Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto 5A4AAA, assinale a opção correta.

  • A. As práticas pedagógicas do CEI Hilca Schnaider dão sinais de oposição ao seguinte conceito de leitura e letramento defendido pela educadora Magda Soares: É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças.
  • B. Do trecho ‘o maior objetivo é que os pais percebam a qualidade das histórias que estão sendo trabalhadas com seus filhos’ (segundo parágrafo), concluiu-se que a progressão das crianças fica em segundo plano nos objetivos das atividades do CEI Olga Bremer.
  • C. Os alunos no CEI Olga Bremer praticam a atividade de leitura como atividade extraescolar.
  • D. No CEI Hilca Schnaider, as crianças não possuem liberdade de escolha dos livros, uma vez que passam por um processo semelhante a uma subida de “degraus” para o acesso à leitura.
  • E. O texto relata diferentes realidades nos dois CEI: no primeiro, há uma situação de familiarização da criança com o livro e a leitura; no segundo, esse processo inexiste.

Com relação ao cotidiano escolar e sua relação com a sociedade, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve valorizar o saber formal em detrimento de outros letramentos, para ajudar a criança a construir uma identidade cultural de maior aceitação social.
  • B. As escolas de educação infantil localizadas em uma mesma região devem uniformizar suas propostas e ideias pedagógicas, em respeito à comunidade que atendem.
  • C. Os problemas de comportamento das crianças em sala de aula são desvinculados da experiência particular e dos conhecimentos prévios delas.
  • D. Cabe ao professor despertar na criança o desejo de aprender e buscar meios de renovar seu prazer em ensinar.
  • E. Toda prática pedagógica na educação infantil é eminentemente neutra, o que facilita a interação entre os participantes da escola.

Com relação ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A abordagem da aprendizagem significativa defende que crianças apresentam características cognitivas e comportamentais inatas, pouco suscetíveis a mudanças.
  • B. A concepção interacionista considera que o sucesso na aprendizagem está condicionado mais ao esforço do aluno que ao empenho do professor.
  • C. Uma das funções da aprendizagem transformadora é estabelecer limites bem definidos para as crianças na escola.
  • D. O ensino deve ser centralizado na afetividade e embasado no pressuposto de que crianças ainda são incapazes de apreender conhecimentos complexos.
  • E. Uma prática pedagógica exitosa requer do professor postura sensível, capacidade de indagar, fundamentação teórica e criatividade.

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  • B. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula.
  • E. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem, julgue o item seguinte. A abordagem sociocultural do ensino considera a aprendizagem como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos ao aluno. Por sua vez, a abordagem cognitivista considera a educação como um produto da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O excerto da canção de Chico Buarque remete ao determinismo biológico, relacionado à ideia de que o indivíduo já nasce com predisposição genética para a aprendizagem e o desenvolvimento. A corrente teórico-pedagógica relacionada a essa concepção denomina-se

  • A. comportamental.
  • B. humanista.
  • C. interacionista.
  • D. inatista.
  • E. empirista.

A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de

  • A. métodos de ensino genéricos para todas as idades, uma vez que isso facilita o processo de ensino.
  • B. estratégias de ensino para todos os públicos baseadas nas práticas específicas para as crianças.
  • C. estímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes.
  • D. stímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes.
  • E. estímulos idênticos para adultos, jovens e crianças, já que o processo de aprendizagem é o mesmo independentemente da idade.

A respeito de prática educativa e de sua relação com o desenvolvimento dos indivíduos, assinale a opção correta.

  • A. O treinamento de indivíduos é uma atividade realizada em ambiente profissional com o propósito de obter resultados paulatinamente, com foco nas necessidades futuras da organização.
  • B. A educação direcionada à preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho denomina-se educação profissional.
  • C. Educação se refere especificamente ao desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do indivíduo, mas não física.
  • D. A formação provê qualificação para indivíduos em idade escolar, de modo que esse conceito não se aplica a indivíduos inseridos no mercado de trabalho.
  • E. O desenvolvimento das habilidades dos indivíduos visa sua qualificação imediata, ou seja, objetiva a obtenção de resultados no presente.

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. Os professores da educação infantil têm o papel de centralizadores do processo educacional das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...