Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Sobre a análise do discurso, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A análise de discurso propõe uma abordagem qualitativa, no sentido de investigar como o sujeito social modifica o discurso ao seu favor, criando uma ideologia.

  • B.

    Para o analista do discurso, todo discurso é considerado uma ação ou prática social, orientadas por um contexto interpretativo no qual tais práticas são naturalizadas.

  • C.

    O objeto dos analistas de discurso não é o texto em si, mas sim a finalidade dos textos em provocar coesão social.

  • D.

    A análise do discurso não trabalha com a fala, mas só com o texto escrito.

  • E.

    A análise do discurso é crítica da perspectiva construtivista, a qual busca superar.

O termo que se enquadra na mesma justificativa de tênis, quanto à tonicidade, é:

  • A.

    enfatizar

  • B.

    acabar

  • C.

    Natal

  • D.

    consumismo

  • E.

    espiritual

“Trate bem seu amigo do peito”, o termo em destaque tem função:

  • A.

    adjetiva

  • B.

    adverbial

  • C.

    substantiva

  • D.

    conjuntiva

  • E.

    prepositiva

Acerca de aspectos sintáticos do Texto 1, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No trecho: “Mas, afinal, o que querem as mulheres?”, a opção por colocar o sujeito (‘as mulheres’) na posição final é um recurso que enfatiza esse sujeito.

  • B.

    No trecho: “A grande dificuldade é que, apesar de sabermos o que queremos, somos péssimos em obtê-lo.”, não fica claro qual é o referente do pronome, na forma “obtê-lo”.

  • C.

    No trecho: “Nunca se esqueça de que a mente é uma grande trapaceira.”, a regência do verbo ‘esquecer’ está em desacordo com as normas vigentes.

  • D.

    No trecho: “Como pessoas normais preferem pensar em coisas boas a ruins, somos aquilo que a literatura chama de ‘eternos otimistas’.”, a regência do verbo ‘preferir’ está em desacordo com as normas vigentes.

  • E.

    No trecho: “Esse otimismo visceral é também a razão do sucesso de loterias, das quais mentes racionais guardam econômica distância.”, o sentido estaria mantido se o segmento destacado fosse substituído por ‘nas quais’.

O termo “enfatizar” poderia ser substituído sem causar prejuízo textual em:

  • A.

    desconsiderar

  • B.

    amenizar

  • C.

    respeitar

  • D.

    atenuar

  • E.

    salientar

Para falar sobre cooperativa popular, o texto 2 se vale de um tipo de linguagem que pode ser considerada

  • A. confusa.
  • B. desconhecida.
  • C. difícil.
  • D. simples.
  • E. técnica.

"Dez minutos depois, o menino o puxava, triunfante: "Pai, vem ver"". / Sobre as funções morfossintáticas e semânticas, é correto afirmar que:

  • A.

    a expressão que inicia o trecho é atributo ligado a um núcleo nominal.

  • B.

    o elemento "já" agrega ao verbo uma circunstância de temporalidade.

  • C.

    o pronome "o" tem valor catafórico, pois aponta para o que vai ser dito.

  • D.

    o termo "triunfante" tem função de circunstância agregada ao verbo.

  • E.

    o vocábulo "Pai" tem função explicativa em relação ao nome anterior.

O Texto 2, a seguir apresentado, serve de base para responder às questões 34, 35, 36 e 37.

Sobre o emprego dos sinais de pontuação, é correto afirmar que:

  • A.

    na linha 2, a norma culta escrita prevê como facultativas as vírgulas que isolam a conjunção "porém".

  • B.

    na linha 5, os dois-pontos podem ser substituídos por ponto-e-vírgula, sem risco de infringir a norma.

  • C.

    "Pai, vem ver" (linha 19) – tem-se aí, também, uma situação em que a norma preconiza vírgula facultativa.

  • D.

    "no chão (...) sem defeito, o mapa do mundo". A vírgula funciona aí como indicativo da elipse verbal.

  • E.

    "Se non é vera ... é molto graziosa!" – a exclamação é dispensável, já que é uma citação de provérbio.

Em "ao ouvir conversas desse gênero", a palavra destacada pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase, por:

  • A. assim.
  • B. jeito.
  • C. lugar.
  • D. tempo.
  • E. tipo.

Em "o tempero que aviva os sabores apagados", podemos substituir a palavra "aviva", sem alterar o sentido do texto, por

  • A. abafa.
  • B. afraca.
  • C. ameniza.
  • D. intensifica.
  • E. neutraliza.
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