Questões sobre Retas e Planos

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Para revestir totalmente o piso de um salão, foram utilizadas exatamente 32 peças quadradas de porcelanato de 1 metro de lado cada uma. Caso essas peças de porcelanato fossem substituídas por outras peças quadradas com 0,5 metro de lado, o número de peças necessárias seria

  • A.

    84.

  • B.

    96.

  • C.

    108.

  • D.

    112.

  • E.

    128.

O terreno de uma casa possui 32 metros de frente. Na planta dessa casa, a frente do terreno tem 8 cm, o que implica dizer que a escala da planta é de

  • A. 1:250.
  • B. 1:40.
  • C. 1:400.
  • D. 1:4.
  • E. 1:25.

Se forem utilizados somente azulejos do tipo B, serão necessárias 24 filas de 15 azulejos em cada fila para revestir a parede.

  • C. Certo
  • E. Errado

A altura da parede é superior a 70 u.d.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para revestir com cerâmica uma sala de piso retangular, cuja largura é 4 m e o comprimento 5 m, foram utilizadas 500 peças quadradas. O perímetro de cada peça é igual a

  • A. 40 cm.
  • B. 50 cm.
  • C. 60 cm.
  • D. 80 cm.
  • E. 90 cm.

No modelo abaixo, os pontos A, B, C e D pertencem à mesma reta. O ponto A dista 65,8 mm do ponto D; o ponto B dista 41,9 mm do ponto D, e o ponto C está a 48,7 mm do ponto A.

Qual é, em milímetros, a distância entre os pontos B e C?

  • A. 17,1
  • B. 23,1
  • C. 23,5
  • D. 23,9
  • E. 24,8

Observe a figura abaixo, onde o símbolo “//” indica segmentos paralelos.

A altura h vale:

  • A. 4,0
  • B. 4,5
  • C. 5,0
  • D. 5,5
  • E. 6,0

Em um triângulo isósceles, o perímetro mede 105 cm. Sabe-se que a base tem a metade da medida de cada um dos outros dois lados. Nessas condições, as medidas dos lados desse triângulo correspondem a

  • A.

    Base: 21 cm e outros lados medem 42 cm cada.

  • B.

    Base: 26,25 cm e outros lados medem 52,5 cm cada.

  • C.

    Base: 17,5 cm e outros lados medem 35 cm cada.

  • D.

    Base: 35 cm e outros lados medem 70 cm cada.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o estudo das transformações isométricas é um excelente ponto de partida para a construção das noções de congruência. Assinale a alternativa que apresenta uma transformação que não está relacionada com a noção de congruência.

  • A.

    Simetria axial.

  • B.

    Homotetia.

  • C.

    Reflexão num ponto.

  • D.

    Rotação.

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