Questões de Nutrição da Instituto Quadrix

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Durante a infância e a adolescência, são essenciais as ações de promoção da vida saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e controle das carências nutricionais. Nesse contexto, a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável entre crianças e adolescentes. A respeito desse público e desse cenário, julgue os itens a seguir. Nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) têm como atribuição a revisão das prestações de contas, não possuindo poder de interlocução para promoção de práticas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis no âmbito escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. A prevalência de insegurança alimentar na população brasileira vem se reduzindo ao longo dos anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. Para garantir a segurança alimentar para a população, é necessária a articulação de diversos setores governamentais, entre eles a saúde. Apesar disso, a cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional ainda não aparecem como diretriz na Política Nacional de Alimentação e Nutrição revisada em 2012.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue os próximos itens. No âmbito da promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, pode-se citar o Guia Alimentar para a População Brasileira como um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis para indivíduos e coletividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. O teste de aceitabilidade deve ser realizado nas escolas para avaliar a aceitação de cardápios praticados frequentemente, mas também quando um alimento atípico ao hábito alimentar local for inserido no cardápio, bem como quando ocorrerem alterações inovadoras no preparo de alimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Os métodos recomendados para avaliação da aceitabilidade da alimentação escolar são: escala hedônica; resto; ingestão; e teste de ordenação. Esses testes são mais fáceis e auxiliam o nutricionista na avaliação do cardápio ofertado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Para a execução do PNAE, a Lei n.º 11.947/2009 apresenta seis diretrizes que devem ser seguidas para a oferta de alimentação escolar no Brasil, são elas: alimentação saudável e adequada; educação alimentar e nutricional; universalização; participação social; desenvolvimento sustentável; e direito à alimentação escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma alimentação adequada durante os primeiros anos de vida é fundamental para o pleno desenvolvimento e crescimento infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a criança seja exclusivamente amamentada nos primeiros seis meses de vida e, após este período, sejam introduzidos de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Em relação à esta população, julgue os seguintes itens. Para a classificação do estado nutricional de crianças menores de cinco anos de idade, são adotadas como referência as curvas de crescimento infantil propostas pela OMS em 2006.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conhecimento relativo aos macro e micronutrientes, julgue os itens subsequentes. As vitaminas lipossolúveis são: C, E, D e A.

  • C. Certo
  • E. Errado

Boas práticas (BP) são necessárias para garantir a qualidade higiênico-sanitária de alimentos, ou seja, obter um alimento seguro. Sendo assim, estão diretamente relacionadas com a higiene dos alimentos e tudo o que envolve a produção de refeições e(ou) produtos alimentícios. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O Manual de boas práticas (MBP), como um documento geral e padronizado de qualidade higiênico-sanitária, pode ser comum a diferentes estabelecimentos, com exceção do item de identificação da unidade, e contempla, no mínimo, aspectos referentes a edificação, equipamentos e utensílios, potabilidade da água, controle integrado de vetores e pragas urbanas, capacitação profissional, higiene e saúde dos manipuladores e manejo de resíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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