Questões de Língua Portuguesa da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

TEXTO 13.

Referência para as questões 25, 26 e 27.

"Na Idade Média, a proteção jurídica para a autoridade e para o particular era a mesma, sujeitando-se, um e outro, às instâncias jurisdicionais dos tribunais, caben- do, no entanto, ao príncipe um direito eminente, composto por uma série de prerro- gativas e poderes que ele devia exercer no interesse da coletividade. Em uma segunda fase, após a Reforma, ampliou-se o poder do príncipe; constitui-se o chamado Jus poli- tiae (direito de polícia) que, partindo da idéia de poder sobre a vida religiosa e espiri- tual do povo, concentrou em mãos dos príncipes poderes de interferir na vida privada dos cidadãos, sob o pretexto de alcançar a segurança e o bem-estar coletivo. Para combater esse poder absoluto do príncipe, elaborou-se a teoria do fisco, em consonância com a qual o patrimônio público não pertence ao príncipe nem ao Es- tado, mas ao fisco."

 (In: Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Direito Administrativo, p. 26, 10 ed.)

Marque a alternativa correta em relação ao texto (13) dado.

  • A.

    A oração "sob o pretexto de alcançar a segurança" pode ser escrita do seguinte modo "sobre o pretexto de alcançar a segurança", uma vez que não se altera o significado.

  • B.

    O vocábulo "consonância" significa, no texto, "conjunto agradável de sons."

  • C.

    A frase "elaborou-se a teoria do fisco, em consonância com a qual" pode ser al- terada para "elaborou-se a teoria do fisco em que "sem prejuízo gramatical, permanecendo correta de acordo com a gramática tradicional.

  • D.

    O fisco, na Idade Média, acha-se completamente ausente, visto que nessa época, segundo o texto, o povo não paga tributos e impostos.

  • E.

    No período pós-reforma protestante, o fisco incide, sobretudo, na propriedade privada uma vez que essa também passa a ser propriedade da Igreja Católica.

TEXTO 12.

 Referência para as questões 23 e 24.

WALL-MART ENFRENTA RESISTÊNCIA EM NOVA YORK

"A Wall-Mart está ansiosa para fazer da cidade de Nova York sua próxima fronteira", disse a porta-voz da empresa na costa leste, mas muitos nova yorquinos pare- cem dispostos a receber a megaloja com tanto entusiasmo quanto uma cidade de fronteira recebe um fugitivo. Pequenas empresas, líderes sindicais, vereadores e até alguns candidatos a prefeito estão se armando para evitar que a Wall-Mart se instale na cidade, agora que a maior varejista do mundo admitiu que quer abrir em 2008 sua primeira loja na ci- dade de Nova York, planejada para o distrito de Rego Park, em Queens. (...) A briga provavelmente será a maior batalha contra uma única loja na história da cidade, porque o movimento trabalhista considera a empresa o inimigo público número 1, por ser tão anti-sindical e porque muitas pequenas empresas temem que dezenas de milhares de consumidores corram para a loja, levando consigo milhões de dólares em negócios. Talvez a maior oposição à Wall-Mart venha das organizações de trabalhadores, que disseram a membros da Câmara Municipal que a empresa paga salários baixos, dá seguro-desemprego para menos da metade dos funcionários, é veementemente contra os sindicatos e enfrenta um enorme processo por discriminação sexual.

 (Folha de São Paulo, 12 de fevereiro de 2005, Caderno Dinheiro)

Marque a alternativa correta em relação ao texto (12) dado.

  • A.

    O vocábulo "discriminação" que ocorre no texto tem o mesmo significado do vocábulo "descriminalização".

  • B.

    O vocábulo anti-social leva hífen assim como o vocábulo anti-natural

  • C.

    A oração "A Wall-Mart está ansiosa" é inadequada na linguagem jornalística uma vez que atribui a um ser inanimado atitudes de seres animados.

  • D.

    A oração "muitos nova yorquinos parecem dispostos a receber" estaria correta gramaticalmente se os verbos se flexionassem da seguinte maneira: "muitos nova yorquinos parece dispostos a receberem".

  • E.

    O vocábulo porque em "porque o movimento trabalhista considera", pode ser trocado pelo vocábulo "contudo" sem alterar o significado da oração

Texto 10.

Referência para a questão 20.

COM TRINTA ANOS DE ATRASO

A incapacidade da Organização das Nações Unidas - ONU - de lidar com uma das maiores ameaças deste início do século, o terrorismo, é o que melhor simboliza a crise vivida pela organização. Até hoje, os países que compõem a ONU nem sequer conseguiram chegar a um consenso sobre o que deve ser definido como terrorismo, o que complica qualquer tentativa conjunta de combatê-lo. Agora, o secretário geral Kofi Annan resolveu colocar ordem na casa. Na semana passada, ele apresentou o mais amplo projeto para reformar a ONU desde sua criação, em l945. A proposta in- clui a sugestão de ampliar o Conselho de Segurança e criar mecanismos para corrigir distorções históricas, como a presença de regimes tirânicos na Comissão de Direitos Humanos da organização.

(Texto adaptado da Revista Veja no 13, 30/03/05, p.94)

Assinale a alternativa correta de acordo com o contexto.

  • A.

    Os vocábulos ameaças e terrorismo não possuem nada em comum com relação aos seus significados.

  • B.

    O fragmento "a incapacidade da ONU de lidar com ameaças deste século", classi- fica-se como sujeito composto por conter mais de um núcleo.

  • C.

    A palavra "terrorismo" é aposto do fragmento "uma das maiores ameaças deste início de século".

  • D.

    O vocábulo "terrorismo" é adjunto adverbial de modo de ameaças

  • E.

    A expressão "colocar ordem na casa" significa, exclusivamente, arrumar a área física da sede da ONU.

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Assinale a alternativa correta, considerando-se a afirmação nela contida, de a- cordo com o texto 6.

  • A.

    O vocábulo ansiosas na oração "Até as crianças estão ansiosas demais para es- cutar histórias", tem a função de adjunto adverbial porque expressa um estado do sujeito.

  • B.

    Em "Renascença às avessas", justifica-se o emprego da crase por tratar-se de uma locução adverbial formada por palavra feminina.

  • C.

    No contexto, o vocábulo palpiteiros constitui-se uma virtude comunicativa ao contrário do que ocorre com formadores de opinião.

  • D.

    Segundo o autor do artigo, deve-se inspirar entusiasmo ao homem completo, porque este é capaz de usar a inteligência para desenvolver-se.

  • E.

    A sociedade atual, ao atrofiar a curiosidade do indivíduo, contribui para que o homem desenvolva realmente seus conhecimentos.

TEXTO 8.

Referência para a questão 17.

PROVOCAÇÕES EM VERSOS... Direitos humanos já não perturbam tirano algum, pois os slogans dos seus guardiães agora são como o de Durban: Abaixo o racismo e morte aos judeus.

(Poeta Nelson Ascher, Revista Veja 30/03/05)

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 8

  • A.

    A segunda oração do poema é uma coordenada adversativa, ligada à primeira pelo conetivo "pois".

  • B.

    Slogans, por ser um estrangeirismo, jamais poderia ter sido incorporado no tex- to.

  • C.

    A flexão correta do vocábulo lampião no plural ocorre da mesma forma que em guardião apresentada no terceiro verso.

  • D.

    No primeiro verso encontra-se o núcleo do predicado verbal que é um verbo transitivo direto.

  • E.

    O substantivo que corresponde ao gênero feminino de judeu é judéia

Assinale a alternativa correta em relação à mudança de verbo sem que haja pre- juízo do significado do fragmento do texto 1.

  • A. O trabalho encontra-se (em lugar de foi) registrado no livro Um balcão na capital e
    pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da Pessoa.
  • B.

    O trabalho seria (em lugar de foi) registrado no livro Um balcão na capital e pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da Pessoa.

  • C.

    O trabalho é (em lugar de foi) registrado no livro Um balcão na capital e pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da Pessoa.

  • D.

    O trabalho seja (em lugar de foi) registrado no livro Um balcão na capital e pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da Pessoa

  • E.

    O trabalho estaria (em lugar de foi) registrado no livro Um balcão na capital e po- de ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da Pessoa.

TEXTO  7. 

Referência para as questões 14, 15 e 16. 
 
 

Assinale a alternativa, na qual concordância e conjugação verbal estejam gra- maticalmente corretas.

  • A.

    Desde a Antigüidade muitos debates sobre o aborto tem sido realizado por este envolver problemas morais, legais e religiosos.

  • B.

    Espera-se que o povo brasileiro admita a prática do aborto no Brasil e auxilie os legisladores.

  • C.

    As mulheres provocam aborto, a despeito do que a maioria das pessoas pense do ato tão perigosos enquanto clandestinos.

  • D.

    Na Rússia existe abortos legalizados, portanto a clandestinidade lá não há

  • E.

    Ainda não houveram campanhas suficientes que convencessem as mulheres a não praticar aborto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...