Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Lista completa de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Carinho, respeito, amizade, entre outros, são palavras que costumam aproximar pessoas para um convívio melhor e mais proveitoso e, é essencial tanto para o docente como para o discente, pois se compreende que afeto é importante para todo ser humano. Com base no contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Uma relação pedagógica baseada em um vínculo afetivo permitirá ao professor perceber e sentir quando o seu aluno não está bem, assumir o desafio de aceitá-los como são e aprender a trabalhar com as dificuldades de cada um, no exercício da tolerância, revisando criticamente o seu papel de professor, do aluno e da escola.

    B) Baseada na afetividade a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem vai além da construção da cidadania, interferem diretamente nos valores intelectuais, morais, culturais e sociais de ambos, pois requer a disposição e a dedicação para se atingir os objetivos escolares previstos.

    C) No ambiente escolar, o professor tem que ser equilibrado emocionalmente, além de dar atenção ao aluno, deve se aproximar, elogiar, saber ouvir e reconhecer seu valor, acreditando na sua capacidade de aprender e de ser uma pessoa melhor, favorecendo a afetividade no aluno.

    D) O professor proporciona segurança e respeito, na forma de expressar seus sentimentos. O carinho e a atenção é parte da trajetória na construção da aprendizagem parcial, sendo apenas o começo do caminho a ser percorrido pelo aluno no período de escolarização.

Segundo Fernández, na modalidade de ensino denominada _______________, o ensinante não se coloca em uma posição de diferenciação em relação ao conhecimento que vai transmitir. Portanto, ele não dá lugar à construção de conhecimentos. O aprendente, por sua vez, podendo pensar e contando com as estruturas cognitivas para fazê-lo, mostra temor para pensar ou, ainda, um temor para mostrar que pensa e/ou mostrar-se pensando.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) interativa

    B) afetiva

    C) terapêutica

    D) exibicionista

    E) filosófica

De acordo com Cosenza e Guerra, a _____________ é um distúrbio neurobiológico caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente das palavras, com dificuldade de soletrar e recodificar os sinais gráficos em sons.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) discalculia

    B) apraxia

    C) dislexia

    D) disfonia

    E) dislalia

Conforme Rotta, as crianças ditas ___________ geralmente não tiveram nenhum retardo nos marcos iniciais do desenvolvimento neuropsicomotor. Pelo contrário, podem, por exemplo, ter caminhado antes do esperado. Contudo, tropeçam com frequência, derrubam coisas ao se movimentar; quando começam a manusear instrumentos, o fazem de forma inadequada, tal como talheres, tesouras e lápis; podem vestir roupas ao contrário e ter dificuldades nos jogos de bola e também nos de construção.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) esquizofrênicas

    B) torpes

    C) superdotadas

    D) paralíticas

    E) hiperativas

De acordo com Coll, é um instrumento que pode ajudar o professor a ajustar seu planejamento ao que o aluno já conhece, permitindo representar um conjunto de conceitos relacionados de forma significativa. A unidade básica desses instrumentos é a proposição, constituída por dois ou mais conceitos unidos por um termo que manifesta a relação existente entre eles. O instrumento citado é chamado de:

    A) Aula expositiva.

    B) Resumo.

    C) Fórmula de Pitágoras.

    D) Brainstorming.

    E) Mapa conceitual.

Os conteúdos de aprendizagem podem ser do tipo conceitual, procedimental e atitudinal, assinale alternativa sobre conteúdo conceitual :

    A) São regras, técnicas, métodos, habilidades: ler, escrever, desenhar, calcular, traduzir, pular, correr para realizarem suas tarefas, primeiro com ajuda e depois de forma independente, mostrando sua competência no domínio do conteúdo aprendido.

    B) São fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns e que precisam ser compreendidos, o que se dará quando souber utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno.

    C) São atividades que devem partir de situações significativas e funcionais, a fim de que o conteúdo possa ser aprendido junto com a capacidade de poder utilizá-lo quando for conveniente.

    D) São ações ordenadas e com um fim, em exercitações, na reflexão sobre a própria atividade, e na aplicação em contextos diferentes.

Complete a lacuna a seguir: De acordo com Gardner, ____________está baseada numa capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções.

    A) Inteligência intrapessoal

    B) Inteligência corporal cinestésica

    C) Inteligência espacial

    D) Inteligência interpessoal

Sobre a aprendizagem significativa de Ausubel assinale a alternativa CORRETA:

    A) A aprendizagem é resultado da interação social e compartilhamento de significados socialmente aceitos, dentro do estágio atual e potencial do aluno, considerando o aluno inserido numa sociedade e em uma cultura que determina esse conhecimento, o professor deve mediar a aprendizagem daquilo que o aluno ainda não sabe, utilizando estratégias que o levem a tornar-se independente, e o preparando para um espaço de diálogo, interação e convívio social.

    B) A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes e existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, em outras palavras, para o aluno aprender é necessário que a nova informação faça sentido, o professor deve identificar aquilo que o aluno já sabe: sua estrutura cognitiva, os conceitos básicos da matéria e como ela está estruturada, para assim, projetar o conteúdo hierarquicamente e de acordo com a estrutura do aluno.

    C) A aprendizagem é resultado de situações e experiências desconhecidas advinda da interação com o meio, onde o aluno individualmente procura compreender e resolver as interrogações, o professor deve conhecer as estruturas cognitivas do aluno e criar atividades desafiadoras e adequadas que provoquem desequilíbrios, para que o aluno, procurando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir se reestruture e aprenda.

    D) A aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estímulo da conduta desejada, o papel do professor é o de criar ou modificar comportamentos através de reforços para que o aluno faça o desejado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...