Questões sobre Geral

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Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor”, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto”.

 O referido conceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor

  • B.

    pré-operatório.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

  • A.

    educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.

  • B.

    desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.

  • C.

    segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.

  • D.

    disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.

  • E.

    ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de

  • A.

    50

  • B.

    60

  • C.

    70

  • D.

    80

  • E.

    90

A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação se associa à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. Para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social. Dos padrões listados a seguir, assinale o que NÃO é previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica:

  • A.

    Creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.

  • B.

    Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integralemuma mesma escola.

  • C.

    Definição de uma relação adequada entre o número de alunos por turma e por professor, que assegure aprendizagens relevantes.

  • D.

    Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    Proposta Pedagógica da Educação Infantil prevendo formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, com antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos, perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Sobre a interdisciplinaridade e a contextualização, é correto afirmar que:

I. a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento , de negação , d e complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.

II. a interdisciplinaridade tem como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade nos âmbitos público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.

III. a contextualização deverá substituir a repetição e a padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, colher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.

IV. as es colas deverão obser var que a contextualização acontece na situação de ensino e aprendizagem, quando o conhecimento é transposto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e, por causa dessa transposição didática, deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.

V. tanto a interdiscipl inar idade como a contextualização buscam superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade , da responsabilidade e da reciprocidade comoorientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.

Entre as alternativas abaixo, assinale:

  • A.

    Apenas I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas Vestá correta.

Compõem o Sistema Municipal de Ensino:

  • A.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

  • B.

    as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de Educação Superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos federais de educação.

  • C.

    as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal; as instituições de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, e os órgãos municipais de educação.

  • D.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • E.

    as instituições de ensino mantidas , respectivamente, pelo Poder Público Estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Municipal, as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada, além dos órgãos municipais de educação.

A autoexclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizado sem docentes são questões:

  • A.

    a serem enfrentadas pelos gestores escolares, emcertas ocasiões.

  • B.

    difíceis de ser contornadas pelos supervisores escolares.

  • C.

    temporárias, devido a certas incompreensões, mas com possibilidades de transformação de atitude.

  • D.

    que contribuem para negar a proposta de uma escola democrática para todos.

  • E.

    existentes apenas em alguns espaços com dificuldades de inclusão.

Leia o texto:

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

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