Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Lista completa de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue as sentenças abaixo como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

1.Antes mesmo de receber a criança na creche para o seu primeiro dia, é fundamental que a equipe pedagógica faça uma entrevista detalhada com a família para entender os hábitos da criança.

2.É normal que bebês de até 10 meses estranhem a creche nos primeiros dias. Por isso, cabe à equipe pedagógica prestar atenção aos aspectos sensoriais da criança.

3.Uma forma de fazer a criança se adaptar à creche é definir rotinas e, quando for o caso, aplicar pequenas correções como a palmada.

Após sua análise assinale a alternativa CORRETA.

    A) 1.F; 2.V; 3.F.

    B) 1.V; 2.V; 3.F.

    C) 1.V; 2.V; 3.V.

    D) 1.V; 2.F; 3.F.

Nos casos em que o currículo visa ao estímulo das funções neuropsicológicas necessárias ao aprendizado eficiente e em que o diagnóstico do aluno só pode ser aberto à comunidade escolar se houver consentimento dos pais, qual a deficiência apresentada pelo aluno?

    A) Transtorno do Espectro Autista.

    B) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

    C) Deficiência Motora.

    D) Deficiência Física.

    E) Deficiência Visual.

A teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky estabelece algumas funções mentais. Segundo o autor, as funções mentais elementares são caracterizadas por:

    A) Internalizar os eventos socioculturais vivenciados pelo sujeito a partir dos processos intrapsíquicos.

    B) Especificarem os processos mentais mais avançados, conhecidos como pensamento, resolução de problemas e imaginação.

    C) Possibilitarem a aquisição dos conhecimentos básicos sobre como ser sujeito em sociedade.

    D) Dizer respeito aos comportamentos naturais, não aprendidos, tais como os reflexos.

Em casos que ocorre algum problema ou insuficiência no desenvolvimento psicomotor podem ser observados alguns problemas de aprendizagem que afetam diretamente o trabalho do professor em sala de aula. Por exemplo, a dispraxia, que está ligada à:

    A) Desorganização gestual de movimentos, que pode afetar sua coordenação para escrever.

    B) Quando não há predomínio de um dos lados do corpo para realizar movimentos precisos, podendo atrapalhar na habilidade motora ampla.

    C) Apresenta uma escrita defeituosa, pois não relaciona corretamente a correspondência gráfica com seu equivalente sonoro.

    D) Incapacidade de manter a atenção em uma única informação, a criança se torna dispersa e com debilidade na alfabetização.

No que se refere à alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Para a alfabetização da criança, é importante que ela se desenvolva em inúmeros aspectos, sendo os primeiros anos de vida, do nascimento até os 6 anos, cruciais para tal desenvolvimento.

II – O desenvolvimento psicomotor está diretamente relacionado ao desenvolvimento emocional.

III – A motricidade é elemento relevante para que a criança descubra o mundo dos objetos e tenha noção de seu próprio corpo, distinguindo-os dos objetos.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Leia o trecho a seguir: “Os estudos relativos a psicomotricidade procuram classificar os elementos psicomotores de acordo com sua função e objetivos dentro do desenvolvimento infantil. Por exemplo, ______________ é o conceito que reflete sobre a representação particular (subconsciente) que a criança estabelece de seu próprio corpo.” A lacuna refere-se:

    A) Imagem corporal.

    B) Esquema corporal.

    C) Organização espacial do sujeito.

    D) Motricidade ampla.

A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história. Dessa forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe dá origem.

(Adaptado de: DANTAS, H. “Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon”. In: Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão, 1992, p. 85 e 86)


De acordo com o texto,

    A) o acesso ao universo simbólico permite ao ser humano desenvolver sua consciência afetiva.

    B) quanto mais vínculos sociais forem feitos, maior será a capacidade cognitiva do ser humano.

    C) a primeira manifestação de psiquismo no ser humano é a consciência afetiva.

    D) a atividade cognitiva da origem à consciência afetiva.

    E) a vida orgânica garante o acesso ao universo simbólico da cultura.

Baseado na teoria da alfabetização de Emilia Ferreiro, quando a criança acredita que os nomes de pessoas (realismo nominal), animais e coisas têm relação com o seu tamanho, peso ou idade, encontra-se no estágio:

    A) Sensório motor.

    B) Período das operações formais.

    C) Pré-silábico.

    D) Silábico.

A dislexia deve ser entendida como um transtorno específico em processar as informações procedentes da linguagem escrita, de modo que pode ser identificados: I. Os sintomas de dislexia variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização; II. Nos problemas ortográficos, ocorrem diferentes manifestações, tais como troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas; III. Geralmente, a dislexia atinge pessoas que tem dificuldades cognitivas e baixa inteligência, tornando-se introspectivas e com problemas comportamentais. Estão corretos:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens II e III estão corretos.

    C) Apenas o item I está correto.

    D) Todos os itens estão corretos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:

    A) Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.

    B) Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.

    C) Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

    D) Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

    E) Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...