Questões de Museologia

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Documento I:

O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo, deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória. Trata-se de um exemplo de abertura de:

  • A. Arquivo.
  • B. Livro tombo.
  • C. Descrição intrínseca.
  • D. Descrição extrínseca.

No que diz respeito à gestão de museus, uma das preocupações deve ser a questão do público. Certos cuidados são fundamentais em relação a esse aspecto, entre os quais podemos destacar:

  • A. Garantir uma recepção calorosa dos visitantes, que informe já na entrada as regras de uso de cada espaço do museu.
  • B. Criar situações e regras rígidas de “escuta”, nas quais o público possa perceber que o silêncio, num museu, deve prevalecer acima de tudo.
  • C. Cuidar da segurança dos espaços para adultos e para crianças, separando-os, criteriosamente, através de exposições organizadas por faixa etária.
  • D. Gerar no museu um espaço de seleção de grupos, permitindo que os mais bem preparados tenham melhores condições de usufruir do local.

Entende-se por “ação cultural” toda a forma de atividade que possa dinamizar a atuação do museu e enriquecer a vivência da comunidade em que está inserido. O principal potencial do museu é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. Sobre a ação educativa e cultural dos museus, é correto afirmar que:

  • A. Essas ações podem ser desenvolvidas apenas em unidades museológicas públicas, pois é papel primordial do Estado fazer com que a cultura se efetive.
  • B. Essa ação é de fato efetivada com a participação da comunidade; porque é este, justamente, seu principal objetivo: inserir o museu na vida da comunidade.
  • C. O museu se responsabiliza, nesses casos, por garantir a oportunidade para que o artesão possa divulgar e vender o seu produto gerando necessariamente ocupação e renda.
  • D. As atividades como propostas de novos programas e projetos, via de regra, são formas de exposição, embora a aquisição e o repasse de conhecimento não estejam entre os objetivos dos museus.

A figura apresenta um local característico das exposições onde os colecionadores colocavam seus objetos trazidos de viagens em uma sala, formando os gabinetes de curiosidade (aproximadamente no século XV), às vezes organizando-os por cores ou temáticas sem finalidade expositiva e com visitação apenas por pessoas da elite. Na atualidade, para se organizar e proceder a montagem uma exposição de cunho museológico é necessário, entre outros fatores, respeitar uma sequência de passos.

Assinale a alternativa que condiz com as etapas adequadas à montagem completa de uma exposição.

  • A. Desenho; montagem; trabalho em equipe; proposta conceitual; e, participação à comunidade.
  • B. Ideias e planejamento; desenho; elaboração técnica; montagem e manutenção; atualização; e, avaliação.
  • C. Objetivos; justificativa; apresentação do tema; disposição do conceito no espaço; e, estimativa orçamentária.
  • D. Criação artística; enunciado central, desenvolvimento conceitual; definição de tópicos; diagnóstico; e, proposição.

Observe a imagem.

Na imagem, vemos um exemplo de “coleção”. Dentro dos conceitos básicos da museologia, a palavra “coleção” ganha um significado primordial. Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada à palavra “coleção”, em termos museológicos.

  • A. Pode ser definida como um conjunto de objetos materiais ou imateriais (obras, artefatos, mentefatos, espécimes, documentos arquivísticos, testemunhos etc.).
  • B. É necessariamente o acervo recolhido e acumulado por famílias tradicionais de uma sociedade e com frequência comunicado a um público mais ou menos vasto.
  • C. É todo o agrupamento de objetos representativos de uma época ou cultura, intrinsecamente ligados entre si, e que estabelecem criteriosamente uma ordem cronológica.
  • D. É o conjunto que um indivíduo ou um estabelecimento se responsabilizou por reunir, classificar, selecionar e conservar, e que tem que ter significado relevante à comunidade local.

Sobre a origem e a história dos museus, analise as afirmativas a seguir.

I. A palavra museu originou-se na Grécia antiga e está ligada às divindades da memória, filhas de Zeus.

II. Na Idade Média o termo ganhou grandiosidade e importância, e a construção de museus se tornou mais comum do que a construção de igrejas e catedrais.

III. Com o espírito renascentista e humanista em ascensão a partir do século XV, os “gabinetes de curiosidades” e coleções científicas proliferam pela Europa.

IV. A acepção atual de museu surgiu principalmente no contexto da Revolução Industrial, quando produzir obras de arte se tornou uma atividade em série.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.

Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.

  • A. A criação, a fusão e a extinção de museus só serão efetivadas por meio de avaliação e votação junto à comunidade, sobre a necessidade ou não do museu para a população do entorno.
  • B. Para se criar um museu é necessário, entre outras medidas, elaborar um projeto e aprovar um Regimento Interno – documento elaborado para estabelecer as normas de funcionamento do museu.
  • C. Como ainda não há no Brasil nenhuma lei específica, a elaboração de planos, programas e projetos museológicos, visando à criação dos museus pode ser feita por qualquer empresa ou particulares.
  • D. A criação de um museu gera grandes responsabilidades em relação ao seu planejamento e gestão, uma vez que ele só pode ser criado através da subvenção financeira garantida por um órgão público.

Sobre o surgimento das primeiras instituições museológicas no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • A. Durante todo o século XX, os museus brasileiros eram as instituições enciclopédicas que construíram finalmente uma identidade nacional.
  • B. Os museus pioneiros do Brasil, através de suas exposições naturalistas, conseguiram desmistificar a ideia da superioridade racial europeia.
  • C. D. João VI criou o Museu Real, hoje, Museu Nacional, cujo acervo inicial se compunha de uma pequena coleção de história natural doada pelo monarca.
  • D. Muitos dos museus criados ainda no período Imperial tinham a missão de divulgar apenas a cultura europeia, considerada superior naquela época.

Tendo em vista o conceito de “arquitetura museal” de uma maneira mais ampla e o vocabulário arquitetônico a ela condicionada, é correto afirmar que

  • A. na arquitetura específica dos museus é regra obrigatória priorizar a uniformidade e a padronização das formas.
  • B. a “galeria” é o lugar concebido como um dos principais modelos de construção característica dos museus de Belas Artes.
  • C. a eletricidade facilitou as melhorias na arquitetura museal, mas é a principal responsável pela deterioração dos acervos artísticos.
  • D. as perspectivas e normas na arquitetura de museus não podem se diferir, em hipótese alguma, das regras e dos conceitos da arquitetura tradicional.

Muitas funções e objetivos dos museus universitários e científicos foram se modificando ao longo do tempo. Analise as afirmativas, tendo em vista essas funções e os objetivos atuais dos museus.

I. Os museus devem exercer apenas funções didáticas e internas, ligadas à conservação, e divulgação de descobertas científicas relevantes.

II. Os museus científicos podem direcionar suas atividades à comunidade acadêmica e também para a sociedade como um todo.

III. Esses museus têm como uma de suas missões constituir a “face visível” da universidade para o grande público.

IV. Cabem aos museus apoiar e incentivar junto à universidade, os jovens que tenham aptidão e talento para as atividades científicas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
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