Questões de Línguas Outras

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  • C. Certo
  • E. Errado

Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de um professor/instrutor de Libras, os alunos ouvintes estão com muita dificuldade em compreender a diferença que a expressão da face tem para indicar aspectos gramaticais. Qual deve ser, nessa situação, a atitude correta do professor?

  • A. Estimular o uso do dicionário bilíngue como uma forma de conhecer o maior número de palavras possível.
  • B. Expor um filme em sala de aula, na língua materna dos alunos, para facilitar a compreensão da história.
  • C. Criar situações em que todos os alunos, obrigatoriamente, teriam que se expressar na língua que estão aprendendo.
  • D. Promover momentos de contação e de reconto de histórias, com posterior reescrita, utilizando a língua materna do aluno.
  • E. Enfatizar na sala de aula as expressões não manuais com situações de uso efetivo, por exemplo, contando uma piada em Libras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Que modelo é caracterizado pela ideia de que o surdo deve adquirir a língua de sinais como língua materna, uma vez que esta é considerada a língua natural dos surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua, na modalidade oral e/ou escrita?

  • A. Datilologia.
  • B. Ouvintismo.
  • C. Bilinguismo.
  • D. Comunicação total.
  • E. Desenvolvimento da fala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um professor ensina português a surdos. Em sua aula sobre a escrita de narrativas, ele trabalha com enredo, isto é, com uma sequência de ações realizadas pelos atores da história que é narrada. Essa sequência, certamente, será expressa pelo passado perfeito ou imperfeito do indicativo. Considerando o conteúdo específico descrito, é necessário que o professor

  • A. use da estratégia de apresentar figuras diversas para que escrevam seus nomes em português.
  • B. conheça as relações semânticas estabelecidas pelas preposições que fazem regência com o verbo.
  • C. dispense um tempo da aula, sem que tome a aula toda, para o ensino do vocabulário na língua materna do aluno.
  • D. saiba a diferença entre tempo e aspectos verbais, de maneira que distinga esses dois fenômenos relacionados ao verbo.
  • E. conheça as razões pelas quais as formas de tratamento da 2ª pessoa do discurso assumiram a flexão gramatical de 3ª pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a figura.

Dadas as afirmativas,

I. O parâmetro orientação das mãos presente nos sinais se classifica como secundário;

II. A inversão da direção dos sinais pode indicar ideias contrárias de oposição como querer, querer-não e como ir e vir;

III. Os sinais são analisáveis pelo conjunto de unidades menores que combinam a configuração de mãos e ponto de articulação.

Considerando a figura e os parâmetros fonológicos da Libras, verifica-se que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s),

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental, um professor/instrutor de Libras se depara com uma turma formada por alunos surdos e ouvintes. Os surdos já demonstram familiaridade com a Libras pelas condições sociais de acesso e interação com a língua fora da escola; os ouvintes demonstram muitas expectativas, por se tratar de uma situação inusitada para eles, pois o conhecimento superficial que detêm sobre o assunto indica apenas que as formas de comunicação se realizam por meio do uso das mãos. Em um contexto no qual a variedade linguística se faz presente, diante dessa e demais situações, é fundamental considerar a heterogeneidade das formas de ensinar e aprender. A partir da situação apresentada, o professor/instrutor de Libras como segunda língua (L2) deve assumir a(s) seguinte(s) estratégia(s) pedagógica(s) para ouvintes:

I. fazer uso da língua materna dos alunos ouvintes como o sistema linguístico de referência, do mesmo modo que a Libras deve ser a referência para o surdo aprender o português;

II. considerar que a língua portuguesa para o ensino de Libras como segunda língua pode ocasionar consequências insatisfatórias no processo de aprendizagem e de proficiência numa segunda língua;

III. excluir das concepções que pautam as suas estratégias a interferência entre as línguas;

IV. investigar as preferências dos alunos surdos na forma pela qual eles resolvem problemas ou dúvidas em uma determinada atividade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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