Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a pesquisa de mestrado citada no texto, é possível afirmar que

  • A. o professor e a escola devem proibir o uso de celular na sala de aula, por não considerarem tal uso importante.
  • B. o professor e a escola trabalham competências que são exigidas no mercado de trabalho, além das disciplinas obrigatórias.
  • C. o aluno gostaria de utilizar tanto o celular quanto o tablet na sala de aula, no sentido de facilitar o aprendizado.
  • D. o professor tem a responsabilidade de mediar o uso dos celulares dos alunos na sala de aula.
  • E. a escola não está focada num tipo de ensino que poderia incluir a tecnologia na sala de aula, mas os professores não almejam isso.

Em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências deve propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, permitam participação ativa e tenham relação com o dia-a-dia. Analise a seguir as quatro situações didáticas essenciais ao ensino e aprendizagem de Ciências:

I – Observação: é a análise de um experimento com a mediação do educador, deve ser proposta sempre que houver uma investigação desenvolvida em aula. Dessa forma o aluno aprende, além de conteúdos tradicionais, a observar fenômenos, elaborar hipóteses e organizar dados.

II – Experimentação: é a investigação para relacionar o saber científico ao dos alunos. A experimentação proporciona a manipulação de experimentos, relacionando novos conhecimentos com aqueles já aprendidos e propõem a resolução de problemas.

III – Pesquisas de textos: O professor cria uma oportunidade que gere dúvidas sobre um tema. Depois de todos revelarem suas concepções em conversas, desenhos e textos, ele indica a consulta a textos científicos. Assim, os alunos exercitam a compreensão de textos, aprofunda conhecimentos e informações sobre os conteúdos.

IV – Leitura e escrita sobre Ciências: Busca por respostas para a resolução de problemas em livros, revistas, jornais e internet. A atividade não é produtiva se for atrelada apenas à coleta de dados. Nesse tipo de proposta a criança aprende, além dos conteúdos relacionados, a trabalhar com obras de caráter científico e a ter maior autonomia na aprendizagem.

Podem ser assinaladas como CORRETAS:

  • A. Apenas as afirmativas II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I e II.
  • C. Apenas as afirmativas III e IV.
  • D. Nenhuma das afirmativas.

Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço. Como os professores devem direcionar seu trabalho a fim de introduzir esses conhecimentos aos alunos?

  • A. Para interpretar um mapa, é necessário conhecer os conteúdos dele (população, divisão política, ocupação de solo, tipos de relevo e vegetação etc.) e saber os conceitos que fundamentaram a sua elaboração (localização, perspectiva, proporção, simbolização etc.), já que ele não se explica por si mesmo. Para compreender essa linguagem, a turma necessita aprender, por exemplo, conceitos de orientação espacial. Isso será útil para entender o posicionamento do espaço representado.
  • B. Para ajudar a turma a adquirir visão espacial, o trabalho com imagens aéreas e de satélite é um importante aliado. Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth permitem visualizar mapas e fotos que podem ser analisados e comparados com outros tipos de representação, como croquis produzidos pelos alunos.
  • C. Os desenhos e as maquetes são atividades fundamentais à análise de fotografias, uma é pré-requisito de abordagem à outra e há uma ordem de ensino entre elas, é importante observar essa ordem. Os alunos precisam ter contato com essas diferentes representações do espaço para que possam refletir sobre a função e as formas de produção dos mapas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

O uso de documentos em sala de aula é bastante valioso. O documento permite aproximar o aluno de vários conteúdos, seja ilustrando um contexto e colorindo-o com os afetos envolvidos na sua produção, seja humanizando os eventos distantes, seja convidando o aluno a procurar os vestígios escondidos nele para enxergar como era determinada época. Assinale a alternativa CORRETA acerca da utilização de Documentos:

  • A. Segundo o historiador Adalberto Marson, é importante, para a compreensão do documento, que se faça uma análise dele como sujeito de uma ação e também como objeto.
  • B. Literatura como documento interdisciplinar são aos mais comumente utilizados em sala de aula.
  • C. A imprensa escrita como fonte e objeto de estudo histórico foi abordado por vários historiadores. Neste contexto o jornalista aborda a História tal como ela realmente se apresenta.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

  • A. Coleta de dados.
  • B. Entrada de dados.
  • C. Distribuição de dados.
  • D. Comutação de mensagens.

Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. esquema / instância
  • B. integridade / esquema
  • C. instância / atomicidade
  • D. atomicidade / integridade
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...