Questões de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI)

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A fim de completar respectivamente as lacunas nas linhas 13 (primeira lacuna), 23 e 25 estão escritas de forma correta as palavras que formam a alternativa:

  • A. convêm – provêm – mal.
  • B. convém – provém – mal.
  • C. convêm – provém – mau.
  • D. convém – provêm – mau.
  • E. convém – provém – mau.

A alternativa formada por palavras que completam correta e respectivamente as lacunas nas linhas 1, 3, 8 e 24 é:

  • A. à – a – há – à.
  • B. a – a – há – à.
  • C. à – à – a – a.
  • D. à – a – à – à.
  • E. à – a – há – há.

Leia atentamente as asserções a seguir:

I – Para completar adequadamente a lacuna na linha 9, deve-se usar a forma verbal “TEM”.

II – A expressão “só que” (linha 11) estabelece, entre as ideias que liga, uma relação semântica de oposição.

III – Usam-se as aspas nas linhas 4 e 6 pelo mesmo motivo, ou seja, marcar a fala de alguém.

IV – A palavra “categoria” (linha 12) foi usada como um recurso coesivo e refere-se a “médicos” (linha 7).

A alternativa correta é:

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II e IV.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas II, III e IV.

Nos trechos destacados a seguir, o sujeito classifica-se como simples, exceto:

  • A. “Essa piada ilustra o papel de deuses...” (linha 7).
  • B. “Depositamos neles uma expectativa quase delirante...” (linha 12).
  • C. “O pessoal na sala de espera indagou-o...” (linhas 4 - 5).
  • D. "Eles fazem o que podem...” (linha 18 – analisar apenas a oração em negrito).
  • E. “Ele respondeu que era como os outros...” (linhas 5 e 6 – analisar apenas a oração negritada).

Leia atentamente as assertivas:

I – Nas palavras “improvável” (linha 25) e “insatisfação” (linha 8) foi usado o mesmo processo de formação de palavras.

II – A palavra “infelizmente” (linha 14) é formada pelo acréscimo de um prefixo de negação e por um sufixo formador de advérbio.

III – O antônimo da palavra “omissos” (linha 27) é “negligentes”.

IV – A palavra “imbuído” (linha 29) poderia ser substituída, sem prejuízo de significado, por “impregnado”.

A alternativa correta é:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. Apenas III e IV.

São acentuadas, respectivamente, pelo mesmo motivo que NÓS (linha 8), CIÊNCIA (linha 19), SAÚDE (linha 15) e PORÉM (linha 23) as palavras que formam a alternativa:

  • A. Até – próximo – saída – ninguém.
  • B. Pó – história – baú – também.
  • C. Hífen – carência – táxi – você.
  • D. Fé – pássaro – veículo – alguém.
  • E. Até – história – táxi – também.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços do texto, de acordo com a ordem em que eles aparecem:

  • A. A (linha 7) – a (linha 20) – a (linha 31) – excesso (linha 33) - tem (linha 39).
  • B. Há (linha 7) – a (linha 20) – a (linha 31) – exceço (linha 33) - tem (linha 39).
  • C. Há (linha 7) – à (linha 20) – a (linha 31) – ecesso (linha 33) - têm (linha 39).
  • D. Há (linha 7) – a (linha 20) – a (linha 31) – excesso (linha 33) - tem (linha 39.
  • E. A (linha 7) – a (linha 20) – à (linha 31) – escesso (linha 33) - têm (linha 39).

Com relação ao processo de formação de palavras, assinale a alternativa em que o prefixo in e suas variações não cumprem a mesma função que nas demais:

  • A. inadequadas (linha 35).
  • B. irresponsáveis (linha 34).
  • C. inspecionados (linha 36).
  • D. injustiças (linha 44).
  • E. insuficiente (linha 38).

Leia atentamente as afirmações abaixo:

I – O termo sem dúvida (linha 12) pode ser substituído por indubitavelmente.

II - No vocábulo complexas (linha 14), a letra X representa o mesmo fonema que em taxa (linha 3).

III - O para (linha 40) estabelece uma relação de finalidade, nesse contexto.

Analisando as afirmações acima, é correto afirmar que:

  • A. apenas I e II estão corretas.
  • B. apenas I e III estão corretas.
  • C. apenas II e III estão corretas.
  • D. apenas I está correta.
  • E. apenas III está correta.

Assinale a alternativa em que o SE não possui a mesma classe gramatical que os demais:

  • A. O debate torna-se de aspecto religioso (...) (linhas 3-4).
  • B. Uma minoria de pessoas torna-se dependente (...) (linhas 12-13).
  • C. (...) se dirigir seu veículo (...) (linhas 28-29).
  • D. (...) para se fazer barreiras (...) (linhas 21-22).
  • E. (...) mas não se fazia necessária a redução legal (...) (linha 23).
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