Questões de Matemática do ano 0000

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O valor de x que verifica a igualdade   é:

  • A. 6
  • B. 8
  • C. 9
  • D. 10

Se M = {1, 2, 3, 4, 5} e N são conjuntos tais que M U N = { 1, 2, 3, 4, 5} e M ∩ N = {1, 2, 3}, então o conjunto N é:

  • A. Vazio.
  • B. Impossível de ser determinado.
  • C. {4, 5}.
  • D. {1, 2, 3}.

São dados os conjuntos: D = divisores de 24 (divisores positivos), M = múltiplos de 3 (múltiplos positivos), S = D ∩ M e n = números de subconjuntos de S. Portanto, n é igual a:

  • A. 64
  • B. 16
  • C. 32
  • D. 8

No futebol americano, o avanço (dez jardas) do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada. Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um towchdown. Se após as quatro chances, o time não alcançou as 10 jardas, a bola é devolvida para o time adversário. Porém, existem diferentes formas de um time pontuar. O touchdown equivale a seis pontos e ocorre quando um jogador chega à linha final com a bola em mãos ou encosta a bola nessa linha. Se o ataque não conseguir atingir as dez jardas em três chances, e se a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves. Este lance caracteriza o field goal e vale três pontos. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo. Acesso em: 30/03/2021 (adaptado).
No chute de field goal, a bola deve passar acima de uma barra à 3,05 m do chão. Suponha que um jogador irá chutar um field goal a uma distância de 28 metros em relação ao gol. A bola tem a direção para passar entre as traves, mas a função que representa a altura da bola em relação ao chão, em metro, do ponto onde o jogador chutará o field goal é igual a f (x) = x2 - 16x - 332. Dessa forma, marque a opção CORRETA.

    A) O jogador fará o field goal, pois quando a bola chegar ao gol, ela estará a 5 metros do chão.

    B) O jogador fará o field goal, pois quando a bola chegar ao gol, ela estará a 4 metros do chão.

    C) O jogador não fará o field goal, pois quando a bola chegar ao gol, ela estará a 3 metros do chão.

    D) O jogador não fará o field goal, pois a bola tocará o chão antes de chegar ao gol.

Um empregado, demora 8 horas para cortar a grama de uma área com um cortador de grama com rotação máxima igual a 7500 RPM. Para agilizar o serviço, o dono do gramado, comprou um outro cortador de grama, com os mesmos detalhes e especificações da anterior, porém com rotação máxima igual a 12000 RPM. Assim, quanto tempo este empregado demoraria para cortar a grama da mesma área da anterior com este novo cortador de grama?

    A) 5 horas.

    B) 12,8 horas.

    C) 14 horas.

    D) 3 horas.

Uma quadra de futebol de salão é sempre de forma retangular, mas não tem um tamanho único, seu comprimento pode variar entre 25 e 42 metros, e a sua largura pode variar de 16 a 22 metros. Em quantos por cento, aproximadamente, a maior área possível para uma quadra de futebol de salão, ultrapassa a menor área possível?

    A) 43,29 %

    B) 524 %

    C) 56,7 %

    D) 72,72 %

Considere uma função f: [0,6] ? ?, tal que f (x) = ?|2x ? 6| + 6, com o gráfico representado na figura abaixo:

Assinale a alternativa que apresenta da integral .

    A) 18.

    B) ? 2.

    C) ? |2|.

    D) 36.

Um estudante, após o fim do ensino médio, decidiu dedicar 8 horas do seu dia para os estudos, 20 % deste tempo, dedica para o estudo da disciplina de matemática, 15 % do tempo dedica para o estudo de disciplinas em geral e 2/5 do tempo dedica para estudar português e a redação. Do tempo restante, deixa 50% para se atualizar com acontecimentos no mundo e o tempo que sobrou dedica para realização de exercícios. Sabendo que este estudante faz, em média, um exercício a cada 5 minutos, quantos exercícios ele faz por dia?

    A) 6.

    B) 8.

    C) 10.

    D) 12.

Considere as funções do 1º grau f(x)=2x -4 e g(x) = x + 1, qual o intervalo que a função f(x) · g (x) ? 0?

    A) [?1,2].

    B) (??,?1) ? [2,??).

    C) (?? ? 1] ? [2,+?].

    D) [?2,1].

A matemática na educação básica tem alguns objetivos, dentre as alternativas abaixo, qual NÃO é um objetivo da matemática na educação básica.

    A) Desenvolver o raciocínio lógico e estimular a curiosidade.

    B) Interligar o conhecimento matemático com o cotidiano.

    C) Compreender elementos da educação financeira como porcentagem, juros simples e composto.

    D) Saber utilizar corretamente os símbolos matemáticos.

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