Questões sobre Avaliação Educacional

Lista completa de Questões sobre Avaliação Educacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Cartilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 é um documento que contém as principais características desta avaliação e o passo a passo para aplicação dos instrumentos em sua escola.


Assinale a opção que está em DESACORDO com a Cartilha SAEB 2019, no que diz respeito às novidades previstas para a edição no referido ano.

    A) A participação amostral de turmas de escolas de educação infantil, que fornecem informações por meio de questionários eletrônicos.

    B) A participação de uma amostra de turmas do 2º ano do ensino fundamental na avaliação também é inédita, assim como a aplicação amostral de provas de ciências humanas e ciências da natureza a turmas de 9º ano do ensino fundamental.

    C) Outra novidade são os questionários eletrônicos para diretores, secretários estaduais e municipais de educação e professores ou auxiliares de sala da educação infantil.

    D) Pela primeira vez, os alunos com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais podem participar, desde que estejam devidamente registrados no censo escolar e que componham a população-alvo da avaliação.

    E) Também participam uma amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa educação infantil, apenas para aplicação de Questionários Eletrônicos a Diretores e Professores.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Complete a lacuna a seguir: _____________ é um método contínuo e interativo de análises de informação que contribui efetivamente no processo de planejamento e organização do desenvolvimento curricular.

    A) Avaliação Diagnóstica

    B) Avaliação Formativa

    C) Avaliação Somativa Interna

    D) Avaliação Somativa Externa

Em relação à avaliação escolar, de acordo com as teorias de Celso Antunes, analise as assertivas abaixo:
I. Uma avaliação proveitosa ocorre quando há uma observação contínua ao longo do período escolar e não se concentrado somente no momento de provas.
II. Uma avaliação pode valer-se de trabalhos em grupos e trabalhos individuais, pois são essenciais para mostrar a capacidade de o aluno encontrar e selecionar informações e sua propriedade em associá-los aos saberes que pertencem a sua estrutura cognitiva.
III. O professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino dos conteúdos.
IV. O professor precisa reconstruir sua formação pedagógica, propiciando aos alunos a construção de conhecimentos significativos, que sejam úteis no seu cotidiano e que favoreçam a sua integração e a sua participação na vida em sociedade.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Atualmente a visão de ensino e do papel da escola procuram repensar tanto os processos avaliativos quanto os métodos de recuperação escolar. Uma das formas utilizadas é a chamada recuperação paralela, que consiste:

    A) É realizada durante as aulas, em horário contrário ao matriculado pelo aluno.

    B) É realizada durante as aulas, em horário contrário ao matriculado, e se resume a aulas de reforça escolar.

    C) É realizada como aulas de reforço escolar após o fim do período letivo, de modo a revisar e retomar o conteúdo lacunar.

    D) Na recuperação de fim de bimestre ou semestre, quando o aluno não atinge a nota mínima esperada.

Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Este exame monitora os índices de qualidade na educação, a cada dois anos, para estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas:

    A) Toda grade curricular do Ensino Fundamental.

    B) Apenas a grade curricular do ano anterior à série aplicada.

    C) Língua portuguesa e de matemática.

    D) Português, Matemática História e Geografia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...