Questões de Línguas Outras da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A forma que a mão assume durante a execução do sinal é chamada

  • A.

    configuração de mão.

  • B.

    ponto de articulação.

  • C.

    movimento.

  • D.

    direcionalidade.

Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma característica das línguas de sinais.

  • A.

    Variações regionais.

  • B.

    Mudanças históricas.

  • C.

    Iconicidade e arbitrariedade.

  • D.

    Flexões verbais.

Existem muitos mitos em torno das Línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta uma propriedade da LIBRAS.

  • A.

    Cada país tem sua própria língua de sinais.

  • B.

    As línguas de sinais tem estrutura diferente das línguas orais.

  • C.

    As línguas de sinais são línguas completas assim como as línguas orais, permitindo falar de coisas concretas e também abstratas.

  • D.

    As línguas de sinais são mais simples que as línguas orais, porque não possuem por exemplo elementos de ligação como artigos, conjunções e preposições.

A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o meio de comunicação da população surda do Brasil. O Decreto-lei nº 5.626/2005 que regulamenta esta lei dispõe sobre a formação do tradutor e intérprete de LIBRAS. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.

  • B.

    A formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

  • C.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.

  • D.

    Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, pessoas que convivam com a comunidade surda e nelas tenham aprendido a LIBRAS mesmo que de maneira não oficial.

A Educação bilíngue no Brasil, sugere que a criança surda aprenda, primeiro, a sua língua natural ou língua materna que é a língua de sinais (L1) e, posteriormente, a Língua oral como segunda língua (L2). Neste contexto, surge o intérprete cuja função é

  • A.

    ensinar a língua de sinais a criança surda.

  • B.

    auxiliar o professor a compreender a criança surda.

  • C.

    fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor, da língua portuguesa para a língua de sinais, podendo ajudá-lo na elaboração de seus conteúdos e estratégias.

  • D.

    após a aquisição da língua de sinais pelo aluno, fazer a tradução/interpretação dos conteúdos acadêmicos que devem ser ensinados pelo professor de língua portuguesa, sem interferir em sua elaboração.

A LIBRAS apresenta parâmetros fundamentais para sua execução, chamados Parâmetros principais da LIBRAS. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A.

    Expressões, gestos e alfabeto manual ou dactológico.

  • B.

    Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.

  • C.

    Expressão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

Após quase 10 anos do reconhecimento da LIBRAS como Língua em nosso País, ainda enfrentamos dificuldades para a prática do Bilinguismo no Brasil. Estas dificuldades se devem a alguns fatores exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A.

    À falta da luta dos Surdos por seus direitos.

  • B.

    Ao preconceito.

  • C.

    Às mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas.

  • D.

    Ao fato do Oralismo ainda ser muito presente nos dias de hoje.

O Bilinguismo surgiu nos anos 80 com a decadência do Oralismo e a inconsistência da Comunicação Total. Traz com ele dois conceitos fundamentais para o reconhecimento das identidades surdas. Assinale a alternativa que os representam.

  • A.

    Bimodalismo e o Pidgin.

  • B.

    Bimodalismo e o Biculturalismo.

  • C.

    Bilinguismo e o Português sinalizado.

  • D.

    Bilingüismo e Biculturalismo.

A Comunicação Total, veio como alternativa ao Oralismo com uma nova proposta. Assinale a alternativa que representa essa proposta.

  • A.

    A Comunicação Total aceitava outras formas de comunicação, desde que a fala fosse usada junto.

  • B.

    Esta forma de comunicação negava a oralização e só aceitava a língua de sinais

  • C.

    A Comunicação Total aceitava qualquer forma de comunicação, pois seu objetivo não estava na forma e sim na importância de se comunicar.

  • D.

    Na Comunicação Total acreditava-se que se o indivíduo usasse só a forma de comunicação oral se adaptaria com mais facilidade.

O Oralismo foi a primeira corrente educacional oficial para os Surdos no Brasil e no mundo. Sua principal característica era

  • A.

    ensinar o surdo a falar para que ele fizesse parte do “mundo dos ouvintes”, negando a língua de sinais.

  • B.

    ensinar a língua de sinais para o surdo para que ele fizesse parte do “mundo dos ouvintes”

  • C.

    ensinar o surdo a falar, mas dar a ele a opção de se comunicar por sinais

  • D.

    utilizar qualquer forma de comunicação visto que o objetivo era fazer o surdo se comunica

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