a seguinte oração: “Parece que ninguém viu o extraterrestre.”

Acima temos um exemplo de oração substantiva do tipo:

  • A. subjetiva.
  • B. objetiva direta.
  • C. predicativa.
  • D. apositiva.

Observe as orações:

I. “Cristina deve estar em casa, porque a correspondência não está na portaria.”

II. “Sinto um cheirinho de pipoca, logo Eduardo deve estar perto.”

III. “Fale agora ou cale-se para sempre.”

IV. “O político era desonesto, mas foi eleito.”

V. “O político viajou e desapareceu com o dinheiro da campanha.”

A ordem das orações coordenadas sindéticas está expressa de forma totalmente correta na opção:

  • A. adversativa, aditiva, alternativa, explicativa, conclusiva.
  • B. explicativa, alternativa, conclusiva, aditiva, adversativa.
  • C. explicativa, conclusiva, alternativa, adversativa, aditiva.
  • D. explicativa, conclusiva, alternativa, aditiva, adversativa.

Qual destes prefixos latinos significa “movimento para dentro”?

  • A. intro (introversão, intrometer).
  • B. intra (intradorso, intravenoso).
  • C. per (percorrer, perfazer).
  • D. pro (progresso, prosseguir).

“A carga de exercícios foi considerada muito fácil por Rita.”

O grau superlativo do adjetivo (que eleva ao máximo uma qualidade) é no caso da frase acima:

  • A. absoluto sintético.
  • B. absoluto analítico.
  • C. relativo de superioridade.
  • D. relativo de inferioridade.
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