Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:

  • A. global
  • B. pelas emoções dos outros
  • C. iatrogênica
  • D. pela condição de vida do outro
  • E. pela responsabilidade do outro

Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:

  • A. aprender a aprender
  • B. experiências formadoras
  • C. pedagogia diferenciada
  • D. diversidade de currículo
  • E. trabalho em equipe

Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:

  • A. confiável e garantida pela lei
  • B. cultural e intelectual
  • C. organizada e democrática
  • D. pessoal e mediadora
  • E. teórica e prática

Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:

  • A. monopolizador
  • B. pacificador
  • C. ideológico
  • D. mercantilista
  • E. eleitoreiro

Os problemas da educação escolar são inúmeros. Pode-se destacar aquele relativo à desmotivação quando o professor não consegue despertar o interesse do aluno para o trabalho desenvolvido em sala. O contexto em que se situa essa questão é:

  • A. construção do conhecimento
  • B. estrutura pedagógica
  • C. estrutura social
  • D. sistema de ensino
  • E. estrutura da escola

Como um recurso para a avaliação escolar, para a forma de aprendizagem e desenvolvimento de competências, o ato pedagógico se caracteriza por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas, podendo ocorrer por meio do seguinte procedimento:

  • A. mobilização do aluno
  • B. situação-problema
  • C. contextualização de conteúdos
  • D. monitoramento de percursos
  • E. cooperação em classe

A melhor opção, quando se pensa a educação como a condição humana, inclusão do ser histórico do qual a pessoa se torna consciente, é a:

  • A. capitalista
  • B. determinista
  • C. progressista
  • D. neoliberal
  • E. ideológica

Ao planejar o currículo da escola, é necessário que se viabilize o conjunto de vários tipos de aprendizagens, como por exemplo, os valores, comportamentos e vivências cotidianas dos alunos. Esse cuidado diz respeito ao currículo:

  • A. experienciado
  • B. oculto
  • C. formal
  • D. real
  • E. ofi cial

Entre as diversas funções da prática avaliativa, aquela que destaca o exercício da avaliação como uma das múltiplas formas de aprender é a função de:

  • A. auxílio à aprendizagem
  • B. motivação do crescimento
  • C. favorecimento à autocompreensão
  • D. motivação para a vida
  • E. aprofundamento da aprendizagem

Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:

  • A. atender e acompanhar os alunos em suas difi culdades
  • B. deliberar acerca da avaliação e rendimento discente
  • C. participar da elaboração dos projetos pedagógicos
  • D. democratizar as relações de poder entre direção e alunos
  • E. prestar assistência pedagógico-didática aos professores
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...