Questões sobre Nutrição Humana

Lista completa de Questões sobre Nutrição Humana para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, o aconselhamento nutricional para a promoção de práticas alimentares saudáveis, além de utilizar técnicas de motivação, apoia-se em modelos teóricos de intervenção, como o modelo de estágio de mudança de comportamento ou modelo transteórico. A respeito desse instrumento e de seus fundamentos, julgue os itens subsecutivos.

Há um dinamismo quanto aos estágios de mudança de comportamento. Sendo assim, mesmo quando se atinge o nível de manutenção, é necessário prevenirem-se recaídas em indivíduos que foram capazes de manter o comportamento pretendido por período superior a seis meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, o aconselhamento nutricional para a promoção de práticas alimentares saudáveis, além de utilizar técnicas de motivação, apoia-se em modelos teóricos de intervenção, como o modelo de estágio de mudança de comportamento ou modelo transteórico. A respeito desse instrumento e de seus fundamentos, julgue os itens subsecutivos.

No estágio de pré-contemplação, o indivíduo apresenta intenção de adotar práticas saudáveis em um futuro próximo, de até seis meses. Geralmente, a falta de informação ou as experiências negativas impedem a tomada de decisão para o momento atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione os sintomas e sinais clínicos nutricionais, numeradas de 1 a 5 às suas respectivas deficiências nutricionais de:

1. Mancha de Bitot.

2. Estomatite angular.

3. Hipogeusia.

 4. Hiperpigmentação.

5. Petéquias.

( ) Vitamina C

( ) Vitamina A

( ) Zinco

( ) Niacina

( ) Riboflavina

 A sequência correta é:

  • A.

    1, 4, 5, 2, 3.

  • B.

    4, 1, 2, 5, 3.

  • C.

    1, 5, 2, 4, 3.

  • D.

    5, 1, 3, 4, 2.

  • E.

    5, 1, 4, 3, 2.

A educação nutricional faz parte das atividades do nutricionista em todos os campos de atuação, e a diferenciação entre o processo de educação e orientação nutricional pode contribuir para definir o papel do nutricionista como educador. Com relação ao processo de educação nutricional, afirma-se:

I. Deve ser enfatizada a mudança imediata das práticas alimentares por meio do seguimento da dieta determinada pelo profissional nutricionista, que é considerado a autoridade nesse processo.

II. As necessidades de mudança de comportamento alimentar são discutidas com o paciente, sendo o nutricionista um parceiro na resolução dos problemas e dificuldades.

III. As representações sobre o comer e a comida, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde por parte do paciente devem ser consideradas pelo nutricionista.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I e III.

  • B.

    Somente a afirmativa I.

  • C.

    Somente a afirmativa II.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III.

  • E.

    Somente a afirmativa III.

A determinação social da desnutrição pode ser esquematizada de acordo com diferentes níveis hierárquicos de causas. É considerada uma causa mediata da desnutrição

  • A. ingestão de alimentos.
  • B. estrutura econômica.
  • C. organização social da produção de alimentos.
  • D. necessidade nutricional.
  • E. acesso ao alimento.

Julgue os itens seguintes, relativos a fatores de risco e tratamento da hipertensão arterial.

A atividade física ajuda a secreção da insulina pelo pâncreas e a captação periférica da glicose pelos músculos, sendo os exercícios aeróbicos a atividade física que mais contribui para a redução da pressão arterial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos determinantes do comportamento alimentar, considere os fatores abaixo.

I – Dietas ricas em gorduras, açúcares e sódios, de restaurante tipo fast-food.

II – A praticidade dos alimentos pouco saudáveis.

III – A participação e o apoio da família.

IV – A falta de opção de lanches saudáveis na escola.

V – O estigma, a discriminação e os sentimentos de frustração e medo.

Os fatores que explicam as barreiras encontradas por adolescentes na adoção de uma dieta saudável são os apresentados em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, III e V, apenas.

  • D.

    I, II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

A educação nutricional crítica, de orientação marxista, tem compromisso de fortalecer a luta contra a fome e a desnutrição. Essa visão de comportamento alimentar corresponde ao determinante

  • A.

    biológico

  • B.

    cultural

  • C.

    sociocultural

  • D.

    socioeconômico

  • E.

    antropológico

A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública. O estágio da deficiência de vitamina A que, após o tratamento com essa vitamina, apresenta regeneração completa da superfície ocular, sem deixar sequelas, é a(o)

  • A.

    úlcera corneal

  • B.

    xerose corneal

  • C.

    ceratomalácia

  • D.

    leucoma de córnea

  • E.

    estafiloma

São considerados peixes magros:

  • A.

    carpa, truta e robalo.

  • B.

    arenque, anchova, atum.

  • C.

    enguia, cavala, cherne.

  • D.

    lampréia, pirarucu, salmão.

  • E.

    sardinha, pescada, pacu.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...