Questões de Línguas Outras da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Para realizar a operação matemática 5 - 2 = 3 no sorobã pelo método Moraes, o aluno deve colocar o minuendo na

  • A. quinta classe, repeti-lo na primeira classe e colocar o subtraendo na sétima classe; a diferença ou resto ficará na primeira classe.
  • B. quarta classe, repeti-lo na segunda classe e colocar o subtraendo na terceira classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.
  • C. terceira classe, repeti-lo na primeira classe e colocar o subtraendo na segunda classe; a diferença ou resto ficará na sexta classe.
  • D. primeira classe, repeti-lo na quarta classe e colocar o subtraendo na sexta classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.
  • E. sexta classe, repeti-lo na segunda classe e colocar o subtraendo na primeira classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.

Assinale a opção que apresenta o número registrado no sorobã representado pela figura precedente.

  • A. 1.534
  • B. 1.734
  • C. 1.034
  • D. 1.234
  • E. 1.334

Na realização de uma operação matemática no sorobã, um aluno encostou na régua, na ordem das centenas, duas contas da parte inferior, e encostou na régua, na ordem das dezenas, três contas da parte inferior. Depois, encostou na régua na ordem das unidades a conta da parte superior e três contas da parte inferior. O resultado obtido pelo aluno nessa configuração do sorobã foi

  • A. 237.
  • B. 238.
  • C. 239.
  • D. 235.
  • E. 236.

A sequência ACik, criada com as letras A e C maiúsculas e as letras i e k minúsculas, é representada com a seguinte configuração de pontos, em braille, para informática:

46 46 1 14 56 24 13.

Assinale a opção que indica o número que representa o sinal restituidor, o qual restabelece o valor original dos sinais que o seguem.

  • A. 13
  • B. 24
  • C. 46
  • D. 56
  • E. 1

Assinale a opção que apresenta corretamente a expressão [email protected] com configuração de pontos em braille.

  • A. 13456 156 24 3 14 135 134
  • B. 1356 156 13 3 14 135 134
  • C. 136 156 1 3 14 135 134
  • D. 1236 156 15 3 14 135 134
  • E. 1346 156 12 3 14 135 134

Assinale a opção na qual se encontra o sinal composto por duas células braille usado em textos não informáticos para delimitar uma expressão informática.

  • A. 6 5
  • B. 4 1
  • C. 5 3
  • D. 6 2
  • E. 5 2

Assinale a opção que indica os pontos em braille que precedem a algarismos.

  • A. 456
  • B. 36
  • C. 345
  • D. 346
  • E. 3456

Assinale a opção na qual está escrito o nome do inventor do sistema braille.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Assinale a opção correta, a respeito do modo como os sinais são produzidos em LIBRAS.

  • A. Enquanto as línguas orais se valem apenas dos sons para a sua realização, as línguas de sinais se materializam por meio dos sons associados à gestualidade.
  • B. Por ser uma língua de modalidade visual-espacial, a LIBRAS é exclusivamente icônica.
  • C. A língua de sinais é a representação sinalizada da língua oral.
  • D. O alfabeto datilológico é apenas um suplemento das línguas de sinais, e sua função é a soletração de palavras das línguas orais, tais como nomes próprios, siglas e empréstimos.
  • E. A LIBRAS, como o esperanto e o gestuno, é uma língua artificial, construída com o objetivo de estabelecer a comunicação entre pessoas surdas.

A respeito do intérprete educacional, profissional que atua na educação, em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. É papel do profissional intérprete de LIBRAS a correção das provas escritas, com a adoção de mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua.
  • B. A atuação do intérprete educacional é restrita à sala de aula, não lhe cabendo atuar em eventos como reuniões de pais e conselhos de classe.
  • C. A legislação determina que o intérprete educacional ministre o componente curricular LIBRAS e, quando necessário, atue no atendimento educacional especializado.
  • D. É papel do intérprete educacional intermediar linguisticamente as relações entre os professores e os estudantes, bem como entre os colegas surdos e colegas ouvintes.
  • E. Cabe ao intérprete educacional orientar o professor regente quanto à adaptação curricular das disciplinas que serão ministradas e simplificar as avaliações.
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