Questões de Línguas Outras do ano 2012

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A cultura Surda traz consigo a forte marca das identidades. A identidade marcada pela política surda, pela Língua de sinais como a sua língua de comunicação, pela visão da surdez como diferença e não como deficiência, é chamada de

  • A.

    identidade surda política ou simplesmente identidade Surda.

  • B.

    identidade surda híbrida.

  • C.

    identidade surda flutuante.

  • D.

    identidade surda de transição.

Um professor decide trabalhar um texto em sala de aula, que você considera um pouco complexo para seu aluno surdo, mas não há tem hábil para providenciar uma adequação para este, então o professor deverá

  • A.

    explicar para o aluno que o texto é muito difícil e que ele não precisará fazer naquele momento e que poderá fazer outra atividade para ele.

  • B.

    pedir ao intérprete para explicar o texto ao aluno.

  • C.

    realizar a atividade e avaliar qual o aproveitamento do aluno, levando em consideração sua dificuldade.

  • D.

    providenciar outra atividade que possa atender a necessidade de toda a sala de maneira geral.

A atividade de leitura é fundamental para que a criança surda aprenda a estrutura da língua Portuguesa. Para isto, alguns recursos devem ser utilizados, como

  • A.

    leitura silabada para que o aluno possa ter uma melhor compreensão fazendo uso da leitura labial.

  • B.

    leitura silenciosa para que o aluno possa criar imagens mentais a respeito dos conceitos.

  • C.

    leituras contextualizadas por meio do uso de recursos visuais (figuras, vídeos, desenhos).

  • D.

    uso do sign write como apoio visual do texto.

Os principais parâmetros da LIBRAS são

  • A.

    expressão facial e corporal, gestos naturais e alfabeto manual.

  • B.

    configuração de mãos, ponto de articulação e localização.

  • C.

    expressão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

Faz-se necessário lembrar que a Língua de Sinais, por ser visual/gestual, não tem a mesma organização sintática e nem expressa conceitos da mesma forma que as línguas orais, o que gera algumas implicações como a impossibilidade da analise de textos para surdos, vocábulo por vocábulo. Frente a esta problemática, o professor deve

  • A.

    evitar trabalhar com textos pois isso fará com que o surdo perca as informações mais importantes.

  • B.

    ler todo o texto, ou trechos dele, e interpretá-los na Língua de Sinais, possibilitando ao aluno acesso a todos os recursos que esta língua oferece.

  • C.

    se responsabilizar pela explanação do texto ao aluno surdo após o termino da leitura do professor enfocando os pontos mais importantes deste.

  • D.

    antes do início da exposição do texto, fornecer uma cópia resumida e adaptada ao aluno surdo de acordo com sua capacidade de compreensão.

Uma pessoa que utiliza-se de duas línguas e participa das comunidades onde estas línguas são utilizadas, pode ser considerada

  • A.

    bilíngue e bicultural.

  • B.

    bimodal.

  • C.

    bilíngue, mas não bicultural.

  • D.

    bicultural.

Duas línguas coexistindo, porém sendo usadas separadamente sem que uma interfira na outra é a filosofia do(a)

  • A.

    Comunicação Total.

  • B.

    Bilinguismo.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Inclusão.

A Comunicação Total contribuiu para a educação do Surdo, apresentado aspectos positivos. Assinale a alternativa que não apresenta esse aspecto.

  • A.

    Ampliação da visão de surdo e surdez.

  • B.

    Criação e uso de códigos visuais.

  • C.

    Mudança do objetivo (deixou de ser a oralização, cedendo lugar à comunicação).

  • D.

    Permissão do uso de uma língua espontânea do surdo.

Sobre o uso das expressões faciais na LIBRAS, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Através dela compreendemos se a frase é afirmativa, interrogativa, exclamativa ou negativa, elas também são usadas como marcadores de intensidade.

  • B.

    Elas são usadas raramente, fazendo-se necessárias somente quando se quer enfatizar algo.

  • C.

    Elas indicam apenas intensidade, ou seja, usamos somente para expressar noções, como muito ou pouco.

  • D.

    Surdos a usam quando estão nervosos, não representando uma forma linguística de comunicação.

Apresentam-se como entraves para a prática do Bilinguismo no Brasil os seguintes aspectos, exceto

  • A.

    a falta de mobilização da comunidade Surda em prol de seus direitos

  • B.

    as diferenças culturais entre pais ouvintes e filhos surdos

  • C.

    mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas

  • D.

    a forte presença do Oralismo, que por tanto tempo proibiu o uso da Língua de Sinais

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