Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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Dentre as concepções de organização e gestão escolar, a gestão democrático-participativa destaca-se por:

  • A. comunicação linear baseada em normas e regras
  • B. decisões coletivas (assembleias, reuniões)
  • C. qualificação e competência profissional
  • D. prescrição detalhada de funções e tarefas
  • E. ênfase nas interrelações, mais do que nas tarefas

Em relação à gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A administração das decisões e das ações devem ser elaboradas e executadas de forma hierarquizada.

( ) Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda comunidade do entorno da escola.

( ) As decisões e ações implantadas têm que ser definidas, primeiramente, pela direção da escola.

( ) As ações e decisões implantadas na escola devem ser divulgadas, preferencialmente, para os professores.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. F, V, F, F
  • D. V, F, V, F
  • E. F, F, F, V

Trabalhar em equipe no ambiente escolar contribui significativamente com a obtenção dos resultados esperados e abordados nos objetivos da escola. Para que a gestão escolar possa desempenhar uma função de liderança positiva, conduzindo as atividades num processo de trabalho em equipe é preciso levar em consideração:

  • A. A necessidade da capacitação dos professores, tendo em vista a formação dos alunos dentro dos mesmos parâmetros, pois todos aprendem da mesma forma e cada professor deve cumprir a sua função sem interferir no trabalho dos colegas.
  • B. Os problemas da comunidade escolar, utilizando-se de metodologias fragmentadas, tendo em vista o cumprimento dos conteúdos do currículo escolar.
  • C. Que a gestão escolar seja democrática e apresente um plano de ação que envolva todos os envolvidos na escola: professores, instâncias colegiadas (conselho escolar, APMF, Grêmio estudantil...) alunos.
  • D. A coordenação pedagógica e suas ações centralizadas nas mãos da direção escolar.

  • A. a centralidade da organização do planejamento e da sistematização de avaliações somativas com o apoio de instrumentos de verificação, visando à melhoria da aprendizagem.
  • B. a mediação/transposição didática disciplinar baseada nas teorias educacionais de ajuste, eficácia e qualidade, visando à melhoria da aprendizagem.
  • C. uma prática focada nas disciplinas escolares e na organização das classes baseada no rendimento e na faixa etária dos alunos, de modo a garantir a aprendizagem.
  • D. uma orientação que garanta a intervenção deliberada dos profissionais no desenvolvimento dos alunos, de modo a provocar avanços que não ocorreriam espontaneamente.
  • E. um maior domínio dos recursos tecnológicos para o trabalho pedagógico, de modo a contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem.

Considere as seguintes características:

• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;

• significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo;

• envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados;

• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;

• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;

• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos.

Tais características se referem a

  • A. Planejamento Participativo
  • B. Avaliação Diagnóstica
  • C. Utopias Pedagógicas
  • D. Temas Transversais
  • E. Currículo Oculto

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Para a elaboração do planejamento participativo não deve haver distribuição de tarefas, visto que várias pessoas estarão envolvidas na concepção do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento participativo é fundamentado nos princípios democráticos, segundo os quais deve haver a participação de toda a comunidade envolvida nos processos de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Planejamento participativo e planejamento estratégico apresentam características comuns no que concerne à gestão dos processos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento participativo distingue-se por seu caráter tradicionalista.

  • C. Certo
  • E. Errado
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