Questões sobre Geral

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No Ensino Fundamental, que tipo de habilidade pode ser associado ao fato de um estudante “utilizar cálculos numéricos para resolver questões apresentadas pela realidade”?

  • A. Organização do trabalho e construção da autonomia.
  • B. Tratamento da informação e uso de diversas formas de expressão.
  • C. Compreensão e valorização dos aspectos neurolinguísticos.
  • D. Tratamento do raciocínio lógico matemático.

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de compreender os sinais +, - , ÷, ×, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Discalculia.
  • C. Distúrbio de escrita.
  • D. Discalculia verbal.

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. O PPP visa à eficácia dos processos educativos, sendo um instrumento de controle das ações da escola em todas as suas áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:

  • A. extrapola os conhecimentos sobre a epistemologia genética piagetiana como critica que existe uma exacerbação do “bio” em detrimento do psicossocial que estuda somente as estruturas hierárquicas do cérebro humano para decodificar os problemas do sistema nervoso central.
  • B. fornece informações sobre o comportamento, tendo como escopo a atividade cerebral produzida por milhões de células neurais, também trata das influências do ambiente incluindo-se, nelas, as relações interpessoais.
  • C. considera o psíquico e o corporal como ordens de realidade distintas, o que não significa que são ordens de realidade autônomas e que não correspondente à autonomia e independência que serve de base para a criação de classificações e categorias de aprendizagem.
  • D. é um campo do conhecimento humano que vem se estruturando como estudo das relações entre cérebro, mente e comportamento e que trata das relações entre cognição e comportamento, investigando as diferentes funções cerebrais, com ênfase para os processos mentais superiores.
  • E. envolve estudos sobre as composições sensoriais, moleculares e bioquímicas do sistema nervoso e suas diferentes, manifestações por meio de atividades intelectuais como, por exemplos: a linguagem, a resolução de problemas e o planejamento.

Pedagogos são profissionais que devem estar preparados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas que interferem na saúde, na aprendizagem e no trabalho. O diagnóstico de dificuldades socioeducativas é realizado por meio de recursos que constituem-se em instrumentos fundamentais com caráter:

  • A. curativo.
  • B. preventivo.
  • C. diferenciador.
  • D. expansionista.
  • E. agregador.

A I Conferência Nacional de Educação (1932) teve como marco o lançamento do Manifesto dos Pioneiros, cuja característica principal foi:

  • A. o entusiasmo pela educação
  • B. o otimismo pedagógico
  • C. a ênfase nos conteúdos
  • D. a inserção da tecnologia educacional
  • E. o interesse do proletariado

Dentre os mais variados conceitos da ética profissional, podemos especificar como:

  • A. Ação empática e de repudiação aos colegas.
  • B. Solidariedade e desdouro com os colegas.
  • C. Ação consciente e responsável.
  • D. Ignomínia para com o outro.

Em uma de suas mais renomadas obras, “A Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire faz uma crítica à relação educador-educando ao desenvolver o conceito de educação “bancária” que, nos diz o autor, caracteriza-se como uma pedagogia estritamente narrativa. Nesse sentido, a principal crítica do autor a essa perspectiva de ensino refere-se:

  • A. ao fato de a rigidez de sua caracterização do professor (como o que sabe) e do aluno (como o que não sabe) negar a educação e o conhecimento como processos de busca;
  • B. à constante opressão que o aluno sofre em sua relação com o professor, que, em seu preconceito frente às origens do aluno, assume uma postura autoritária, agressiva e intolerante;
  • C. ao gênero linguístico escolar que, focado em exercícios narrativos, desfavorece os alunos que não têm fácil acesso a livros e a outras formas de mídia que se apropriam desse gênero;
  • D. ao alto custo da educação de qualidade no Brasil, na medida em que os professores mais qualificados são atraídos pelos altos salários das escolas da iniciativa privada, prejudicando as classes oprimidas;
  • E. à constante opressão que os alunos sofrem em suas relações com outros alunos, o chamado bullying, que desde os anos 90 vem cada vez mais integrando o cenário escolar brasileiro.

Meirieu (2005) apresenta um quadro sintético a respeito das tensões fundamentais da atividade pedagógica. Essas tensões se referem a situações em que o professor precisa decidir, entre duas ou mais possibilidades, qual o caminho a seguir.

A esse respeito, analise e relacione as tensões propostas por Meirieu, assinalando a alternativa INCORRETA.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Uma das dificuldades para a implementação das propostas apresentadas no Manifesto dos Pioneiros derivou de sua perspectiva centralizadora e unitária, que advogava a responsabilidade da União pela uniformidade na oferta educativa e no atendimento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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