Questões sobre Gastroenterologia

Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Das doenças inflamatórias intestinais, com diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal há mais de 30 dias, cujo exame físico demonstra sinais de desnutrição, palidez cutaneomucosa, dor, massa abdominal palpável e com exame proctológico com uma ou mais fissuras anais e plicomas anais edemaciados, é sugestivo de:

    A) Doença de Crohn.

    B) Enterocolite necrotizante.

    C) Síndrome do intestino irritável.

    D) Retocolite ulcerativa inespecífica.

    E) Abscesso anal com síndrome de Founier.

Como é cediço, o tratamento da doença ulcerosa péptica tem como base a erradicação do Heliocobacter pylori e prevenção da doença induzida por anti-inflamatório não hormonal. Estão indicados para erradicação do Heliocobacter pylori:

    A) ranitidina + lansoprazol + claritomicina.

    B) pantoprazol + fluoxetina + tetraciclina.

    C) citrato de bismuto + claritromicina + amoxicilina.

    D) omeprazol + claritromicina + metronidazol.

    E) subsalicilato de bismuto + omeprazol + claritromicina.

Como se sabe, a inflamação aguda da parede da vesícula em geral acompanha a obstrução do ducto cístico por um cálculo, porém em 5 a 10% dos pacientes não se encontram cálculos. No que se refere à colecistite aguda e crônica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A infestação parasitária da vesícula biliar pode ser um fator desencadeante da colecistite acalculosa.

II – A resposta inflamatória pode ser induzida por agentes bacterianos como a Escherichia coli.

III – A resposta inflamatória pode ser induzida por ação química causada pela liberação de lisolecitina devido à ação da fosfolipase sobre a lecitina da bile.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição abaixo. "Geralmente o antro gástrico é poupado e há comprometimento da mucosa de fundo e corpo gástrico. É diagnosticada pelos achados histopatológicos de infiltrado linfoplasmocitário denso, quase sempre com formação de folículos na lâmina própria e rarefação de mucosa oxíntica. Em sua forma mais avançada, a atrofia da mucosa produz acloridria, má absorção de vitamina B e anemia macrocítica, eventualmente acompanhada de manifestações neurológicas."

    A) Gastrite linfocítica.

    B) Gastrite autoimune.

    C) Gastrite crônica.

    D) Gastrite aguda.

A Retocolite ulcerativa (RCU) é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acometem predominantemente a camada mucosa do cólon.
O tratamento cirúrgico de urgência deve ser considerado em todas as alternativas abaixo, exceto:

    A) Megacólon tóxico.

    B) Perfuração intestinal.

    C) Hemorragia colorretal maciça.

    D) Displasia de baixo grau em mucosa plana.

    E) RCU grave com piora da condição clínica apesar do tratamento clínico, ou nenhuma melhora significativa após 48-96 horas de tratamento médico adequado.

Pacientes adultos jovens que se apresentam com história clínica de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal há mais de 30 dias, cujo exame físico demonstra sinais de desnutrição, palidez cutaneomucosa, dor, massa abdominal palpável e com exame proctológico com uma ou mais fissuras anais e plicomas anais edemaciados, é sugestivo de:

    A) Doença de Crohn.

    B) Enterocolite necrotizante.

    C) Síndrome do intestino irritável.

    D) Retocolite ulcerativa inespecífica.

    E) Abscesso anal com síndrome de Founier.

A diminuição da mortalidade do câncer colorretal (CCR) está bem documentada relacionada principalmente à recomendação de exames regulares para detecção precoce da doença a partir dos 45 anos, particularmente com histórico familiar ou outros fatores de risco para pólipos ou câncer, como doença inflamatória do intestino.
O exame de escolha para prevenção e confirmação diagnóstica é:

    A) Ultrassonografia anorretal.

    B) Colonoscopia com biópsia.

    C) Clister opaco com duplo contraste.

    D) Retossigmoidoscopia (rígida ou flexível).

    E) Tomografia computadorizada com contraste.

A doença diverticular do colo na sua evolução patológica pode apresentar episódios agudos de diverticulite com dor abdominal e irritação peritoneal em flanco esquerdo sem massa palpável e usualmente sem febre ou comprometimento do estado geral.
Neste quadro clínico, o diagnóstico inicial e conduta a ser tomada devem ser, respectivamente:

    A) Diverticulite complicada com obstrução intestinal – laparotomia com enterectomia comcolostomia.

    B) Diverticulite complicada com peritonite – laparotomia com enterectomia e colostomia.

    C) Diverticulite complicada com abscesso – drenagem percutânea orientada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

    D) Diverticulite não complicada – antibioticoterapia sistêmica e dieta.

    E) Diverticulite complicada com fístula – laparotomia exploradora com enterectomia e enteroanastomose.

As hemorróidas são a dilatações patológicas das veias do plexo submucoso anorretal devido à pressão venosa persistentemente elevada no plexo hemorroidário, associado à idade, gravidade, esforço e hábitos intestinais irregulares.
Assinale a alternativa correta em relação às hemorróidas.

    A) As hemorróidas externas ocorrem acima da linha pectínea e são recobertas por epitélio escamoso ou do tipo cutâneo.

    B) O plexo hemorroidário interno localiza-se abaixo da linha pectínea e é recoberto por mucosa colunar ou epitélio transicional.

    C) O plexo hemorroidário interno é formado pela artéria retal superior e suas veias drenam para o sistema porta, via veia ilíaca interna.

    D) O plexo hemorroidário interno tem inervação visceral autônoma, levando o paciente ter, muito mais dor por ter muitas fibras sensitivas de dor, temperatura e toque.

    E) A maioria dos pacientes possui três mamilos hemorroidários internos (localizados nas áreas anterior direita, posterior direita e lateral esquerda), em consequência das ramificações da artéria retal superior.

A anatomia vascular do reto se faz por meio de um complexo vascular a partir de dois sistemas vasculares, da artéria mesentérica inferior e artérias ilíacas e veias correspondentes.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa anatomia.
1. A artéria retal superior é ramo da artéria mesentérica inferior. 2. A artéria retal média é ramo da artéria ilíaca interna. 3. A artéria retal inferior é ramo da artéria pudenda interna , que por sua vez é ramo da artéria ilíaca interna. 4. A drenagem venosa se dá para a veia mesentérica inferior e daí para o sistema porta hepático e da veia ilíaca interna para veia cava inferior.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...