Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

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Howard Gardner (1985) questionou a tradicional visão da inteligência, que enfatiza as habilidades linguísticas e lógica-matemática. Ele definiu a inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Dessa forma, apresenta uma visão pluralística da mente, reconhece que as crianças têm habilidades e deficiências em áreas diferentes. Sobre as inteligências múltiplas, é CORRETO afirmar que:

    A) A inteligência linguística diz respeito à habilidade para apreciar, compor e interpretar música, discriminação de sons e habilidade para perceber temas musicais.

    B) A inteligência lógico matemática está relacionada à sensibilidade para padrões, ordem, sistematização, à Habilidade para explorar relações, categorias e à habilidade para lidar com séries de raciocínios.

    C) A inteligência espacial diz respeito à habilidade para usar a coordenação grossa e fina em esportes, artes cênicas ou plástica, e ao controle dos movimentos do corpo e da manipulação de objetos com destreza.

    D) A inteligência cinestésica está relacionada à capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa e à habilidade para manipular formas e objetos mentalmente e, a partir de percepções, criar equilíbrio e composição.

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. II. Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento. III. As ideias de Ausubel se caracterizam por basearem-se em uma reflexão generalizada e em transferir à aprendizagem escolar conceitos ou princípios explicativos extraídos de outras situações ou contextos de aprendizagem, em vez de tentar somente refletir especificamente sobre a aprendizagem escolar e o ensino. IV. As proposições de Ausubel partem da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos de caráter conceitual, sendo que a sua complexidade depende muito mais das relações que esses conceitos estabelecem em si que do número de conceitos presentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e IV.

Assinale a alternativa que está DE ACORDO com a concepção interacionista da linguagem.

    A) A norma culta é vista como uma variante, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso linguisticamente correto e a única linguagem representante de uma cultura.

    B) O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente explícito.

    C) O decodificador assume, também, nessa concepção, um papel passivo, uma vez que a informação deve ser recebida tal qual havia na mente do emissor.

    D) Defende que quem fala ou escreve bem, seguindo e dominando as normas que compõem a gramática da língua, é um indivíduo que organiza logicamente o seu pensamento.

    E) O texto é visto como um produto – lógico – do pensamento do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte senão captar essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor.

Gardner desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas, abaixo está descrita a definição de uma delas, assinale entre as alternativas o nome dessa “inteligência”.

É a capacidade de comunicação verbal e não-verbal e a percepção de reconhecer as intenções e emoções do outro. Habilidade em trabalhar em grupo, tendo como forma mais avançada de ler a pessoa, mesmo que ela tente esconder seus desejos, intenções, medos e crenças, distinguindo o temperamento, humor e motivações. Associa-se à empatia, à relação com o outro e sua plena descoberta. (DIEDERICHS, s/d).

    A) Inteligência espacial.

    B) Inteligência interpessoal.

    C) Inteligência intrapessoal.

    D) Inteligência lógica linguística ou verbal.

Acerca do conceito de psicomotricidade, é correto afirmar:

    A) Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

    B) A psicomotricidade pode também ser definida como o campo indisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

    C) Psicomotricidade, ainda não considerada uma ciência por conta de sua multicausalidade, é um campo que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

    D) Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências ainda não vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade.

Sobre o Construtivismo, o Sociointeracionismo e o cruzamento entre eles, Morales et al. (2016) faz as seguintes afirmativas:
I. Na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vigostky, um princípio básico a ser considerado é o de que a aprendizagem propulsiona o desenvolvimento. A sua teoria dá ênfase às relações interativas e aos processos de mediação que vão resultar na aprendizagem, além do processo dinâmico entre os sujeitos. II. Pode-se considerar, em síntese, que para Piaget a ação do indivíduo não é fundamental ao desenvolvimento e que os esquemas orgânicos de estruturação das suas ações são aplicados à realidade e se organizam. Nem todo o comportamento humano é, portanto, pautado em ações do indivíduo.
De acordo com seus conhecimentos:

    A) Apenas I está correto.

    B) I e II estão corretos.

    C) Apenas II está correto.

    D) I e II estão incorretos.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana. II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo. III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por

    A) Piaget.

    B) Jung.

    C) Paulo Freire.

    D) Vygotsky.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas a proposta construtivista e marque verdadeiro (V) e falso ( F):
( ) O currículo é apresentado das partes para o todo, com ênfase nas habilidades básicas. ( ) O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase nos conceitos gerais. ( ) As atividades baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais manipuláveis. ( ) O professor busca as respostas corretas para validar a aprendizagem. ( ) Avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino e ocorre através da observação do professor sobre o trabalho dos estudantes.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

    A) V, F, V, F, F.

    B) F, V, F, V, V.

    C) F, V, V, F, V.

    D) V, F, V, V, F.

A abordagem cognitivista investiga os caminhos percorridos pela inteligência (cognição) no processo de construção do conhecimento. Referente ao conhecimento é CORRETO afirmar:

    A) O conhecimento deve ser sempre problematizador e proporcionar ao aluno uma compreensão ampla dos contextos nos quais o problema se insere, mobilizando-o para perceber-se como parte integrante desse conjunto complexo que é a sociedade.

    B) O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento e tampouco como mero resultado de percepções e informações, mas como fruto das ações e interações do sujeito com seu ambiente.

    C) O conhecimento, , existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos.

    D) O conhecimento é externo ao indivíduo e deve ser por ele descoberto como resultado direto de sua experiência.

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