Questões de Língua Portuguesa da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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Releia o trecho a seguir.

             Volta para o estúdio. Os âncoras fecham a cara. Estão bravos com o aumento de preços. E o que fazer para proteger o seu dinheiro? A reportagem é agora com um economista, que, compenetrado, surge fazendo cálculos na calculadora.

 

 

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas sobre aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos do trecho.

I. Volta e âncoras são palavras polissêmicas. No trecho, a primeira significa o deslocamento da imagem do supermercado para o ambiente fechado.

II. Os três primeiros períodos podem ser, corretamente, escritos: "Volta para o estúdio e os âncoras fecham a cara porque estão bravos com o aumento de preços."

III. O adjetivo que se refere ao economista tem a função sintática de predicativo e pode ser, corretamente, colocado após o verbo surgir.

IV. As expressões: para o estúdio, a cara, com o aumento de preços e o seu dinheiro são complementos verbais, na função sintática de objetos diretos ou indiretos.

V. O quarto período do trecho pode ser transposto para a voz passiva, sem identificação do agente da passiva.

  • A.

    III e IV

  • B.

    I, II, III e V

  • C.

    III, IV e V

  • D.

    I, II, III e IV

  • E.

    II, III e IV

Leia o texto a seguir, retirado da revista ISTO É, de 6 de maio de 2009 para a resolução das questões 21 e 22. Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas a respeito de aspectos morfossintáticos e de interpretação da norma padrão da língua.

 

História – As marcas de Auschwitz

Setembro de 1944. Presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, oito jovens entre 18 e 20 anos escreveram seus nomes e datas de nascimento em um papelão e o colocaram numa garrafa. Agora, 65 anos depois, essa mensagem foi encontrada por acaso. A garrafa estava escondida em um muro demolido por operários.

 

I. A palavra marcas pode ser entendida no sentido literal, denotativo e no sentido figurado, conotativo.

II. O final do texto (em negrito) tem duas locuções verbais.

III. A forma pronominal essa (essa mensagem) foi empregada porque se refere a algo já dito.

IV. Presos no campo de concentração só pode ser reescrito, corretamente, que estavam presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, se a oração aparecer após oito jovens entre 18 e 20 anos.

V. O pronome oblíquo o retoma o substantivo papelão e tem a função sintática de objeto direto.

  • A.

    I, III e V

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    III, IV e V

  • D.

    I, II, III, IV e V

A respeito da chamada do texto, assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas sobre os aspectos morfossintáticos da língua padrão.

I. As duas últimas orações podem estar no início do período, desde que se coloque uma vírgula após extensa.

II. O período apresenta uma ideia adverbial e uma ideia de finalidade.

III. O pronome se caracteriza sujeito indeterminado.

IV. O adjetivo extensa não está sendo empregado no sentido de comprimento e sim de quantidade.

V. O período apresenta uma ideia reduzida em ter planejamento financeiro e tempo.

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II , III e V

  • C.

    I , IV e V

  • D.

    I, II, III , IV e V

Assinale a opção em que a forma pronominal foi adequadamente substituída por outro elemento coesivo, de acordo com o contexto.

  • A.

    Esse provocaria o esvaziamento das favelas.

  • B.

    As pessoas provocariam um esvaziamento das favelas.

  • C.

    Essa ação provocaria o esvaziamento das favelas.

  • D.

    Esta iniciativa provocaria o esvaziamento das favelas.

Na norma padrão da língua aparecem três vozes verbais. Assinale a opção em que o período não pode ser transposto para a voz passiva. (períodos retirados da revista GALILEU, de julho de 2009)

  • A.

    "Raul Barreto, dos Parlapatões, coleciona bolinhas de malabares, celulares velhos e medalhas de polo aquático." (p. 24)

  • B.

    "Todo dia eu redescubro alguma coisa, como essas babushkas, que a minha sogra trouxe da Rússia, diz." (p.24)

  • C.

    "Quando era criança, ele se interessava mais por futebol do que por ciência." (p.60)

  • D.

    "Seu trabalho ainda vai salvar o planeta." (p. 53)

  • E.

    Cargos ou tempo de serviço não definirão o sucesso desses jovens. (adaptado)

As palavras a seguir foram, propositadamente, escritas sem o acento gráfico.

Assinale aquela em que a presença do acento gráfico não altera o significado.

  • A.

    cameras – estudio

  • B.

    pes – noticia

  • C.

    e – agua

  • D.

    esta – policia

  • E.

    domestico – ancoras

Assinale a opção em que a palavra destacada no excerto não pertence à mesma classe gramatical e não apresenta o mesmo significado:

  • A.

    A violência só se expande porque a negligência impera.

  • B.

    A mudança social não pode só remover as favelas.

  • C.

    O arquiteto ficou só, pois sua opinião não é relevante.

  • D.

    Só o medo explica a negligência com que o assunto é tratado.

Analisando as orações a seguir, assinale a opção em que não pode haver a mudança para a voz passiva.

  • A.

    "Mas os nossos olhos não vêem, a não ser no cinema."

  • B.

    "Análise parecida fez o antropólogo Roberto Da Matta..."

  • C.

    "Ventura lembrou um exemplo bem-sucedido de remoção..."

  • D.

    "Se do lado de cá ele impede o avanço do nosso descaso para com os pobres..."

Analise o emprego do que no período "Não importou que os novos assentamentos não ...". A seguir, assinale a opção que apresenta que com a mesma classificação morfológica.

  • A.

    "... o da favela da Catacumba, que ficava nas encostas da Lagoa Rodrigo de Freitas, nos anos 1960."

  • B.

    "O importante era que ficassem fora do alcance visual da zona sul."

  • C.

    "Com um nome que é quase um deboche, Cidade de Deus, tem hoje..."

  • D.

    "A violência que assola nossas cidades tem produzido um sentimento..."

Assinale a opção em que o sujeito das formas verbais do 6.º parágrafo está classificado incorretamente, considerando-se a norma padrão da língua.

  • A.

    A forma verbal têm de ser induzidas tem como sujeito as pessoas.

  • B.

    A forma verbal provocaria tem como sujeito isso, elemento coesivo que retoma a ideia de transferência das pessoas.

  • C.

    O sujeito da forma verbal ajuda é Roberto Kauffmann.

  • D.

    Um debate amplo com a sociedade é o sujeito da forma verbal é preciso.

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