Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é “O que significa aprender?”. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A intencionalidade de quem ensina é a garantia para alguém aprender.
  • B. Quem ensina não aprende e quem aprende ensina, se ensinar e aprender tem caráter de experiência.
  • C. Ensinar é oferecer signos e aprender é seguir esses signos por si mesmo.
  • D. Os gregos sugerem que há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende, desvinculando, portanto, o ato de aprender da experiência do sujeito que aprende.
  • E. Aprender não é uma virtualidade que se verifica no encontro com outros iguais.

O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:

I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.

II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.

III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.

( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.

( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.

( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.

( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F – V.
  • B. F – V – F – V – V.
  • C. V – V – F – F – F.
  • D. F – F – F – V – V.
  • E. V – F – V – V – F.

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:

  • A. A natureza do conteúdo obriga a professora a propor esse tipo de aprendizagem para facilitar e desenvolver a atenção e a memorização dos alunos.
  • B. A atividade proposta pela professora não contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de fazê-la, pois não pode ser considerada como um desafio interessante.
  • C. A prática docente está correta, pois assim a professora pode controlar o resultado e verificar se o seu objetivo foi alcançado.
  • D. Está válida a atitude da professora, porque a atividade não criará conflito para os alunos, que não precisarão aplicar os seus conhecimentos prévios.
  • E. É uma atividade que está adequada aos alunos, porque o desenvolvimento da autonomia na faixa etária em que se encontram é um fator curricular secundário.

O documento Coleção Proinfantil – Módulo III (2006) mostra que a trajetória da Educação Infantil vem se redefinindo ao longo das últimas décadas. Assinale a alternativa que evidencia uma das funções historicamente atribuídas à Educação Infantil.

  • A. Antecipar a escolaridade da criança.
  • B. Promover o desenvolvimento global e harmônico das crianças.
  • C. Desfavorecer o processo de alfabetização.
  • D. Percepção de que todas as carências infantis não podem ser compensadas por meio da escolaridade infantil.
  • E. Descompromisso com a educação posterior da criança.

A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:

I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.

II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.

III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Das diferentes abordagens de Charlot (2000) sobre a relação com o saber, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Aprender não equivale a adquirir um saber, entendido como conteúdo intelectual.
  • B. A situação de aprendizado é marcada apenas pelo local e pelas pessoas.
  • C. A relação com o saber é a relação com o mundo, em um sentido geral, e, também, com os mundos particulares (meios, espaços, etc.) onde a criança vive e aprende.
  • D. A educação é uma produção de si por si mesmo, porém essa autoprodução só é possível com a mediação e a ajuda de outro.
  • E. A relação com o saber não deixa de ser uma relação social, mesmo sendo de um sujeito.

Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:

I. O modo como organiza materiais e móveis.

II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.

III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:

I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.

II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1 – América Latina

1. Educação rural.

2. Projetos de educação rural das organizações.

Coluna 2 – Objetivos

( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.

( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.

( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 1.
  • B. 1 – 2 – 2.
  • C. 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 2 – 2.
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