Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

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Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. O teste de aceitabilidade deve ser realizado nas escolas para avaliar a aceitação de cardápios praticados frequentemente, mas também quando um alimento atípico ao hábito alimentar local for inserido no cardápio, bem como quando ocorrerem alterações inovadoras no preparo de alimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Os métodos recomendados para avaliação da aceitabilidade da alimentação escolar são: escala hedônica; resto; ingestão; e teste de ordenação. Esses testes são mais fáceis e auxiliam o nutricionista na avaliação do cardápio ofertado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Para a execução do PNAE, a Lei n.º 11.947/2009 apresenta seis diretrizes que devem ser seguidas para a oferta de alimentação escolar no Brasil, são elas: alimentação saudável e adequada; educação alimentar e nutricional; universalização; participação social; desenvolvimento sustentável; e direito à alimentação escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação ao planejamento de cardápios com base nas informações do texto 21A4BBB e da tabela, o nutricionista

  • A. deve solicitar que outro profissional da alimentação escolar elabore os cardápios para as escolas.
  • B. deve utilizar todos os recursos disponíveis a seu alcance para o tratamento nutricional dos alunos sob sua responsabilidade profissional.
  • C. não tem a obrigação de servir preparações modificadas na escola do município, pois o aluno deve trazer de casa seu lanche caso não possa consumir o que a escola produz.
  • D. deve separar as crianças com necessidades especiais para realizarem suas refeições em espaços distintos.
  • E. não pode modificar receitas no âmbito escolar, só pode comprar produtos prontos industrializados para servir aos alunos com necessidades especiais.

Considerando as informações do texto 21A4BBB, assinale a opção que apresenta os ingredientes que devem ser retirados da receita para que o nutricionista possa atender aos alunos em questão.

  • A. açúcar, farinha de trigo, manteiga, ovo
  • B. açúcar, leite de vaca, manteiga, sal
  • C. açúcar, fermento em pó, leite de vaca, sal
  • D. açúcar, farinha de trigo, leite de vaca, ovo
  • E. açúcar, farinha de trigo, leite de vaca, manteiga

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, alimentos minimamente processados

  • A. são aqueles que estão na base da pirâmide alimentar, composta por cereais, leguminosas e fibras, e devem ser consumidos em pelo menos duas refeições diárias.
  • B. são aqueles que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, e não envolvem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
  • C. são a mesma coisa que alimentos in natura, obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
  • D. são produtos derivados diretamente de alimentos, reconhecidos como versões dos alimentos originais, cujo processo visa torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar.
  • E. são aqueles que sofreram técnicas de manufatura como extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou cozimento.

De acordo com o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas, produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional,

  • A. saber preparar o próprio alimento gera autonomia e permite praticar as informações técnicas.
  • B. o planejamento das ações de EAN são atividades privativas dos nutricionistas.
  • C. as ações de EAN não são recurso terapêutico que integra um processo de cuidado e cura em situações de agravo à saúde.
  • D. as estratégias de EAN devem basear-se somente em aconselhamentos individuais.
  • E. os termos educação nutricional e educação alimentar são sinônimos.

Considerando o Guia Alimentar para a População Brasileira, assinale a opção correta, a respeito do vatapá, cujos ingredientes e modo de preparo são citados na canção de Dorival Caymmi apresentada anteriormente.

  • A. O azeite de dendê (óleo de palma), extraído da polpa do dendê, é fonte de pró-vitamina A.
  • B. Por conter ingredientes hipercalóricos, o vatapá não é considerado um alimento saudável.
  • C. Durante o processo de cocção do vatapá, deve-se tampar a panela e deixar a massa engrossar, sem mexê-la, contrariando-se o que afirma a canção.
  • D. Dada a presença de gengibre e pimenta na sua receita, o vatapá é considerado um alimento termogênico, que promove a queima de calorias.
  • E. O fubá, ingrediente básico do vatapá, é um derivado da farinha de arroz, moído em triturador bem fino.

De acordo com os princípios e as recomendações do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, julgue os itens seguintes. A regularidade e a duração adequada das refeições demandam ambiente apropriado e são favorecidas pela ingestão de alimentos em companhia, o que contribui para aumentar a concentração no ato de comer e para evitar comer muito rapidamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os princípios e as recomendações do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, julgue os itens seguintes. A base para uma alimentação balanceada, saborosa, culturalmente apropriada, promotora de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável é constituída pelos alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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