Questões sobre Educação Infantil

Lista completa de Questões sobre Educação Infantil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à organização da Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. II – Considera-se Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. III – A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no ensino fundamental.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere à concepção de tempo na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O ritmo próprio de cada grupo deve ser o elemento constitutivo da rotina na organização do trabalho pedagógico. II – A organização do tempo escolar deve ter como diretriz a preocupação quantitativa do cumprimento das políticas educacionais definidas pelo sistema. III – A rotina é sempre considerada um instrumento de libertação e autonomia no processo educativo da Educação Infantil.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao espaço físico e materiais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os materiais constituem um instrumento importante, porém, somente para a socialização da criança, não contribuindo significativamente para seu desenvolvimento cognitivo. II – O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em prol de seu desenvolvimento e aprendizagem. III – Materiais, brinquedos e o espaço físico são elementos passivos no processo educacional.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Para Ribeiro (2016) o brincar e o jogo tem um papel relevante no desenvolvimento infantil. Marque a alternativa CORRETA que atende a esse preceito:

    A) Ao brincar e jogar a criança tem a oportunidade de imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que faz deles.

    B) O brincar e a brincadeira têm sido vistos como um fenômeno universal, onde a criança é o agente de criação e transmissão de violência por meio dos jogos eletrônicos.

    C) Os jogos causam o fracasso escolar, a obesidade infantil, a inabilidade social e a aproximação com o mundo das drogas.

    D) Os jogos, em especial os eletrônicos, tem forte associação com a violência.

    E) Os jogos foram banidos das escolas porque viciam os estudantes e não auxilia na aprendizagem deles.

No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Existem alguns fatores fundamentais no processo de aquisição da leitura e escrita, como os fatores cognitivos que estão relacionados com a percepção, a atenção e a memória. II – O ambiente social da criança também é relevante, pois uma atmosfera letrada, com estímulo de jornais, revistas e livros, é fator positivo. III – Para aquisição da leitura, a criança deve diferenciar visualmente as letras e saber que cada símbolo corresponde a um determinado som.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

De acordo com os estudos de Emília Ferreiro sobre as hipóteses de escritas no processo de alfabetização, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA entre imagem e nível de escrita:



    A) Níveis: pré-silábico; silábico sem valor sonoro; silábico com valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    B) Níveis: silábico sem valor sonoro; pré-silábico; silábico com valor sonoro; silábico alfabético e alfabético.

    C) Níveis: silábico sem valor sonoro; pré-silábico - escritas sem controle de quantidade; silábico com valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    D) Níveis: silábico com valor sonoro; pré-silábico; silábico sem valor sonoro; alfabético e silábico alfabético.

    E) Níveis: silábico com valor sonoro; pré-silábico; silábico sem valor sonoro; silábico alfabético e alfabético.

Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:

    A) Projetos.

    B) Pesquisa.

    C) Leituras prévias.

    D) Repetição do conteúdo pelos alunos.

    E) Produções dos alunos.

Sobre os diferentes conceitos de alfabetização, letramento, letramentos, alfabetismo funcional marque a alternativa INCORRETA:

    A) Alfabetização representa o processo de decodificação do sistema da escrita, ou seja, a capacidade de ler e escrever.

    B) Letramento são os usos que se faz da leitura e da escrita nas práticas sociais.

    C) Letramentos é uma referência aos diversos letramentos que hoje se faz na sociedade do conhecimento, da informação em rede: letramento digital, computacional, fílmico.

    D) Letramento alfabético proposta metodológica em que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se aproprie do sistema convencional da escrita, adquira a competência de fazer uso dessa leitura e escrita no seu cotidiano.

    E) Alfabetismo funcional equivale a capacidade de fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, em geral a avaliação é feita nas crianças de 6 a 14 anos.

Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) E – E – E – E.

    B) E – C – C – C.

    C) C – C – C – C.

    D) C – E – E – C.

    E) C – E – C – E.

Conforme Craidy, quando falamos em crianças pequenas, devemos pensar em medidas preventivas, sendo assim, analise as seguintes assertivas, que apresentam exemplos dessas possíveis medidas, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Prender a chupeta por um barbante em torno do pescoço da criança. ( ) Deixar os babadores nas crianças na hora de dormir. ( ) Proteger adequadamente as tomadas elétricas e as janelas. ( ) Chavear as portas de entrada e saída. ( ) Permitir o livre acesso às áreas de serviço, como, por exemplo, a cozinha. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) E – E – C – C – E.

    B) C – C – E – E – C.

    C) E – E – E – C – C.

    D) C – C – C – C – C.

    E) C – E – C – E – E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...