Questões sobre Interpretação de Textos

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O objetivo da escola sempre foi formar cidadãos capazes de “ler o mundo”, produzindo discursos orais e escritos, adequados a diferentes situações enunciativas, compreendendo o que está escrito e o que está subentendido, conseguindo selecionar conteúdos, inferir interpretações e antecipar significados nos mais diferentes gêneros textuais.
Dessa forma, é CORRETO afirmar que a leitura

    A) é uma tarefa escolar como treino de decodificação, servindo apenas como uma oportunidade de avaliação.

    B) é um objeto de ensino cujo aprendizado inicial se resume em converter letras em sons, acreditando que a compreensão será consequência natural dessa decodificação.

    C) é uma atividade escolar que deve exigir do aluno a repetição mecânica de traçados e grafias desprovidos de significado.

    D) não é uma simples prática escolar, mas um processo interativo que envolve sujeitos em funções comunicativas inteiramente vinculadas aos diferentes usos sociais.

    E) em sala de aula deve ser uma atividade desvinculada da dimensão interativa, reduzida a momentos de exercício.

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento orgânico que norteia a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino e que fundamenta e ressignifica as práticas pedagógicas executadas nas unidades educacionais. Sobre este documento, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A análise linguística/semiótica não faz parte do documento como componente curricular para os Anos Iniciais, que abrange do 10 ao 50 ano do Ensino Fundamental.

    B) No componente curricular Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a oralidade figura como um dos elementos com a finalidade de trabalhar as interações discursivas, as estratégias de fala e escuta.

    C) O documento foi construído em uma perspectiva participativa e se insere na perspectiva vigotskiana.

    D) O documento é composto por eixos integradores, tópicos relativos à diversidade, inclusão e educação ambiental para sustentabilidade.

Sobre os conceitos e concepções sobre criança e infância, assinale a alternativa correta:

    A) Podemos afirmar que o termo criança é sinônimo de infância.

    B) A criança no Brasil sempre foi compreendida como sujeito de direito com ampla legislação e concessão de garantias por ser considerada vulnerável.

    C) Infância é um conceito estático que não mudou ao longo do tempo.

    D) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi elaborado dois anos após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e enfatiza a condição da criança e do adolescente como titulares de direitos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define práticas de linguagem para aprendizagem da Língua Portuguesa. Nos Anos Iniciais, mais especificamente dois primeiros anos do Ensino Fundamental, acontece o processo de alfabetização. Com relação à alfabetização neste contexto podemos afirmar que:
I. Escrever é uma forma de agir sobre o mundo e responder às demandas sociais, questão que reforça a relação entre alfabetização e letramento. II. A alfabetização e letramento são termos distintos, mas interdependentes. III. A oralidade é uma prática de linguagem, entretanto, não é utilizada no processo específico de alfabetização em que o foco recai sobre a leitura e a escrita.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente a afirmativa II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

    D) Somente a afirmativa I está correta.

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