Questões de Língua Portuguesa da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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A seguir, você encontra quatro motivos para o emprego da vírgula e as quatro ocorrências da vírgula numeradas no texto, de (1) a (4). Relacione o motivo a cada uma delas e selecione a alternativa que completa os parênteses CORRETAMENTE, de cima para baixo.

A. Isolamento de adjunto adverbial.

B. Separação de oração coordenada.

C. Isolamento de oração subordinada adverbial. D. Separação de oração reduzida.

( ) Vírgula em (1).

( ) Vírgula em (2).

( ) Vírgula em (3).

( ) Vírgula em (4).

  • A. A – C – B – D.
  • B. B– D – A – C.
  • C. C – A – D – B.
  • D. B – A – D – C.
  • E. C – D – A – B.

Assinale a opção em que todas as palavras a seguir, retiradas do texto, são acentuadas em virtude da mesma regra.

  • A. açaí – já – têm.
  • B. mitocôndrias – crônica – provável.
  • C. possível – indivíduos – biomédicos.
  • D. câncer – além – laboratório.
  • E. contém – guaraná – Canadá.

Em relação à estrutura da frase, aos seus constituintes e aos períodos complexos do texto anterior, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na oração de abertura do artigo 3º, “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana”, o verbo sublinhado é transitivo e o seu complemento é preposicionado. Quando o substituímos pelo verbo possuir, a regência verbal permanece a mesma.
  • B. No artigo 3º das Disposições Preliminares, a expressão “assegurando-se-lhes” é constituída do verbo assegurar-se e do respectivo complemento, o pronome lhes, que se refere “à criança e ao adolescente”.
  • C. No parágrafo único do artigo 3º, nas expressões “raça, etnia ou cor” e “religião ou crença”, a conjunção ou tem a função de relacionar termos equivalentes em sentido, indicando uma relação de alternativa, mas não indicando uma relação de exclusão.
  • D. No parágrafo único do artigo 4º, emprega-se o paralelismo sintático para apresentar os quatro itens compreendidos pela garantia de prioridade, isto é, a redação de cada item é iniciada por um substantivo.
  • E. No artigo 4º, a conjunção e é empregada três vezes. Os constituintes unidos pela conjunção e, em cada contexto de uso, apresentam a mesma função sintática.

Textos que trazem relatos de divulgação científica normalmente usam elementos linguísticos que modalizam a informação a fim de que fique claro que os dados são inconclusivos ou ainda que se trata de conjecturas com base em provas e pesquisas. Esse é o caso do seguinte trecho do texto:

  • A. (...) é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens.
  • B. (...) o açaí já foi associado ao melhor controle do colesterol e à prevenção do câncer.
  • C. É que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias (...).
  • D. (...) na doença, elas acabam liberando os perigosos radicais livres.
  • E. Basta evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado.

Assinale a opção CORRETA sobre a estrutura de alguns dos períodos presentes no texto.

  • A. A forma verbal “definir” inicia uma oração subordinada substantiva reduzida que funciona como complemento verbal indireto de “buscou”, na oração anterior, motivo pelo qual poderia ser iniciada por preposição.
  • B. O vocábulo “que”, em sua primeira ocorrência destacada no texto, é um pronome relativo em função de objeto direto e inicia uma oração adjetiva que insere uma informação acessória sobre seu referente, “razões”.
  • C. A oração “ao julgar um parceiro em potencial” é reduzida de infinitivo e veicula valor concessivo, motivo pelo qual poderia ser substituída pela sua versão desenvolvida com o conectivo “quando”.
  • D. O vocábulo “que”, em sua segunda ocorrência destacada no texto, funciona como sujeito da forma verbal “ilustram” e retoma o termo “as qualidades, atitudes e expectativas”, objeto direto da oração anterior.
  • E. As orações reduzidas “realizada com 5.481 adultos com mais de 21 anos” e “divulgado pouco antes do carnaval de 2013” têm a mesma classificação, e o emprego de vírgulas ao redor delas é opcional.

Em relação às normas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:

  • A. Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.
  • B. A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedência justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.
  • C. Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.
  • D. O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade própria, como em: aero-espacial, bem-te-vi, ave-maria.
  • E. As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico

Assinale a alternativa CORRETA sobre os mecanismos de coesão sublinhados no texto, levando em consideração as recomendações da norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. O pronome relativo “onde” pode ser substituído por no qual ou “aonde” sem incorreção gramatical ou alteração de sentido em relação ao período original.
  • B. A locução conjuntiva “para que” veicula ideia de finalidade, motivo pelo qual poderia ser substituída sem alteração semântica ou incorreção gramatical por “afim de que”.
  • C. O conectivo “nem” expressa sentido adversativo nas duas ocorrências em que aparece e, para fins de reforço, o expletivo “e” poderia ser usado antes dele em ambos os casos.
  • D. A expressão “Apesar de” indica uma quebra de expectativa sobre o comportamento da garota e pode ser substituída, sem alteração sintática, por “Graças a”.
  • E. As duas ocorrências de “porém” podem ser substituídas por “todavia”, mas, devido à estrutura sintática dos períodos originais, apenas a segunda poderia ceder lugar a “mas”.

Em relação aos recursos linguísticos empregados no texto, é CORRETO afirmar:

  • A. No trecho “As raízes, enterradas no solo, ligam-se à parte aérea pelo caule, que dá sustentação às folhas”, o termo sublinhado é uma conjunção, a qual conecta o sujeito “As raízes” ao respectivo predicado.
  • B. Na sentença “Por ser uma planta tropical suporta adversidades e não tem dificuldades em crescer e dar frutos em meio ao clima seco.”, o termo sublinhado pode ser substituído pela expressão “Embora seja”, sem alteração do sentido original da sentença.
  • C. No trecho “Na natureza existem dois tipos”, o termo sublinhado pode ser substituído pela forma verbal “há”, sem alteração do sentido original da frase, que mantém a concordância verbal adequada à língua portuguesa padrão.
  • D. Na frase “Sua fisiologia, formada por raízes, caule, folhas, flores e frutos, permite-nos fazer uma comparação com a família.”, o pronome sublinhado é um recurso coesivo e retoma a palavra “planta”, empregada na primeira sentença do texto.
  • E. No excerto “... semelhante ao cajueiro, as raízes profundas da família, interligadas ao caule, se justapõem às suas antigas origens.”, o termo sublinhado refere-se às raízes do cajueiro.

Sobre a estrutura sintática desse texto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O termo “Uma iguaria paraense com sucesso no Brasil todo” é um aposto explicativo que aparece invertido com o termo a que se refere, motivo pelo qual a vírgula que aparece depois dele poderia ser substituída por ponto e vírgula.
  • B. Em “Além disso, houve redução na inflamação”, o sujeito de houve é o termo redução na inflamação, portanto a pluralização de redução implicaria a alteração de houve para houveram para fins de concordância verbal.
  • C. Uma vírgula poderia ter sido usada antes de “Alencar Kolinski Machado”, já que esse termo é um aposto restritivo, função sintática que normalmente aparece separada do restante da oração por algum tipo de pontuação.
  • D. As formas verbais “Prefira” e “abuse”, flexionadas na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo, apresentam a mesma classificação de tipo de sujeito, mas têm transitividades diferentes.
  • E. O conectivo que, nas duas ocorrências destacadas no texto, inicia orações que desempenham a mesma função sintática: são objetos diretos das formas verbais presentes nas suas orações principais.

Quanto à acentuação gráfica, observe algumas palavras do texto que, dependendo da classe a que pertencem ou ao tempo do verbo em que se encontram, podem vir acentuadas ou não. No caso das seguintes, por um motivo ou outro, todas se encontram corretamente acentuadas.

Daí, princípio, piorará, contêm.

Nos exemplos a seguir, complete os espaços com as palavras grafadas em caracteres maiúsculos que se encontram entre parênteses e sem acentuação. Empregue-as acentuadas ou não acentuadas, conforme for o correto:

I. Ele pediu ao Senhor: ________ força aos que lutam. (DAI, verbo)

II. Está escrito: No ________, era o Verbo. (PRINCIPIO, substantivo)

III. Quando soube que a situação, que não era boa, ________ ontem, adoeceu. (PIORARA, verbo)

IV. Não sei se _________ o trabalho hoje ou amanhã. (PRINCIPIO, verbo)

V. ________ a dois meses, ele voltou. (DAI, advérbio)

 

Os espaços foram corretamente preenchidos com:

  • A.

    dai – principio – piorara – princípio - daí.

  • B.

    daí – princípio – piorará – princípio - dai.

  • C.

    dai – principio – piorará – principio - daí.

  • D.

    dai – princípio – piorara – principio - daí.

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